Buscar

ARTIGO INOVAÇÃO SUSTENTAVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Ana Karolina Santos da Silva* 
Cainã Lemos de Oliveira*
Daniella Nicola*
Joabe Barbosa Alves*
John Ney Lima Rodrigues*
Karuline Borges Lima*
Marcelo Camara Gonçalves*
Rodrigo Elias Lara Nogueira*
Vitor Hugo Marquez Silva*
RESUMO
O presente trabalho discute o desenvolvimento dos acadêmicos do CEULP/ULBRA acerca das novas inovações tecnológicas sustentáveis na construção civil. Tendo em vista o significado de Construção Sustentável que se fundamenta em novas possibilidades que permitam as construções civis se ajustarem e adaptarem á novas soluções para os principais problemas ambientais de nosso século, sem ignorar a moderna tecnologia e a criação de edificações que satisfaçam seus clientes. O presente trabalho tem por objetivo descrever o nível conhecimento dos acadêmicos de engenharia civil do CEULP/ULBRA em relação a novas tecnologias sustentáveis utilizadas na construção civil. De tal maneira trata-se de um estudo descritivo transversal com aplicação em campo.
Palavras-chave: Engenharia. Sustentabilidade. Construção.
iNTRODUÇÃO
O assunto discutido tratou-se de construções sustentáveis, que se baseiam no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar á moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários. Também abordou o histórico da tecnologia na construção civil, como os impactos ambientais causados pela mesma, e soluções que poderiam ser tomadas para ameniza-las. 
Foram expostos projetos com base sustentável para apresentar ao público, meios que poderiam ser adotados para adequar suas construções de modo que não prejudiquem tanto o meio ambiente, reduzindo os danos já acarretados, melhorando os custos e benefícios. Como exemplo, o sistema construtivo hi-tech com vantagens de usar 100% de isopor reciclável, reduzindo 30% do custo. Assim como a impressora 3D que reduz de 30% a 60% o desperdício de materiais; casas sendo construídas a partir de lama, e argamassas em placas. 
Ofertemos ideias de materiais sustentáveis que o homem possa usar, tendo o consentimento da redução de impactos ao meio ambiente, assim tentando mudar a visão da área de engenharia, abrindo mentes para inovações tecnológicas e melhorias. 
A problemática que foi abordada consentiu no nível de conhecimento dos acadêmicos de engenharia civil do CEULP/ULBRA, em relação ás novas tecnologias sustentáveis utilizadas na construção civil, o que objetivou sucessivamente a descrição do nível encontrado, assim como foi identificou as vantagens e desvantagens que tais inovações poderiam oferecer.
A construção civil está interligada á sociedade, de tal modo a refletir consequências das ações de ambas, o que influência alterações em suas essências com o decorrer do tempo. O conhecimento dos acadêmicos acerca de tais tecnologias na engenharia ressalta a importância dos futuros engenheiros de sempre estarem atualizados em relação às novidades da área. A motivação de pesquisa foi exatamente a necessidade de descobrir como os futuros profissionais lidam com as novidades tecnológicas.
METODOLOGIa
A pesquisa realizada foi descritiva transversal com aplicação em campo, com população correspondente aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas, com amostragem correspondente á 180 alunos.
Os entrevistados deveriam obrigatoriamente estar com sua matrícula ativa no Centro Universitário Luterano de Palmas, possuírem mais de 18 anos e assinarem o TCLE (segue em apêndice 1°). Consequentemente a pesquisa foi realizada na própria universidade, em Abril de 2015.
As variáveis que foram estudadas concerniram em: inovações sustentáveis na construção civil; conceito de sustentabilidade; objetivos das inovações sustentáveis na construção civil; importância dos avanços tecnológicos; impactos ambientais causados pela construção civil; benefícios financeiros por setores; características de uma obra; evolução de softwares na Engenharia Civil; benefícios da argamassa pré-moldada; benefícios da impressora 3D na construção civil; benefícios do uso do isopor em obras; utilização do isopor na construção no Brasil; 
Para a pesquisa, foi realizado um questionário (apêndice 2°) de construção livre e múltipla escolha, respondido em campo pelos acadêmicos de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas. Os dados coletados foram apresentados em planilhas do Excel, assim como em gráficos e tabelas, e atendeu as normas regulamentadoras de pesquisa em seres humanos, como o que está explícito na Resolução 466/12 da CNS. Porém não foi apresentado ao CEP, pois trata-se de um trabalho acadêmico pedagógico. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO DO QUESTIONÁRIO DE INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS 
Foram entrevistados 180 acadêmicos do CEULP/ULBRA, onde não houve recusas. Porém possível chegar a diversas conclusões acerca do tema de construção sustentável. 
Após a pesquisa realizada com os acadêmicos de Engenharia Civil CEULP/ULBRA, com uma amostra de 180 questionários devidamente respondidos, foi possível chegar a diversas conclusões acerca do tema de construção sustentável. Os resultados mostram que os acadêmicos de engenharia têm um conhecimento relativamente vasto em relação ao tema proposto que serão descritos por meio de gráficos, junto à análise bibliográfica.
Figura 1. Distribuição percentual do Conhecimento sobre inovações sustentáveis, dos acadêmicos de Engenharia civil, CEULP-ULBRA, 2015.
Os resultados mostram que o conhecimento dos acadêmicos acerca da Impressora 3D é de 55%. O conhecimento acerca da Casa de Isopor é de 54,4% que é quase o mesmo. Para Placas sobre Argamassas com 22,4% dos entrevistados não ficando muito distante. Levando assim a entender que os estudantes tem um conhecimento razoável sobre os citados.
 Figura 2. Distribuição percentual do Conceito de Sustentabilidade, CEULP-ULBRA, 2015.
Segundo Brundtland (1987), sustentabilidade é conceituada como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades". Pode-se observar na figura 2 que 58.9% dos entrevistados corroboram com este conceito. Os 65% restantes preocuparam com o crescimento junto a natureza, buscando equilíbrio e conforto. 
 Figura 3. Distribuição percentual dos Objetivos da inovação sustentável na construção civil, CEULP-ULBRA, 2015.
Segundo FARIA (2015), O conceito de construção sustentável, é um conjunto de práticas adotadas antes, durante e depois os trabalhos de construção, sendo assim uma edificação em parceria com o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem necessidade de um consumo elevado de energia, e que vise melhorar a qualidade de vida que quem habitar. Pode-se observar na figura 3, que 86,7 % dos acadêmicos denominam como objetivo principal de uma inovação sustentável na Construção civil, amenizar impactos ambientais, o que reforça o conceito acima citado. 
No que tange aos outros 23,3% fica explícito que o Objetivo maior é o de reduzir Custos, o que não entra totalmente em contradição com o que relata FARIA (2015), “Durante a construção devem ser adotados cuidados para evitar o desperdício de materiais e se reaproveitar o máximo possível. ” Sendo assim possível reduzir custos com a edificação. 
Figura 4. Distribuição percentual da importância do avanço tecnológico voltado a sustentabilidade na Engenharia Civil, CEULP-ULBRA, 2015.
No que se refere à importância dos avanços tecnológicos voltados à sustentabilidade na Engenharia Civil, observamos que os resultados da pesquisa apontam que 41,7% dos acadêmicos acreditam que esses avanços tecnológicos sustentáveis, são de suma importância para que possamos viver num mundo melhor, reforçando quando TORRESCASANA, (2010, p 1) diz que “o resultado desse processo são as novas tecnologias de materiais,
que consequentemente trazem a necessidade de novas técnicas construtivas e de tecnologias que determinam novas formas de projetar”. 
Figura 5. Distribuição percentual dos impactos ambientais que não se enquadram na construção civil, CEULP-ULBRA, 2015.
Os impactos ambientais causados pelas obras são diversos, segundo os acadêmicos o maior índice que não se enquadra neste quesito é o de infraestrutura que obteve 41.7%, seguido de poluição com 29.4% e impermeabilização do solo que constou uma porcentagem menor, porém ainda equivalente as anteriores 25%, após a obra. 
Não divergindo muito do que Mendes (2013) diz, que de todos os resíduos gerados no Brasil, a construção civil é responsável por cerca de 25 %, isso porque cerca de 70% dos recursos naturais são consumidos por esse setor, resultando assim uma enorme geração de resíduos.
Figura 6. Distribuição percentual dos setores beneficiados financeiramente com as Inovações Sustentáveis na Construção Civil, CEULP-ULBRA, 2015.
Em relação aos setores beneficiados os principais foram as Construtoras com 62.2% e Clientes obtendo 52.2%. O impacto da construção civil coloca os setores da economia diante de vários desafios. Gerando então beneficiados com os impactos das inovações na construção sustentável com o avanço da infraestrutura de um país. 
O setor da construção civil é constantemente beneficiado por pesquisas e avanços tecnológicos. O público que cada vez mais se interessa por essas inovações são os Clientes, que estão cada vez mais interessados em algo que respeite a preservação do meio ambiente, é este tipo de pensamento que tem transformado a Construção civil de forma inédita. (MOBUSS CONSTRUÇÃO, 2014)
Figura 7. Distribuição percentual das características das grandes obras na Construção Civil, CEULP-ULBRA, 2015.
Segundo Pires (2008) o trabalho pode ser realizado por diversos profissionais treinados para realizar uma série de atividades necessárias para a manutenção da estrutura institucional. O trabalho dos diferentes profissionais, apesar de suas especialidades de conhecimentos e de prática e que são totalidade complexas, 
Sobre as grandes construções a principal característica citada foi à variedade dos profissionais que ficou com 76.1%, corroborando com o conceito citado acima. Supondo assim a complexidade da obra. 
Figura 8. Distribuição percentual da maior evolução de software na área da engenharia civil para planejamento da construção Civil, CEULP-ULBRA, 2015
Os softwares mais citados, como previsto foram o AutoCAD sendo mais utilizado pelos estudantes obtendo 70% e o Revit que não é tanto utilizado quanto o anterior, porém muito prático que ficou com 39.4%, predominantes na engenharia.
 “A indústria de softwares, misturando computação gráfica e sistemas de informação, e os programas de certificação, que visam aprimorar os processos construtivos preservando a qualidade ambiental, também se destacam. ” (RIBEIRO, 2013)
Figura 9. Distribuição percentual dos benefícios que uma argamassa pré-moldada oferece na construção Civil, CEULP-ULBRA, 2015
Como diz Amorin (2015),
Entre as vantagens do uso da nova tecnologia, que não exige experiência para o manuseio, está a redução do tempo de preparo e aplicação da argamassa, a eliminação de ferramenta auxiliar para colocação do material e a redução do desperdício de materiais e da geração de resíduos construtivos.
Não diferindo do pensamento de Amorim, citado acima, os acadêmicos disseram que as argamassas pré-moldadas, com 73.9%, reduzem tempo e mão de obra como também o desperdício de material. O que se faz de suma importância a redução do desperdício de materiais nas construções sustentáveis
Figura 10. Distribuição percentual dos benefícios da construção de edificações com impressoras 3D na construção Civil, CEULP-ULBRA, 2015
Segundo (VERMEULEN; SAGACIDADE;HEINSMAN, 2014), o principal objetivo é criar uma técnica de construção de baixo custo, e com tempo mínimo, desperdiçando o mínimo possível de materiais para a construção de casas sustentáveis e confortáveis.
Respaldando o que os Acadêmicos disseram a respeito das impressoras 3D, não levando em conta o Alto Custo, optando pelo tempo reduzido que obteve 65.6%. Fator este devido à falta de conhecimento sobre o mercado. Não influenciando no objetivo que é o nível de conhecimento.
Figura 11. Distribuição percentual do Conhecimento da utilização da construção de Casas de isopor, CEULP-ULBRA, 2015
Os resultados obtidos sobre os benefícios do isopor na construção sustentável levando em consideração o barateamento do preço das construções foram de 66.1% e diminuindo o desperdício de materiais com 36.7%.
Segundo BARBOSA (2014)
 “O benefício da uso do isopor na construção sustentável vem baratear o custo das obras, em especial da construção de lajes, em até 20% no valor total. Custo 50% menor com relação ao tijolo convencional.”
Um dado interessante é a pouca divulgação da tecnologia das construções de isopor no Brasil. Que segundo os acadêmicos é pouco conhecida por ser Americana obtendo 82.8%, e logicamente, por trazer muitas consequências ao meio ambiente
conclusão
*Acadêmicos do curso de Engenharia Civil no CEULP/ULBRA
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:2002: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: -, 2002. 24 p. 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724:2011: Informação e documentação -Trabalhos Acadêmicos- Apresentação. Rio de Janeiro: -, 2011. 15 p. 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:2002: Informação e documentação - citação em Documento- Apresentação. Rio de Janeiro: -, 2002. 7 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003: Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro: -, 2003. 2 p. 
ANDRADE, Thales. Inovação e meio ambiente: a construção de novos enfoques. Campinas: Ambiente e Sociedade, 2004. v. 7, 105 p.
FARIA, Caroline. Construção sustentável. 2015. Disponível em: <http://www.infoescola.com/ecologia/construcao-sustentavel/>. Acesso em: março 2015.
AMORIM, Kelly. Vídeo: empresa alemã cria argamassa em placa: Produto de destaque da BAU, Mörtelpad é composto por camada de massa revestida por adesivo solúvel. 2015. Portal PINIweb. Disponível em: <http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/tecnologias-sistemas/video-empresa-alema-cria-argamassa-em-placas-338600-1.aspx>. Acesso em: 11 fev. 2015.
BARBOSA, Alexandra Müller. Tijolo de isopor: um benefício para a sustentabilidade na construção civil. Canoas: 2014. Disponível em: < http://amb-engenharia.blogspot.com.br/2014/08/usar-isopor-na-construcao-e-sustentavel.html>. Acesso em: maio 2015.
MOBUSS CONSTRUÇÃO (Org.). A tecnologia está tornando o mercado de construção civil melhor ou pior? 2014. -. Disponível em: <http://www.mobussconstrucao.com.br/2014/06/09/tecnologia-construcao-melhor-ou-pior/>. Acesso em: 29 maio 2015.
MENDES, Henrique . A construção civil e seu impacto no meio Disponível em: <http://greendomus.com.br/blog/2013/09/a-construcao-civil-e-seu- impacto-no-meio-ambiente/>. Acesso em: março 2015
OLIVEIRA, Douglas Emanuel Nascimento de. Impactos ambientais gerados em um canteiro de obras. Juazeiro: Ed. Da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2009. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAd04AF/impactos-ambientais-gerados-canteiro-obras>. Acesso em: maio de 2015.
PIRES DEP. Reestruturação produtiva, 2nd ed. São Paulo: Annablume; 2008.
RIBEIRO,Orlando. Avanços tecnológicos da construção civil. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/avancos-tecnologicos-da-construcao-civil-bibt8cnjo7y9jo5x76d00szm6>. Acesso em: março 2015. 
SILVA FILHO, Roberto Leal  Lobo e. Artigo: ’ Para que devem ser formados os novos engenheiros?’. Jornal Estadão: 2012. Disponível em: < http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,artigo-para-que-devem-ser-formados-os-novos-engenheiros,838027>. Acesso em:
maio de 2015. 
SPITZCOVSKY, Débora. Alternativas sustentáveis para a construção civil. São Paulo: 2009. Disponível em: < http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/alternativas-sustentaveis-construcao-civil-490480.shtml>. Acesso em: maio de 2015.
TORRESCASANA, Carlos E. N. . Inovação na construção civil. Chapecó: Ed. Da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2010, p. 1.
VERMEULEN, Hans; SAGACIDADE, Martine de; HEINSMAN, Hedwig. 2014. Disponível em: < http://3dprintcanalhouse.com/construction-technique>. Acesso em: maio 2015.
WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. Our common future. Los Angeles: General Assembly, 1987. 318 p.
APÊNDICE
Apêndice 1°
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE – N.01/2015.1
Eu,_________________________________________________________________,RG _____________________________, abaixo qualificado, DECLARO para fins de participação em pesquisa, na condição de sujeito da mesma, que fui devidamente esclarecido sobre o trabalho pedagógico intitulado: “Inovações Sustentáveis na Construção Civil”, desenvolvido pelos Acadêmicos-Pesquisadores abaixo relacionados e pela Orientadora e Pesquisadora Responsável Prof. Dra. Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante, quanto aos detalhes abaixo relacionados:
1. O trabalho tem como objetivo: Descrever o conhecimento dos acadêmicos de engenharia civil acerca das inovações voltadas para o aprimoramento da sua área de estudo.
 2. Justificativa: A construção civil está interligada á sociedade, de tal modo a refletir consequências das ações de ambas, o que influência alterações em suas essências com o decorrer do tempo. O conhecimento dos acadêmicos acerca de tais tecnologias na engenharia ressalta a importância dos futuros engenheiros de sempre estarem atualizados em relação às novidades da área. A motivação de pesquisa é exatamente a necessidade de descobrir como os futuros profissionais lidam com as novidades tecnológicas, sendo assim o que nos influenciou na escolha do tema. 
3. Será realizada coleta de dados por meio do questionário de perguntas fechadas, caso aceitem participar do trabalho;
4. Benefícios esperados: apontar os principais problemas que caracterizem a ausência de conhecimento dos acadêmicos acerca do assunto, possibilitando priorização dos mesmos, e consequentemente a elaboração de projetos de intervenção factíveis a comunidade acadêmica. 
 5. Riscos: os resultados da pesquisa poderão gerar expectativas que não serão sanadas a priori, causando possíveis frustrações, bem como, expor dados coletivos que caracterizem negativamente o conhecimento dos acadêmicos acerca de novas tecnologias usadas na área da engenharia.
6. A Pesquisadora-responsável e os acadêmicos pesquisadores se comprometerão garantir os esclarecimentos antes e durante o curso do trabalho, sobre a metodologia; 
7. A Pesquisadora-responsável e os acadêmicos pesquisadores se comprometem com a liberdade que o sujeito terá de se recusar a participar ou retirar seu consentimento em qualquer fase do trabalho, sem penalização ou prejuízos;
8. Pesquisadora-responsável e os acadêmicos pesquisadores se comprometem com a garantia de sigilo quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa, assegurando-lhe absoluta privacidade; 
QUALIFICAÇÃO DO DECLARANTE
	Data de nascimento: ____/____/____ Sexo: M (__) F (__) 
Tel.: ________________
	Endereço:_______________________________________________________
	nº_________Complemento:_________________________________________
	Cidade:______________________________Cep:___________________
DECLARAÇÃO DO PESQUISADOR 
DECLARO ter elaborado este Termo para obter de forma apropriada e voluntária, o consentimento livre e esclarecido do declarante acima qualificado para a realização deste trabalho COMPROMETO-ME a prezar pela ética tal qual expresso na Resolução do Conselho Nacional de Saúde – CNS n.466/12 versão ENCEP 2012.
Palmas, ______ de _____________________ de 2015
____________________________________
Acadêmico-Pesquisador
DECLARAÇÃO DO RESPONSÁVEL PESQUISADOR
DECLARO estar ciente de todos os detalhes inerentes a pesquisa e COMPROMETO-ME a acompanhar todo o processo, prezando pela ética tal qual expresso na Resolução do Conselho Nacional de Saúde – CNS n.466/12 e, especialmente, pela integridade do sujeito da pesquisa.
Palmas, ______ de _____________________ de 2015.
_______________________________________________
Profª. Dra. Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante
Orientadora e Pesquisadora Responsável
CONTATOS:
	NOME
Endereço: XXXXXXX
Telefone: XXXX
E-mail: XXXX
	Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante
Endereço: Qd 606 sul, alameda Burle Marx, QI-14, Lt 10, Palmas – TO.
Telefone: (63) 3214-6137/ 8481-2515
E-mail: micheline@ceulp.edu.br
	
	
	Endereço: Av. Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Telefone: (63) 3219-8000
Apêndice 2°
QUESTIONÁRIO
Você aceita responder ao questionário, ciente dos fins estabelecidos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido?
( ) ACEITO ( )NÃO ACEITO
Quais das inovações sustentáveis na construção civil abaixo você tem conhecimento?
( )Casa de Isopor
( )Placas de Argamassas
( ) Impressora 3D
Qual é o conceito de sustentabilidade?
( )A satisfação das necessidades do presente, não importando o impacto sobre as futuras gerações
( )O desenvolvimento das futuras gerações voltado apenas às necessidades do presente
( )O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades
( )Desenvolvimento das necessidades presentes e futuras
( )Crescimento junto a natureza, buscando equilíbrio e conforto
Quais objetivos da inovação sustentável na construção civil?
( )Reduzir custos
( )Amenizar impactos ambientais
( )Buscar maior rapidez na entrega da obra
( )Melhor manuseio dos materiais
Na opinião qual a importância do avanço tecnológico voltado para a sustentabilidade no ramo da engenharia?
( )Muito importante para a sociedade
( )Essencial para um futuro melhor
( )Fundamental para que possamos melhorar o mundo em que vivemos
( )Sem importância alguma
Sobre os impactos ambientais causados pela construção civil, não se enquadra.
( )Infraestrutura do canteiro de obra
( )Resíduos da construção
( )Poluição
( )Impermeabilização do solo, após a obra
Quais setores são beneficiados financeiramente com as inovações sustentáveis?
( )Trabalhadores
( )Construtora
( ) Clientes
( )Imobiliarias
A construção de uma grande obra é caracterizada por:
( )Mão-de-obra
( )Variedade de profissionais envolvidos na elaboração e desenvolvimento da obra
( )Agilidade na entrega da obra
( )Baixo investimento de pessoal qualificação e de tecnologia
Qual foi a maior evolução de software na área da engenharia civil para planejamento da construção?
( )AutoCad
( )Revit
( )Sketchup
( )Corel Draw
( )Paint
Quais benefícios uma argamassa pré-moldada pode oferecer?
( )Reduzir tempo e mão-de-obra
( )Mão-de-obra especializada
( )Alto custo
( )Baixo custo
( )Desperdício de materiais
Quando se fala de impressora 3D fazendo casas e prédios, logo vem a pergunta quais seriam os benefícios, são eles:
( )Tempo reduzido da obra
( )Menor desperdício de materiais
( )Redução de custos
( )Alto custo
Quais os benefícios do uso do isopor na construção sustentável?
( ) Custo 50% menor em relação ao tijolo convencional
( )Baixo absorção de água
( )Mão de obra especializada
( )Menor desperdício de materiais
Porque a construção com isopor não é muito utilizada no Brasil?
( )Porque é uma inovação americana e o Brasil não aceita tecnologia de outros países.
( )Por trazer muitas consequências ao meio ambiente
( )Apresenta grande riscos aos trabalhadores que as executam
( )Pouco conhecida no Brasil por ser Americana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais