Buscar

Seminário I - PUC COGEAE - TRIBUTARIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
PUC-SP COGEAE
ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO
SEMINÁRIO I
Larissa Di Gianni Arcuri Martins
RA 00214368
Que é direito positivo? E Ciência do Direito? Quais as diferenças existentes entre suas linguagens? 
	Direito positivo são as normas jurídicas válidas em um país, são as normas que disciplinam o comportamento humano, regras que organizam a conduta das pessoas, umas com relação às outras.
	A ciência do direito é o estudo das normas jurídicas, observa-as, investigando-as e interpretando-as, descrevendo e transmitindo os conhecimentos sobre elas.
	A diferença substancial é que o direito positivo prescreve os comportamentos de uma sociedade, enquanto a ciência do direito estuda e descreve essas normas jurídicas.
Que é norma jurídica? Existe diferença entre texto de lei, enunciado prescritivo e norma jurídica? Qual (is)? 
	Norma jurídica é a significação obtida a partir da leitura dos textos do direito positivo, é o juízo, pensamento a interpretação que a leitura provoca.
	Sim, existe diferença entre norma jurídica, texto de lei e enunciado prescritivo. O texto de lei e o enunciado prescritivo são o direito positivo, é a prescrição do comportamento, das regras, das condutas a serem seguidas em determinada sociedade. Enquanto a norma jurídica é a significação, um produto do processo de leitura, estudo, compreensão e interpretação da norma.
Identificar o (i) suporte físico, (ii) o significado e (iii) a significação no plano da linguagem do direito positivo. 
	No plano de linguagem do direito positivo o suporte físico é o texto de lei, o significado é o comportamento humano e a significação é o juízo compreendido em a respeito do direito positivo.
Analise criticamente o art. 3º do Código Tributário Nacional e proponha uma definição pessoal para o vocábulo “tributo”. Com base em sua definição, identificar quais dessas hipóteses são consideradas tributos, fundamentando cada resposta: 
Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Seguro obrigatório de veículo; 
Não é tributo. Pois trata-se de um seguro obrigatório, a compulsoriedade não diz respeito ao pagamento, mas sim ao ato de contratar um seguro obrigatório.
Multa decorrente do atraso no pagamento do tributo; 
Não é tributo. Pois trata-se de sanção, não encaixa na definição de tributo que não constitua sanção de ato ilícito.
FGTS; 
Sim é tributo. Pois trata-se de espécie de tributo, contribuição social.
Estadia e pesagem de veículos em terminal alfandegário;
Sim é tributo. Pois trata-se de espécie de tributo, taxa decorrente do poder de polícia do estado.
Locação de imóvel público; 
Não é tributo. Pois não configura pecúnia compulsória e instituída em lei, conforme requer o art. 3º do CTN e sim mero contrato obrigacional entre as partes, preço público decorrente da exploração do patrimônio público ou de atividade econômica.
Estacionamento rotativo "zona azul"; 
Sim é tributo. Pois trata-se de espécie de tributo, taxa.
Custas judiciais;
Sim é tributo. Pois trata-se de espécie de tributo, taxa decorrente de serviço prestado pelo estado.
Prestação de serviço eleitoral; 
Não é tributo. Pois trata-se de uma prestação em trabalho e não em pecúnia. Há alguns entendimentos de que o trabalho pode ser avaliado pecuniariamente e assim encaixando no conceito de tributo.
Imposto sobre a renda de atividade ilícita;
Sim é tributo. Pois trata-se de importo de renda, previsto no art. 33, § 1º do CTN e art. 153, § 2º da CF, independente de sua natureza, forma de percepção.
Taxa de ocupação em terreno de marinha. 
Não é tributo. Pois trata-se de preço público, decorrente da exploração do patrimônio público ou de atividade econômica.
O desconto de IPVA concedido para contribuintes que não incorreram em infrações de trânsito é uma utilização do tributo como sanção de ato ilícito? Exemplo: contribuinte que, por ter cometido infrações de trânsito em exercícios anteriores, tem que pagar IPVA maior, pois não submetido ao desconto previsto no art. 1º da Lei do Estado do Rio Grande do Sul n°. 11.400/1991.
	Não. Pois trata-se de um benefício concedido. Uma vez que, o IPVA não tem o seu fato gerador em uma sanção de ato ilícito.
Dada a lei (fictícia) a seguir transcrita, responda aos questionamentos: 
Lei estadual nº 5.777, de 15 de dezembro de 2010. Art. 1º - É instituído, no Estado de São Paulo, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, devido no primeiro dia de cada ano pelos proprietários de veículos automotores registrados e licenciados nesta Unidade da Federação. Parágrafo único - O valor do imposto será recolhido diretamente pelo contribuinte na rede bancária autorizada, até o dia 10 do mês de março. Art. 2º - A base de cálculo do imposto é o valor venal do veículo automotor. § 1º - Para a fixação do valor venal deverá ser levado em consideração o preço usualmente praticado no mercado do Estado de São Paulo, os preços médios aferidos por publicações especializadas, a potência, a capacidade máxima de tração, ano de fabricação, o peso, a cilindrada, o número de eixos, tipo de combustível, a dimensão e o modelo do veículo, devendo o contribuinte prestar tais informações por meio de preenchimento do formulário adequado, entregue na ocasião da renovação do registro do veículo automotor, que deve ocorrer até o 1º dia do mês de fevereiro. § 2º - A alíquota do imposto sobre a propriedade de veículos automotores é de 7% (sete por cento). Art. 3º - Não havendo o recolhimento do imposto no prazo previsto, deverá a autoridade fiscal lavrar Auto de Infração com imposição de multa de 50% (cinquenta por cento), calculada sobre o valor do imposto corrigido monetariamente. Parágrafo único – Havendo ausência de renovação do registro do veículo automotor e da entrega do formulário previsto no § 1º do art. 2º da presente lei, fica a autoridade fiscal também obrigada a lavrar Auto de Infração impondo multa de R$ 500,00. 
Pergunta-se: 
Quantas normas jurídicas são veiculadas nessa lei? Identifique-as.
Imposto sobre a propriedade de veiculo automotor (tributo).
Proprietários de veículos automotores registrados e licenciados (sujeito passivo).
Recolhido até dia 10 do mês de março.
Base de cálculo é o valor venal do veículo.
Base de cálculo é o valor venal do veiculo.
Valor venal é o preço usual, praticado no mercado do Estado de São Paulo.
A alíquota é de 7%.
Multa de 50% em caso de não recolhimento do imposto no prazo previsto.
Ausência de renovação do registro do veiculo e de entrega do formulário gera multa de R$ 500,00.
Qual das normas jurídicas identificadas institui o tributo? 
	A norma jurídica que institui o tributo é o imposto sobre propriedade de veículos automores.
Qual (is) dessas normas são estudadas pela Ciência do Direito Tributário? Por quê?
	A norma estudada pela ciência do direito tributária é o IPVA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes