Buscar

Atividade2 documentárioTudoSobreaGravidez Bach 2014 22

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA COMPARADA
ATIVIDADE 2
1 – Ao assistir o documentário Tudo Sobre a Gravidez observe as apresentações a respeito dos processos embrionários relacionados à fecundação, divisões celulares (clivagem) e formação dos tecidos e órgãos (organogênese) e responda as questões abaixo. Lembre-se que este é um documentário tratando apenas da embriogênese em mamíferos, especificamente em seres humanos, não representando toda a diversidade do processo. Endereço do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=c1BUwpGqcq8
a. No início do vídeo o embriologista molecular Dr. G. Ian Gallicano explica que dos 200 a 400 milhões de espermatozóides apenas alguns chegam ao óvulo. Quais os motivos desse fenômeno?
R:. O trajeto realizado pelos espermatozoides até chegarem no óvulo torna-se um trajeto arriscado. Onde encontram um ambiente ácido na vagina no qual muitos deles morrem, os mais fortes conseguem atravessar o colo do útero. Mas, a maioria deles se perde, pelas pregas do útero ou entra na tuba uterina – trompas de falópio – errada onde não há óvulo disponível. Os demais espermatozoides correm para alcançar o seu objetivo e apenas um deles fertilizará o óvulo. Esses são os motivos de apenas alguns espermatozoides chegarem ao óvulo.
b. O embriologista ainda explica que os espermatozóides utilizam sua cauda flagelada para chega até o óvulo. Aproveite a ensejo e explique com base nas aulas de embriologia comparada como é a estrutura da cauda dos espermatozóides de mamíferos e da cauda de um anfíbio. 
R:. Nos mamíferos a cauda ou flagelo em corte transversal possui a seguinte estrutura nove fibras densas externas, nove duplas de axonema e uma dupla central. Assim, obtemos a forma de 9+9x2+2. Nos anfíbios essa formula se modifica, temos: duas fibras densas externas, nove duplas de axonema e um par central então obtemos 2+9x2+2. O flagelo dos anfíbios ainda possui uma membrana ondulante, isso resulta em movimentos mais vagarosos que impulsiona o espermatozoide.
c – Quais estratégias os animais empregaram para potencializar o encontro do óvulo pelo espermatozóide? Dê exemplos.
R:. Os seres vivos com reprodução sexuada desenvolvem estratégias facilitadoras do encontro dos gâmetas masculino e feminino da mesma espécie de modo a ocorrer fecundação. Há um forte relação com a diversidade, comportamental, morfológica, fisiológica, ecológica (ex: clima, para a atração e reprodução dos anfíbios). As estratégias de mobilidade (flagelo), atração espécie-específica (Quimiotactismo – atração química). Na fecundação externa, efetua-se em meio líquido e ocorre na maioria das espécies aquáticas. Os animais colocam os óvulos e libertam o esperma na água, os espermatozóide alcançam os óvulos por atração química. Muitos anfíbios e animais aquáticos resolvem este problema, fixando-se ao parceiro de modo a que, quando a fêmea deposita os ovos, o macho solta imediatamente o esperma na mesma zona. Na fecundação interna, o macho lança os espermatozóide dentro do corpo da fêmea. O encontro dos gâmetas ocorre no interior do corpo de um organismo produtor de gâmetas. O comportamento animal na época da reprodução permite que o processo reprodutivo seja mais eficaz. Na época que antecede a reprodução as aves manifestam determinados comportamentos para comunicarem e chamarem a atenção de outro animal do sexo oposto. Ao conjunto de comportamentos que os animais manifestam antes, durante e após o acasalamento chama-se parada nupcial. Algumas aves fazem exibições muito elaboradas e é conhecido de quase todos a exibição do peru e também a forma como o pavão exibe as suas penas coloridas. Também frequentes entre as aves são a execução de bailados e a oferta da presentes coloridos ou de alimentos às fêmeas.
d. A apresentadora fala que após o encontro do ovócito pelos espermatozóides ocorre o processo de bloqueio da poliespermia. Explique como isso ocorre?
R:. O bloqueio de poliespermia ocorre na fase de fertilização do óvulo, os espermatozoides o rodeiam e tentam forçar a entrada. No memento em que um espermatozoide penetra a zona pelúcida a membrana que envolve o ovulo se fecha, impedindo a entra de outros espermatozoides. 
 
e. Aproveite que estamos falando de bloqueio da poliespermia e diferencie bloqueio lento de bloqueio rápido.
R:. O bloqueio rápido primário, que se dá pela despolarização do potencial elé de membrana do óvulo, e o bloqueio lento secundário, que se dá pela onda de Ca2+ liberando os glânulos corticais (reação cortical) que lisam as ZP2 e hidrolisam os açúcares das ZP3.
f. Tomando como base a resposta anterior diferencie o bloqueio lento da poliespermia em ouriço-do-mar e anfíbios do bloqueio lento em mamíferos. 
R:. No bloqueio de poliespermia lento em mamíferos ocorre a reação dos glânulos corticais não produz uma membrana de fecundação mas o efeito é o mesmo. A liberação de enzimas modificam os receptores dos espermatozoides na zona pelúcida de tal forma que eles não podem mais se ligarem aos espermatozoides. Em seguida a fusão dos glânulos corticais próximos ao ponto de entrada do espermatozoide numa onda de exocitose de glânulos corticais se propagam ao redor do córtex em direção ao lado oposto do ovo, íons de Cálcio são diretamente responsáveis pela propagação da reação cortical e estão estocados no próprio ovo dentro do reticulo endoplasmático. Variações e estratégias que previnem a poliespermia estão amplos distribuídos na natureza. Já no ouriço do mar na membrana plasmática do ouriço do mar pequenos glânulos. O conteúdo desses glânulos corticais é lipoproteico entre as proteínas tem-se as proteases que se dissolvem a membrana vitelínica no ponto onde elas se prendem as proteínas da membrana plasmática desprendendo os espermatozoides a ela aderidos. Outra proteína, sim como mucos polissacarídeos criam gradiente osmótico entre a membrana plasmática e a vitelínica atraindo água e criando-se assim um espaço entre a membrana vitelínica e a plasmática, membrana vitelínica passa a ser denominada membrana de fertilização, a enzima responsável pela transformação entre membrana vitelínica e em membrana de fertilização é uma peroxidasse que interagem os glânulos corticais, cujo a função parece ser de estabelecer ligações cruzadas entre os resíduos t com as proteínas adjacentes mais rígida. Um último complemento das glândulas corticais é a proteína que mantem o blastômero junto aso primeiros estágios de desenvolvimento.
g. O embriologista molecular Dr. G. Ian Gallicano ainda explica como ocorre a união do pró-núcleo masculino e feminino. Aproveite as informações discutidas em nossa aula sobre fertilização e diferencie a cariogamia dos demais grupos animais da cariogamia em mamíferos.
R:. A penetração do espermatozóide induz o ovócito a completar a segunda divisão meiótica; nesta, forma-se o segundo glóbulo polar e o núcleo do ovócito passa a constituir o pró-núcleo feminino, haplóide e pronto para encontrar-se com o núcleo do espermatozóide. Este aumenta de volume e passa a ser chamado de pró-núcleo masculino. Cerca de 15 horas após a penetração do espermatozóide no óvulo, os pró-núcleos masculino e feminino ficam próximos um do outro e sues cromossomos iniciam o processo de condensação, preparando-se para a primeira divisão celular do zigoto. Nos mamíferos, os pró-núcleos não se fundem; eles permanecem próximos e, em determinado momento, suas cariotecas degeneram, liberando cromossomos maternos e paternos no citoplasma do zigoto. Os cromossomos ligam-se às fibras do fuso e ocorre a separação das cromátides-irmãs para pólos opostos. Cada pólo do fuso recebe um lote de 23 cromossomos maternos e um lote de 23 cromossomos paternos. Após a mitose se completar, cada uma das duas primeiras células embrionárias apresenta 46 cromossomos, 23 de origem materna e 23 de origem paterna.
h. Durante a embriogênese
pós-fecundação a célula inicial passa por sucessivas divisões celulares dando origem a um corpo multicelular. No vídeo é evidenciada a mórula indo em direção ao útero via as tubas uterinas. Aproveite e fale a respeito do diferentes padrões de clivagens dos ovos dos animais.
R:. O padrão de clivagem é afetado pela quantidade e pela distribuição do vitelo. A concentração de vitelo desloca o fuso mitótico e inibe o progresso do sulco de clivagem.
Nos ovos alécitos e oligolécitos, o fuso mitótico está localizado no centro, e o sulco de clivagem divide o zigoto totalmente em blastômeros de igual tamanho. Essa clivagem e classificada como total (ou holoblástica) e igual. Já nos ovos mesolécitos dos anfíbios, o vitelo localizado no polo vegetal desloca o fuso mitótico para o polo animal, onde inicia a citocinese. O zigoto e dividido totalmente, mas as divisões das células oriundas do polo animal são mais rápidas do que aquelas do polo vegetal, e um número maior de células, bem como um tamanho menor destas, e encontrado. A clivagem e do tipo total e desigual.
A clivagem nos ovos telolécitos, como os de peixes teleósteos, repteis e aves, dar-se devido ao grande acumulo de vitelo, o fuso mitótico e deslocado para um pequeno disco de citoplasma no polo animal. As clivagens limitam-se a essa região sem vitelo, não havendo a separação completa da célula-mãe. A clivagem e parcial (ou meroblástica) e discoidal.
Nos ovos centrolécitos da maioria dos artrópodes, como, por exemplo, os insetos, a clivagem também e parcial. O núcleo sofre ciclos sucessivos de divisão, e a célula torna-se multinucleada, um sincidio. Os núcleos migram para a periferia, e a citocinese ocorre entre eles. Por causa disso, a clivagem e dita superficial. O padrão de clivagem também depende da orientação do fuso mitótico. Quando ele e perpendicular ou paralelo em relação ao eixo animal-vegetal, a clivagem e obliqua (ou espiral). A clivagem regular pode ser radial, bilateral ou rotacional.
Na clivagem radial, qualquer plano que passa pelo eixo animal vegetal divide o embrião em metades simétricas. E o caso dos equinodermos. Ocorre na clivagem bilateral, somente um plano, divide o embrião em duas metades simétricas. E exibida pela maioria dos animais, como por exemplo, os tunicados, os peixes, os anfíbios, os repteis e as aves.
A clivagem rotacional ocorre em ovos de nematódeos e de mamíferos. Na clivagem radial e na bilateral, as primeiras duas clivagens são meridionais (paralelas ao eixo animal vegetal), enquanto a terceira clivagem e equatorial (perpendicular ao eixo animal vegetal). Na clivagem rotacional, os planos são diferentes: a primeira clivagem e meridional, mas a segunda clivagem e meridional em uma célula filha e equatorial noutra. 
i. A apresentadora fala a respeito do tubo neural, estrutura que da origem a cabeça a coluna vertebral, informando que posteriormente ao longo do desenvolvimento nós perdemos nossa cauda. Segundo a apresentadora a existência de uma cauda no nosso desenvolvimento embrionário indica o que?
R:. Indica que a cauda é um remanescente do nosso passado primordial. Ao longo do desenvolvimento acaba desaparecendo.
j. Durante o desenvolvimento embrionário em mamíferos placentários, a placenta garante a nutrição do bebê através da mãe. Porque é extremamente prejudicial o uso de drogas durante a gravidez? Qual o nome da parte da embriologia responsável por estudar os mecanismos que geram alterações no desenvolvimento do embrião? 
R:. A placenta é responsável por proteger e alimentar o feto. Tendo como função produzir hormônios vitais para a gravidez. A placenta desenvolve-se juntamente com o embrião, a partir da camada externa do núcleo celular fecundado. Sendo constituída de células que ficam grudadas na parede do útero e se localiza na parte superior do útero, ela se desloca logo após o nascimento do bebê. Através da placenta a mãe envia para seu bebê tudo o que ele necessita para se desenvolver, nutrientes e oxigênio, além de servir para filtrar seus excrementos. Mas, infelizmente, sua barreira não impede substância maléficas como o álcool, nicotina, medicamentos, drogas, quando em contato com o feto essas substancias podem provocar, má formação congênita, anomalias, ocasionar síndromes, doenças cardíacas, entre outras. 
A parte da embriologia responsável por estudar os mecanismos que geram alterações no desenvolvimento do embrião é a Terantologia, ramo da ciência que estuda as causas, mecanismos e padrões das anomalias congênitas. Simplificadamente trata-se do estudo das anomalias de desenvolvimento que ocasionam alterações morfológicas ao nascimento. Estas, por sua vez, podem variar desde malformações defeituosas de um ou mais órgãos até a ausência de um órgão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais