Buscar

aula 03 pnh diretrizes

Prévia do material em texto

Política Nacional de Humanização (PNH): Diretrizes
PROFA. DANIELLA BARBOSA CAMPOS
DIRETRIZES
ENTENDE-SE AS ORIENTAÇÕES GERIS DE UMA POLÍTICA
ACOLHIMENTO
ACOLHIMENTO
É uma das diretrizes de maior relevância política ética e estética
	“O acolhimento é uma ação tecnoassistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde” 
HumanizaSUS, 2004
ACOLHIMENTO
 	Processo constitutivo das práticas de produção e promoção de saúde que implica responsabilização do trabalhador/equipe pelo usuário, desde a sua chegada até a sua saída. Ouvindo sua queixa, considerando suas preocupações e angústias, fazendo uso de uma escuta qualificada que possibilite analisar a demanda e, colocando os limites necessários, garantir atenção integral, resolutiva e responsável por meio do acionamento/articulação das redes internas dos serviços (visando à horizontalidade do cuidado) e redes externas, com outros serviços de saúde, para continuidade da assistência quando necessário.
HumanizaSus, 2004
Acolhimento também é:
Uma sala em que um profissional (geralmente enfermeiro) atende a demanda espontânea e encaminha para o médico;
Restrita a um profissional de saúde;
Igual a atendimento clínico centrado na doença. 
LEIA AS PALAVRAS EM VERMELHO E REFLITA SOBRE ESTA FRASE!!
Logo, acolhimento não é: 
GESTÃO PARTICIPATIVA E COOGESTÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA E COOGESTÃO
Cogestão expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão 
Para realização dos objetivos de saúde é necessário incluir trabalhadores, gestores e usuários dos serviços em um pacto de coorresponsabilidade. 
GESTÃO PARTICIPATIVA E COOGESTÃO
O modelo de gestão que a PNH propõe é centrado no trabalho em equipe na construção coletiva (planeja quem executa) e em espaços coletivos garantem que o poder seja de fato compartilhado, por meio de análises, decisões e avaliações feitas coletivamente.
Coogestão significa a inclusão de novos sujeitos no processo de gestão. Assim ela seria exercida não por poucos ou alguns, mas por um conjunto mais ampliado de sujeitos que compõe a organização
AMBIÊNCIA
Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. 
O espaço que visa a confortabilidade focada na privacidade e individualidade dos sujeitos envolvidos, exaltando elementos do ambiente que interagem com o homem – a dizer cor, cheiro, som, iluminação, morfologia... 
AMBIÊNCIA
VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR
É importante dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisão, apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos de trabalho.
EXISTE ESSA VALORIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS???????
CLÍNICA AMPLIADA
CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA
A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. 
Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.
Clínica ampliada
A Clínica Ampliada, no entanto, não desvaloriza nenhuma abordagem disciplinar. Ao contrário, busca integrar várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é necessariamente transdisciplinar e, portanto, multiprofissional. 
Trata-se de colocar em discussão justamente a fragmentação do processo de trabalho e, por isso, é necessário criar um contexto favorável para que se possa falar destes sentimentos em relação aos temas e às atividades não-restritas à doença ou ao núcleo profissionais
DEFESA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS
Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpri- dos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta. 
Todo cidadão tem direito a uma equipe que cuide dele, de ser informado sobre sua saúde e também de decidir sobre compartilhar ou não sua dor e alegria com sua rede social. 
QUESTÕES
1. Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas
A) cogestão
B) Gestão participativa
C) Acolhimento
D) clínica ampliada
E) ambiência

Outros materiais