Buscar

Módulo 6 - Direito Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Módulo 6
1. A respeito da proteção e uso das florestas e demais formas de vegetação nativa, assinale a opção correta. 
a) São áreas de preservação permanente, além das elencadas no Código Florestal, as áreas cobertas com florestas e demais formas de vegetação nativa consideradas de interesse social, devendo a declaração de interesse social ocorrer, necessariamente, por lei em sentido formal.
b) Considera-se manejo sustentável a substituição de vegetação nativa e de formações sucessoras por outras coberturas do solo, como atividades agropecuárias, industriais, de geração e transmissão de energia, de mineração e de transporte, assentamentos urbanos ou outras formas de ocupação humana.
c) A área de preservação permanente é a que se localiza no interior de uma propriedade ou posse rural, devendo ser mantida a sua cobertura vegetal nativa, por ser ela necessária ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas, à conservação da biodiversidade e à reabilitação dos processos ecológicos.
d) As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação nativa, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do país, exercendo-se os direitos de propriedade com as limitações que a legislação em geral, e em especial o Código Florestal, estabelecem.
Resposta: D - Conforme estabelecido no art. 2º, do Código Florestal.
2. De acordo com a legislação florestal em vigor, todo imóvel rural, quando localizado na Amazônia Legal, deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, nos percentuais mínimos de 
a) 75% (setenta e cinco por cento), no imóvel situado em área de florestas e 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de cerrado.
b) 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas e 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado.
c) 50% (cinquenta por cento), no imóvel situado em área de florestas e 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado.
d) 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas e 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de cerrado.
e) 50% (cinquenta por cento), no imóvel situado em área de florestas e 25% (vinte e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado.
Resposta: B – Conforme art. 12, I, alíneas a e b, do Código Florestal.
3. A Área de Preservação Permanente e as da Área de Reserva Legal constituem:
a) Servidão administrativa
b) Limitação administrativa
c) Intervenção administrativa
d) Tombamento administrativo
e) Requisição administrativa
Resposta: B - As disposições contidas no Código Florestal, especialmente aquelas relativas a área de Preservação Permanente e as da área de Reserva Legal, constituem na limitação administrativa, pois impõe ao proprietário do imóvel rural a obrigação negativa, vale dizer, de não suprimir a vegetação da área correspondente.
4. A instituição de Área de Preservação Permanente ou de Área de Reserva Legal impõe ao proprietário do imóvel rural a seguinte obrigação:
a) Plantar um determinado número de espécies vegetais anualmente.
b) Reintegrar animais silvestres à fauna nativa.
c) Não suprimir a vegetação da área correspondente.
d) Desenvolver no local empreendimento voltado ao ecoturismo.
e) Não empregar no trabalho rural menores de dezesseis anos.
Resposta: C - Tal obrigação decorre da prevalência do interesse público sobre o particular, consubstanciado na necessidade da preservação ambiental e não gera nenhum tipo de indenização ao proprietário que teve limitado o seu direito de propriedade.
5. Serão consideradas Áreas de Preservação Permanente, quando assim declaradas por ato do chefe do Poder Executivo, as áreas que tenham por destinação, EXCETO:
a) Conter a erosão do solo e mitigar riscos de enchentes e deslizamentos de terra e de rocha;
b) Proteger as restingas ou veredas;
c) Proteger áreas industriais;
d) Proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico, cultural ou histórico;
e) Auxiliar a defesa do território nacional, a critério das autoridades militares.
Resposta: C – Conforme art. 6 do Código Florestal.
6. A supressão da vegetação em APP só é permitida nos seguintes casos, EXCETO:
a) Por motivo de utilidade pública
b) Por motivo de interesse social
c) Em virtude do baixo impacto ambiental
d) Para fins de desenvolvimento urbano
e) Somente por utilidade pública, em se tratando de vegetação nativa protetora de nascentes.
Resposta: D – Conforme art. 2 da Resolução CONAMA nº369 de 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais