Buscar

COMUNICAÇÕES DE DADOS 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		No modelo OSI, a camada física está relacionada às especificações mecânicas e elétricas da interface e do meio de transmissão, coordenando as tarefas necessárias para transportar um fluxo de bits por um meio físico. Isto significa que a camada física define, por exemplo, os conectores que serão utilizados e os cabos pelos quais os dispositivos serão interligados. Além disso, a camada física está atrelada, dentre outros, aos seguintes fatores: 
		
	
	
	
	
	endereçamento - topologia fisica - modo de transmissão
	
	
	endereçamento - taxa de dados - modo de transmissão
	
	
	protocolos - taxa de dados - modo de transmissão
	
	
	taxa de dados - topologia física - modo de transmissão
	
	
	topologia física - modo de transmissão - protocolos
	
	
	
		2.
		A camada de aplicação fornece interface com o usuário e suporte a diversos tipos de serviço. Hoje, a variedade de serviços específicos da camada de aplicação é vasta. Podemos utilizar a rede para enviar e receber e-mails e, para isso, protocolos de aplicação específicos serão necessários. Esses protocolos podem, por exemplo, definir o formato em que as mensagens serão elaboradas, habilitar o envio de conteúdo multimídia etc. Além disso, é necessário utilizar algum aplicativo que permita a elaboração e a leitura dos e-mails. 
Qual dos protocolos relacionados  N Ã O  pertence à camada de aplicação? 
		
	
	
	
	
	HTTP 
	
	
	SMTP 
	
	
	DNS 
	
	
	FTP 
	
	
	IP 
	
	
	
		3.
		A camada física encontra-se altamente exposta às diversas imperfeições presentes na transmissão de dados (ruídos, ecos, atenuações etc.). Por conta disso, faz-se necessária a implementação de uma camada de enlace de dados, responsável por converter um meio de transmissão "bruto" num enlace ou link confiável. 
A camada de enlace de dados desempenha este papel por meio das seguintes funções listadas abaixo,  E X C E T O ? 
Marque a opção  I N C O R R E T A
		
	
	
	
	
	Segurança 
	
	
	Endereçamento físico 
	
	
	Controle de fluxo 
	
	
	Controle de erros 
	
	
	Enquadramento 
	
	
	
		4.
		Observamos nos extremos da comunicação que dois sistemas abertos (ou dispositivos) A e B, que desejam se comunicar. Se o sistema A for o transmissor, ele entregará a mensagem a ser enviada, primeiramente, à camada de aplicação; esta camada, após desempenhar suas funcionalidades, repassará a mensagem à camada de apresentação e assim por diante, sempre no sentido de cima para baixo. Ao alcançarem a base da pilha de camadas, os dados que representam a mensagem farão uso de algum meio de transmissão. Ao longo do trajeto até o sistema B, os dados passarão por sistemas intermediários ou retransmissores. 
Nesses sistemas intermediários, usualmente, quais as camadas são implementadas ? 
		
	
	
	
	
	Transporte - rede - meio de transmissão 
	
	
	Transporte - rede - enlace 
	
	
	Transporte - rede - física 
	
	
	Rede - enlace - meio de transmissão 
	
	
	Rede - enlace - física 
	
	
	
		5.
		O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções.
Relacione cada uma das camadas do Modelo OSI com as características apresentadas a seguir.
  
	1. Camada de enlace 
	( ) tem por objetivo prover mecanismos que possibilitem a troca de dados entre sistemas, independente do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre eles, garantindo ainda que os dados cheguem sem erros e na sequência correta. 
	2. Camada de transporte 
	( ) tem por objetivo resolver problemas de representação de informação existentes entre sistemas heterogêneos interconectados. 
	3. Camada de apresentação 
	( ) tem por objetivo realizar a transferência de dados sobre uma conexão fisica de maneira confiável. 
A relação correta entre as camadas e as características, de cima para baixo, é: 
		
	
	
	
	
	2, 3 e 1
	
	
	3, 2 e 1
	
	
	1, 2 e 3
	
	
	3, 1 e 2
	
	
	1, 3 e 2
	
	
	
		6.
		Como função da camada física, destaca-se: 
		
	
	
	
	
	Responsável por pegar os dados enviados pela camada inferior e dividi-los em pacotes que serão transmitidos para a camada superior.
	
	
	Conversão do formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado.
	
	
	A interação com o meio físico que interligam os componentes de rede e a geração de sinais que representam os fluxos de bits entregues pela camada de enlace.
	
	
	Encaminhamento e Roteamento 
	
	
	Detectar e, opcionalmente, corrigir erros que possam acontecer na transmissão. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo.
	
	
	
		7.
		A camada de transporte é a primeira das camadas fim a fim, ou seja, que não é implementada em sistemas intermediários. Assim ela é responsável pela entrega processo a processo, tornando possível a comunicação de aplicativos que são executados nos hospedeiros. 
Qual dos serviços relacionados  N Ã O  pertence à camada de transporte ? 
		
	
	
	
	
	Endereçamento lógico 
	
	
	Endereçamento do ponto de acesso ao serviço 
	
	
	Controle de conexão 
	
	
	Segmentação e remontagem 
	
	
	Controle de fluxo e de erros
	
	
	
		8.
		Considerando o modelo  O S I, a camada responsável pela interface com o meio de transmissão, bem como o modo de transmissão é: 
		
	
	
	
	
	A camada de rede
	
	
	A camada de transporte
	
	
	A camada de conexão
	
	
	A camada de enlace
	
	
	A camada física

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais