Buscar

Módulo 2 - Direito Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Módulo 2
1. A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
Resposta: D - O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
2. O desmatamento indiscriminado pode trazer diversas consequências para a
sociedade, exceto:
a) Aumento do processo de erosão dos solos.
b) Modificações climáticas com elevação da temperatura.
c) Diminuição da umidade.
d) Assoreamento dos rios.
e) Amenização do efeito estufa.
Resposta: E - O desmatamento aumenta o efeito estufa, pois as plantas absorvem grande parte do calor que entra na atmosfera, com o desmatamento esse calor permanece na atmosfera elevando a temperatura.
3. Quando a questão a considerar trata dos impactos ambientais provocados pela intervenção do homem na natureza, sendo esta entendida apenas como fonte de lucros, é correto afirmar que
a) O "ecocapitalismo" ou "capitalismo verde", proposta de modelo de desenvolvimento dos anos 80, garantia o aproveitamento mais intensivo de matérias-primas não-renováveis.
b) O período técnico-científico do capitalismo favoreceu a busca de soluções para os impactos ambientais, no desenvolvimento das sociedades de consumo.
c) A exploração dos recursos naturais não-renováveis e a orientação dos investimentos em regiões como a da Amazônia atendem a um modelo ecologicamente sustentável.
d) A concepção de desenvolvimento sustentável surgiu em Estocolmo, em 1972, para conciliar posições a favor do "desenvolvimento a qualquer custo".
e) As sociedades sustentáveis baseiam-se em igualdade econômica, justiça social, preservação da integridade ecológica e da diversidade cultural.
Resposta: E - Sociedade sustentável é aquela que consegue suprir suas necessidades de produção, consumo e crescimento sem comprometer as bases para o desenvolvimento das futuras gerações.
4. O intenso desmatamento que vem ocorrendo atualmente no espaço mundial traz, como consequência,
a) o assoreamento dos rios e lagos, resultante da diminuição de sedimentos, que provoca desequilíbrios no sistema aquático.
b) a diminuição das chuvas e a elevação das temperaturas, provocando o agravamento do processo de desertificação.
c) a redução do processo erosivo e o empobrecimento do solo, por meio da diminuição da velocidade do escoamento superficial.
d) o rebaixamento do lençol freático, provocado pela menor infiltração da água das chuvas e pela intensificação da evapotranspiração.
e) NDA
Resposta: B - O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.
5. Com relação ao direito ao meio ambiente, é correto afirmar:
a) Caracteriza-se como um direito disponível de qualquer cidadão.
b) Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza transindividual.
c) Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza individual.
d) Caracteriza-se como um interesse privado, de natureza disponível.
e) Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza privada.
Resposta: B - Em conformidade com o disposto no art. 81 do Código de Defesa do Consumidor, o bem ambiental configura um direito difuso, metaindividual, não limitado ao interesses privados ou públicos, e não subordinado ao direito de propriedade, não guardando “qualquer compatibilidade com institutos outros que não estejam adstritos ao direito de usar aludido bem”. O titular do bem ambiental é a coletividade, assim entendida como os brasileiros e estrangeiros residentes no País (CF, art. 5º, caput). Trata-se, pois, de um direito transindividual, de natureza indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas, ligadas por uma circunstância de fato.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes