Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional Avaliação final discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO:
1. Maslow descreveu o que é necessário para as pessoas estarem motivadas. Assim, nasce a teoria motivacional, com suas necessidades básicas, necessárias para os trabalhadores, a chamada pirâmide de Maslow, em que no topo estão as necessidades mais elevadas (autorrealização) e na base as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas). Neste sentido, disserte sobre os cinco níveis de necessidades apontados por Maslow.
RESPOSTA ESPERADA:
- Necessidades fisiológicas: necessidades instintivas de sobrevivência (alimentação, sono, repouso, moradia e desejo sexual).
- Necessidades de segurança: necessidade de segurança e proteção do indivíduo tanto na vida pessoal como na vida profissional.
- Necessidades sociais: após satisfazer as necessidades fisiológicas e de segurança, o indivíduo tem a necessidade de relacionar-se com outras pessoas, socializando e, como consequência, ficam mais motivadas.
- Necessidade de estima: relacionado à satisfação do indivíduo como pessoa. Está ligada à autoestima.
- Necessidades de autorrealização: está no topo da pirâmide de Maslow e está relacionada à necessidade de autodesenvolvimento pessoal.
QUESTÃO:
2. O mundo está em constante e contínua mudança, e assim a Teoria da Administração também está em processo de mudança. Mudanças que, além de tudo, ocorrem de forma muito acelerada, um dos grandes exemplos disso é o fenômeno da web. Neste sentido, disserte sobre os três períodos pelos quais a teoria administrativa passou.
RESPOSTA ESPERADA:
- Período cartesiano e newtoniano da administração: foram criadas as bases teóricas da administração através das influências de Taylor e Fayol com a administração científica, Teoria Clássica e Neoclássica. 
- Período sistêmico da administração: marcado pela busca constante do equilíbrio organizacional. Influências de destaque no movimento do desenvolvimento organizacional e Teoria da Contingência.
- Período atual da administração: mudanças contantes no mundo organizacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais