Buscar

provas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1° Prova
2)Compare a colonização da américa do norte com a colonização da américa Portuguesa
Com a expansão comercial na Europa se deu a ocupação econômica das Américas, entretanto as américas do norte e Portuguesa tomaram diferentes rumos na evolução histórica de seus respectivos desenvolvimentos.
Devido ao pioneirismo nas explorações marítimas estimulado pelo ideal mercantilista de exploração de recursos , Portugal só iniciou a colonização devido a pressão sofrida por países europeus. O processo de colonização consistia no objetivo da exploração agrícola e de recursos naturais, em prol do fortalecimento do mercado europeu. Dessa forma, a inicio da colonização Portuguesa se deu através de grandes propriedades e de um sistema de larga escala ”plantation” de exportação para aumentar os lucros da metrópole.
Na America do Norte, teve características distintas da américa Portuguesa.
A Inglaterra e a França devido a forte rivalidade ocupou as ilhas do caribe, para instalar colônias de povoamento com objetivos militares, onde os colonos eram atraídos por propagandas ou eram recrutados como pagamento de suas penas em crimes. As produções eram baseadas em pequenas propriedades, através de um sistema de subsistência. Posteriormente, na América do norte prosperaram produção de outro setores como a produção naval e produção de bebidas alcoólicas, que juntamente com a situação de guerra civil inglesa e entre a França e Inglaterra favoreceu o fortalecimento de uma produção voltada para o mercado interno e levou a separação entre as colônias setentrionais e a Inglaterra.
3)Disserte sobre o complexo econômico nordestino
Com a importância do açúcar desenvolvida no Nordeste brasileiro do século XVII o desenvolvimento do complexo nordestino favoreceu o desenvolvimento da atividade criatória com vista o abastecimento das regiões produtoras de açúcar, fazendo com que houvesse uma imigração para o interiordo país.
Desenvolvida de forma dependente ,junto a produção açucareira , a produção percuaria desenvolveu para atender a demanda pelos engenhos de carne e animais de tração .Assim como no caso da produção açucareira a atividade expandia-se por ampliação da ocupação de terras, sendo subordinada a atividade acucareira e como as terras litorâneas estavam tomadas pela produção desta ,o rumo foi ao interior nordestino, com rentabilidade muitas vezes menor do que a da açucareira .Entretanto, diferente dos engenhos que dependia muito de importações de mao de obra e de equipamentos para manter a produção ou ate mesmo aumenta-lá na atividade de pecuária o capital se repunha automaticamente, mas com a expansão em rumo a terras do interior gerava queda de rentabilidade(rendas ricardianas) com o aumento de custos até o mercado consumidos (Engenhos). Nesse sentido, a atividade pecuária era principalmente uma atividade de subsistência a qual se dedicavam colonos sem capital e até mesmo indígenas. 
	Com o fim do monopólio na produção de açúcar a economia nordestina entra em lenta decadência, ainda que a dependência não fosse totalmente monetária e de importações ,principalmente de escravos, gradualmente a mão de obra litorânea se movia para a atividade agropecuária que se tornava cada vez mais de subsistência, que devido a seus caráter também artesanal permitiu um crescimento vegetativo tanto de rebanhos como da população vinculada a esta atividade.
4) Analise a economia escravista mineira, desde os seus antecedentes ate os seus desdobramentos.
O processo de decadência da produção de açúcar fez Portugal chegar a conclusão que somente a exploração de metais preciosos poderia representar a saída para a situação. Para tanto, foi enviado especialistas para que a exploração de ouro tivesse lugar. A técnicas também foram decisiva para as mudanças econômicas e socais do século XVI. A produção foi marcada por extração de pequenas escalas, nos sedimentos de aluvião. Com isso, a exploração atraiu indivíduos de posses relevantes com sonho de enriquecer rápido, gerando um fluxo imigratório de europeus para a colônia. Resultado disso, foi os primórdios do desenvolvimento de atividades comerciais para abastecer a região das minas , com animais de tração(mulas ) e alimentos, com o aparecimento da especialização da pecuária no sul, parando em SP como entreposto comercial. Representando assim a relevância da integração de outras regiões na economia. Uma vez que a atividade mineira era menos concentradora de renda do que a produção de açúcar. O ciclo do ouro possibilitou a formação de núcleos urbanos com densidades populacionais significativas. No entanto, o desenvolvimento de atividades manufatureiras foi prejudicado pelo tratado de Methuen realizado com a Inglaterra que favorecia a vinda de manufaturas para abastecer a região .
Com o declínio da produção de ouro a rentabilidade rapidamente chegava a zero, diferente da produção de açúcar que ainda decrescentes propiciavam a manutenção da produção. Após o apogeu entre 1750 e 1760 , a extração de ouro entrou em rápido declínio, fazendo retroceder mais uma vez a economia para o nível de subsistência
2° Prova
1) Disserte sobre a relação dos acontecimentos econômicos e políticos da 1° metade do século XIX
2)Compare o desenvolvimento dos EUA e Brasil entre 1776 e 1850.
No Brasil, após o fim do entreposto de PT, criou-se mais condições de transporte e comercialização pela presença de inúmeras figuras inglesas no país, ocorrendo queda dos preços das importações e crescimento rápidos da procura por artigos importados que foi facilitava com a assinatura de tratados com a Inglaterra em 1810 ,favorecendo a entrada de manufaturas inglesas no pais. Isso levou a uma forte pressão na BP, que repercutiram na taxa de cambio, piorando o déficit do governo levando a depreciação da moeda provocando um aumento relativo dos preços dos produtos importados. Das razoes para a não adoção de politicas industriais no BR podemos citar a falta de medidas protecionistas ,prejudicada com a assinatura dos acordos , e por razoes sociais como a falta de interesse da classe dominante ,que diferente dos EUA que era formada por pequenos agricultores e comerciantes, se dava por grandes agricultores escravistas visando a exportação de seus produtos e não no desenvolvimento de um mercado interno.
	No mesmo período, os EUA se industrializavam, enquanto que o Brasil se tornava uma vasta região subdesenvolvida. Entre 1776 e 1850 o desenvolvimento dos EUA foi parte também do desenvolvimento europeu, o que diminuía o impacto das suas medidas protecionistas. Além disso, o protecionismo surgiu como um sistema geral de politica econômica, quando as bases de sua economia já estavam consolidadas. Houve ações estatais, com estímulos diretos as indústrias e não apenas medidas passivas de caráter protecionista. A necessidade de “fomentar a produção”. Foi implantada nas colônias, também teve o avanço extraordinário da indústria de construção. A guerra da independência via forte estimulo a produção interna. 
	Os EUA dependiam da exportação de produtos primários como o algodão e com isso desenvolveu uma indústria naval que teve grande importância no período das guerras napoleônicas, o que levou a posição de vanguarda na revolução industrial com a importância do algodao na indústria têxtil. OS EUA transformaram a oferta de tecidos no mundo, aumentando o consumo de tecidos pelo mundo sendo o principal fator do desenvolvimento da economia americana na 1°metade do século XIX.
 Na questão da balança comercial ,os EUA estavam em déficit com a Inglaterra , mas isso não “pesou” no cambio, como no brasil. Houve um reajustamento a níveis mais baixos de intercambio, que transformaram se em dividas de médio e longo prazo, que foi conseguido graças a politicas financeiras de Hamilton somadas a ações pioneiras do estado, construindo uma infraestrutura econômica de fomento a atividades primárias.
3)Analise a economia cafeeira do século XIX
A economia cafeeira teve um importante papel no desenvolvimento social e econômico
no século XIX, do qual resultou em fatores como o inicio da industrialização, a reinserção no mercado externo e vinda de imigrantes para o BR que culminou em uma maior dispersão pelo território Brasileiro.
Encontrado em situação de estagnação por três quarto de século o país teve de encontrar um produto que lhe auxiliasse a entrada no comercio internacional novamente. O produto deveria ser produzido com base no fator de produção terra, que era abundante no país. O café desde o inicio do século XIX, estava entre os principais produtos da pauta exportadora nacional, perdendo inicialmente para o açúcar e a borracha, na primeira década do século este produto ganha importância ainda maior devido as altas de preço na época pela desorganização do seu principal produtor no Haiti. 
Com a vinda da elite portuguesa e a realeza causou mudança no hábito da sociedade da época, aquecendo o mercado interno. A produção do café se deu entao por produtores locais e não mais por Portugueses como no açúcar ,esta classe conseguia dominar todas as fases de produção desde a produção até a comercialização, tendo o apoio do governo como instrumento importante de ação econômica, conseguindo impor suas vontades aos governantes em prol da expansão do café.
	Tendo o RJ como poder centralizador comercial e financeiro, concentrando boa parte dos gastos públicos e garantindo emprego, a capital se tornou o centro nacional de distribuição de comercio interno e externo via cabotagem. Reformas financeiras, bancarias e o encilhamento favoreceram as implantação industriais que tiveram um importante desenvolvimento manufatureiro no período ,permitindo redução dos custos via economia de escala, como exemplo as contrações das ferrovias. Entretanto, a falta de políticas cambiais e fiscais não favorecia uma industrialização mais efetiva.
	Uma vez que o fator terra não era impedimento para a expansão da produção as preocupações foram pela escassez de mão de obra . Inicialmente tinha utilização intensiva de escravos, entretanto posteriormente com o embargo pela Inglaterra de comércio de escravos e também não se mostrava mais viável, uma vez que a população não se expandiu e a taxa de mortalidade superava a de natalidade, indicando as condições precárias vividas pelos escravos. Ficou evidente então a atração de mão de obra imigrante que foi possível graças a ajuda do governo com os custos de transporte.
	O desenvolvimento da economia cafeeira somado aos fatores acima, ocorreu em regiões montanhosas como o Vale do Paraíba e posteriormente no oeste paulista que favoreceu a expansão do setor cafeeiro na segunda metade do século XIX, sendo responsável pelo crescimento da renda nacional. Entretanto esse crescimento foi desigual nas regiões brasileiras. Dessa forma, outros setores da economia brasileira seriam afetados pela grande expansão do setor cafeeiro. O trabalho assalariado gerado pela produção de café permitiu que parte considerável da economia se integrasse a economia monetária. Formando um embrião para o mercado interno. O resultado foi ao desenvolvimento geral da economia e a expansão do setor urbano.
4) Disserte sobre o problema da mão de obra na economia brasileira do século XIX
Durante a expansão cafeeira no o século XIX o fator que prejudicava era a falta de oferta de mão de obra , visto que a Inglaterra estancou o trafico negreiro, gerando descontentamento por parte dos senhores agrícolas elevando os custos de produção. Como se tinha terra em abundancia, e também não necessitava muito de capital pois a produção de café era mais simples que a do açúcar, em termos técnicos. Dessa maneira, uma solução encontrada foi trazer imigrantes para o pais , onde inicialmente se fazia pelo sistema de parceria ,que foi denominado de colono, desembarcados no Br para trabalhar nas fazendas. Como estavam distantes da capital “isolados “o imigrante e sua família sofria abuso de poderes por parte dos fazendeiros entrando em um regime quase que de servidão ficando preso a regras do patrão. Esse tipo de comportamento gerou descontentamento na Europa, que chegou a proibir a vinda de imigrantes a américa, devido a condição precária de sobrevivência dos colonos. Posteriormente ,houveram mudanças nesse processo, onde foi criado o sistema misto ,que o imigrante passava a receber uma renda monetária anual garantindo os gastos pagos ate a primeira colheita, e suas passagens já estavam incluídas, além de ter direito a terras para produção de subsistência. Esse processo resultou em uma onda de imigração para o brasil, principalmente italiana, que o pais passava por período de depressão e descontentamento popular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais