Buscar

Aula 3 - TQM: Fischer e Wicksel

Prévia do material em texto

Economia Monetária II
3ª aula
Prof: Francisco Eduardo Pires de Souza
Email: fepsouza@ie.ufrj.br
Recapitulando: TQM (a equação de Fisher)
Versão transações: MV = PT
Versão renda: MV = Py => V = Py/M
Versão dos Saldos Monetários (cash balances) de Cambridge: M = kPy
onde:
k , chamada de “constante marhalliana é igual a 1/V 
Saldos monetários são estoques 
Equilíbrio no mercado monetário: M = Ms = Md = kPy 
Preços Absolutos x Preços Relativos
segundo a visão da TQM
Choques de custos causam mudanças de preços relativos (“efeito onda”) mas não no nível geral de preços 
Aumentos absolutos de preços, i.e., aumentos no nível geral de preços (“efeito maré”) só poderiam ser causados por aumento no estoque de moeda.
Wicksell e o Processo Cumulativo
Relação entre moeda e preços se dá através de dois mecanismos:
Mecanismo direto: DM=> D saldos reais=>Ddemanda =>DP (TQM tradicional, numa economia de moeda pura)
Mecanismos indireto: DM=> i =>Ddemanda =>DP , e vice-versa (numa economia com bancos)
Wicksell e o Processo Cumulativo
O processo cumulativo deriva da discrepância entre duas taxas de juros
Taxa de juros de mercado (observada no mercado de crédito)
Taxa natural de juros – aquela que iguala, ex-ante, a poupança desejada ao investimento planejado
Taxa Natural e Taxa de Juros de Mercado
Produtividade Marginal do Capital (x EMgK)
A taxa natural não é observável.
A taxa de juros fixada pelos bancos nas suas operações é feita de forma independente dos fatores que determinam a taxa natural.
Logo, não há porque coincidirem.
“Em suas atividades de empréstimos, os bancos não só não estão limitados por seu capital próprio; eles não estão, pelo menos imediatamente, limitados por nenhum capital; concentrando em suas mãos quase todos os pagamentos, eles próprios criam a moeda necessária, ou, o que é a mesma coisa, eles aceleram ad libitum a velocidade de circulação da moeda. (...) Em nossos dias, a demanda e a oferta de moeda se tornaram quase a mesma coisa, com a demanda criando em grande medida sua própria oferta”.*** (Wicksell) (Obs: TQM?)
O que ocorre quando r<rn
Se S = I (ex-ante), a demanda por bens de investimento será igual à oferta de bens de investimento, e a demanda de bens de consumo igual à oferta de bens de consumo.
Se I>S ex-ante (porque com r0, I>S desejados) => deslocamento de fatores de produção para o setor produtor de bens de investimento (DPbk) + escassez de bens de consumo (produção cai e demanda aumenta)=> (DPbc) 
Em vez de uma alta de preços de uma vez para um novo nível de equilíbrio (como numa economia sem bancos), teremos um processo cumulativo enquanto a taxa de juros de mercado se situar abaixo da natural.
Processo cumulativo tem limites?
Fator estabilizador: DP => DMd => saques/drenagem de reservas dos bancos => bancos desejam reduzir empréstimos => iem direção a rn
Economia de crédito puro – oferta ilimitada de crédito e portanto de moeda => expansão monetária inteiramente passiva=> nível de preços ficaria indeterminado. 
Taxa de juros natural é variável (e por isso a divergência entre taxa natural e de mercado pode resultar de um movimento da primeira, corrigindo ou, eventualmente, agravando o processo). Ex: DK; UBER, etc x inovações e D oportunidades. Debate da estagnação secular. 
Como obter a estabilidade de preços: “O problema de manter o valor da moeda estável, o nível médio dos preços monetários em um patamar constante ... seria solucionável teórica e praticamentes ...(através de) um manejo apropriado das taxas bancárias gerais, reduzindo-as quando os preços estiverem caindo, e elevando-as quando os preços estiverem subindo”.
Era Wicksell um quantitativista?
Aqueles que acham que sim dizem que o diferencial de taxas só resulta em inflação se houver emissão monetária para satisfazer a demanda real de transação. 
Aqueles que pensam que não, destacam que num sistema misto de moeda-crédito a velocidade de circulação da moeda torna-se variável, não se estabelecendo uma relação exata entre a quantidade de moeda o nível de preços.
Além disso, a idéia de que a inflação pode resultar de uma variação da taxa natural se distanciando da de mercado (por razões ligadas a taxa natural), nada tem a ver com a TQM.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes