Buscar

Eletônica Lab 2 Curva Diodo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Estácio de Curitiba
Eletrônica
Curva do Diodo
Turma nº 3001- Quinta-Feira – Noite – 2º Horário
�
Resumo  Este artigo descreve a forma básica do uso dos instrumentos gerador de funções e multímetro, aplicados ao laboratório da disciplina de eletrônica, com a finalidade de polarizar um diodo direto e inversamente e variar a tensão aplicada, medindo os valores correspondentes de corrente e construir a curva do diodo.
Palavras-chaves  tensão, frequência, gerador de funções, diodo, curva de diodo.
I. INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo descrever a prática realizada no 2° laboratório da disciplina de Eletrônica do curso de Engenharia Elétrica do 7° período de 2018, onde sua finalidade principal é familiarizar e introduzir aos discentes alguns instrumentos e dispositivos: gerador de funções, multímetro, diodo e resistor, que serão amplamente usados nos próximos conteúdo da disciplina. Para tal introdução o procedimento proposto solicita a coleta de dados referente a resistência direta e inversa do Diodo, e os valores de corrente e tensão. Desta forma, para montagem e medição de tais parâmetros está implícito ao experimento a manipulação dos controles básicos dos instrumentos propostos.
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste laboratório será realizado o levantamento da curva característica VD x ID de um diodo semicondutor. Com o circuito que será montado, pode-se obter a parte da curva característica correspondente à polarização direta e reversa, com medições aproximadas da corrente e da tensão do diodo.
A união de um material tipo P a um material tipo N é denominado de junção PN, ver Figura 1, ou diodo de junção. A junção PN deu origem aos diodos, transistores e circuitos integrados.
Figura 1
No material tipo P, as lacunas são denominadas portadores majoritários de carga, existindo também os portadores minoritários de carga que são os elétrons.
No material tipo N, os elétrons são denominados portadores majoritários de carga, existindo também os portadores minoritários de carga que são as lacunas. 
Na polarização direta, o positivo da bateria é ligado no lado P da junção e o negativo da bateria é ligado no lado N. Nessa situação ocorre uma diminuição da barreira de potencial e a junção apresenta uma resistência da ordem de algumas dezenas de Ω. 
Na polarização reversa, o positivo da bateria é ligado no lado N da junção e o negativo da bateria é ligado no lado P.
Nessa situação ocorre um alargamento da barreira de potencial e a junção apresenta uma resistência da ordem de MΩ. O diodo conduz quando está diretamente polarizado e não conduz quando está polarizado em sentido reverso. Por estas características, ele é utilizado para retificação de sinais.
III. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Materiais e Instrumentos: Fonte de Alimentação DC variável, Multímetro, Diodo e Resistor.
Procedimento 1:
-Testar o diodo com o multímetro analógico, medindo sua resistência direta e inversa. E anotar informações no quadro n° 1. 
 Montando o circuito da Figura 2 (Polarização Direta). Ajustar o valor da tensão de saída da fonte, de tal forma a ter nos terminais do diodo os valores de tensão indicados no quando n° 2. Para cada valor de tensão no diodo medir o valor correspondente de corrente no circuito. 
Procedimento 2: 
3.1 – Ajustar o valor da tensão de saída da fonte, de tal forma a ter nos terminais do diodo os valores indicados no quadro n°3. Para cada valor de tensão no diodo medir e antar o valor correspondente de corrente no circuito. 
Figura 2
Figura 3
IV. RESULTADOS OBTIDOS
V. CONCLUSÃO
O foco do experimento foi apresentar aos discentes os equipamentos: gerador de funções e multímetro assim como suas funções básicas e suas aplicações no intuito de ajustar, simular, visualizar e mensurar as grandezas contidas no experimento, confirmando os conceitos e teorias vistos previamente em outras disciplinas da graduação de Engenharia Elétrica. Realizando os cálculos baseado nas formulas que a teoria nos apresentou, podemos confirmar a relação direta entre a teoria e a pratica, porem como o foco deste experimento é o conhecimento dos instrumentos, tais cálculos foram realizados porem não foram incluídos no artigo, mas certificaram a correlação entre o prático e o teórico.
Ficou claro a todos os discentes, quão valioso são os instrumentos para esta disciplina, mas também vimos que aprendemos algumas das muitas funções e aplicações destes instrumentos, sabemos que eles serão amplamente utilizados no transcorrer desta e de outras disciplinas.
Por fim podemos assimilar o conhecimento proposto e comprovar mais uma vez a validade e aplicação dos conceitos aplicados.
VI. REFERÊNCIAS
A última parte do relatório deve ser uma citação das referências usadas no relatório. Elas devem ser referenciadas no texto como [1], e listadas nesta seção na forma:
[1] http://wwwp.fc.unesp.br/~betog/web/cor_al.pdf , 27/02/2018; 10:42.
[2] www.feng.pucrs.br/~fdosreis/ftp/elobasicem/Aulas%202006%20II/; 05/03/2018; 13:40.
[3] Procedimento do laboratório 2 – medidas de tensão e frequência, Disciplina Eletrônica, 7° período / 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais