Buscar

materiais de construçao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cimento
O cimento Portland é um material pulverulento, ou seja, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Estes silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturados com água, hidratam-se o produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica.
Atualmente, o cimento Portland se divide em onze tipos:
CP I – Cimento Portland comum-Classe de resistência: 25 MPa 
CP I-S – Cimento Portland comum com adição-Classe de resistência: 25 MPa 
CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa 
CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa 
CP II-F – Cimento Portland composto com fíler-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa 
CP III – Cimento Portland de alto-forno-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa 
CP IV – Cimento Portland Pozolânico-Classe de resistência: 25 e 32 MPa. 
CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial-Classe de resistência: 26 MPa. 
CP-RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa. 
CP-BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa. 
CP-B – Cimento Portland Branco-Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa (Quando estrutural) 
ARGILA
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas, pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens é da família dos minerais filos silicáticos hidratados, aluminosos de baixas cristalinidades suas dimensões no geral são partículas menores do que 1/256 mm ou 4 µm de diâmetro. A argila divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama.
TIPOS DE ARGILA
	Argila natural: É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural.
	Argila refratária: Argila que adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor. Suas características físicas variam, umas são muito plásticas finas, outras não. Apresentam geralmente alguma proporção de ferro e se encontram associadas com os depósitos de carvão. 
	Caulim ou argila da china: Argila primária, utilizada na fabricação de massas para porcelanas. É de coloração branca e funde a 1800°C.
	Argilas de bola (Ball-Clay): São argilas secundárias muito plásticas, de cor azulada ou negra, apresenta alto grau de contração tanto na secagem quanto na queima. Sua grande plasticidade impede que seja trabalhada sozinha, fica pegajosa com a água.
	Argilas para grês: Argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária - que suporta altas temperaturas. Vitrificam entre 1250 - 1300°C.
	Argilas vermelhas: São plásticas com alto teor de ferro resistem a temperaturas de até 1100°C porém fundem em uma temperatura maior e podem ser utilizadas com vidrados para grês. 
	Bentonite: Argila vulcânica muito plástica, contém mais sílica do que alumínio, se origina das cinzas vulcânicas.
	Argilas expandida: A argila expandida é produzida em grandes fornos rotativos, utilizando argilas especiais que se expandem a altas temperaturas (1100oC), transformando-as em um produto leve, de elevada resistência mecânica, ao fogo e aos principais ambientes ácidos e alcalinos, como os outros materiais cerâmicos.
VIDRO
Por vidro entende-se um produto fisicamente homogêneo obtido pelo resfriamento de uma massa inorgânica em fusão, que enrijece sem cristalizar através de um aumento contínuo de viscosidade. 
Excluindo-se as substâncias orgânicas que possuam propriedades análogas (polímeros termoplásticos), industrialmente pode-se restringir o conceito de vidro aos produtos resultantes da fusão pelo calor de óxidos inorgânicos ou seus derivados e misturas, tendo como constituinte primordial a sílica (oxido de silício), que por resfriamento enrijece sem cristalizar. Assim, em função da temperatura, o vidro pode passar a tomar os aspectos: liquido, viscoso e frágil (quebradiço).
Os principais tipos de vidro:
vidro float ou vidro comum; matéria-prima para espelhos e também para outros tipos de vidros muito utilizado por uma grande parte da população.
Vidro laminado-;ele e feito por duas camadas finas e entre elas possui uma ultrafina película, por conta dessa película o vidro tem proteção contra luz UV e oferece controle acústico .
Vidro temperado; a formação dele e a partir do vidro comum ele pode ser ate 5 vezes mais resistente que os demais ele é feito termicamente.
Vidro espelhado; vidro comum que tem camadas metalizadas, reduz a entrada de luz no ambiente e com isso transmite luz para o interior sem muito calor.
Vidro Autolimpante; é utilizado em fachadas, ele permanece muito mais tempo limpo que muitos outros, tem que ser instalado na posição vertical ou inclinada, aproveita a luz do sol e a chuva para permanecer limpo.
ACRÍLICO
Formas de comercialização do acrílico 
	Chapas de Acrílico (cast e extrudadas) 
	Placas de Acrílico 
	Tarugos de Acrílico 
	Tubos de Acrílico 
	Peças usinadas em Acrílico 
	Bastões de Acrílico 
	Clarabóias de Acrílico (domos) 
	Cadeiras de Acrílico 
	Acessórios de Acrílico (dobradiças e fechos)
Manufaturado a partir do monômero metacrilato de metila, o acrílico é um material extremamente versátil, que possibilita inúmeras aplicações. Brilhante, mais transparente e resistente quando comparado ao vidro.
O acrílico pode ser empregado em diversos setores e segmentos de mercado como: aeronáutica, náutica, moveis e decoração, arquitetura, construção civil entre outros. Além do tradicional transparente possui diversas possibilidades de cores, dimensões e espessuras,
Características do Acrílico 
Maior leveza, transparência e resistência à quebra quando comparado ao vidro. O acrílico é resistente às intempéries e maleável, pode sofrer processo de usinagem e ter moldagem com facilidade.
Versátil, o acrílico permite diversas aplicações entre elas podemos citar: barreiras acústicas, chapas de segurança , displays, luminosos, brindes e troféus, artigos de sinalização e comunicação visual, coberturas, claraboias.
O acrílico anti-reflexo Possui um tratamento superficial visando limitar a reflexão de luz. É indicado para utilização em ambientes bastante iluminados ou onde a iluminação natural pode atrapalhar o resultado esperado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais