Buscar

As transformações tecnológicas que ocorreram a partir do século XVIII ate o século XX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As transformações tecnológicas que ocorreram a partir do século XVIII ate o século XX, que marca a primeira revolução industrial. A revolução industrial e caracterizada pela introdução das maquinas e a divisão dos trabalhos a indústria têxtil que possibilitou a redução de tempo do processo de produção. A introdução de novos equipamentos e processos produtivos aliados a melhor combinação dos insumos resultavam em melhorias incrementais. 
Conforme o autor, as inovações ocorridas nesse período podem ser agrupadas em três tipos: substituição da habilidade e do esforço humano pelas máquinas; substituição de fontes animadas de energia por fontes inanimadas, em especial a introdução de máquinas para converter o calor em trabalho; uso de matérias primas novas e muito mais abundantes, sobretudo a substituição de substâncias vegetais ou animais por minerais.
A primeira indústria beneficiada pela introdução de inovações foi a indústria têxtil, não apenas pela introdução de máquinas poupadoras de trabalho, mas principalmente pelas novas formas de organização da produção, com o intuito de reduzir o tempo de trabalho e elevar a produção. Entretanto, a grande inovação que marca esse período é o desenvolvimento da máquina a vapor por Newcomen (1700) e seu aperfeiçoamento por Watt (1769), permitindo o aumento da força motriz e a redução do trabalho humano. Todavia, seu desenvolvimento foi lento e gradual devido a baixa qualidade do ferro e seu baixo rendimento. Vale ressaltar o “efeito cascata” das inovações, foi a abundancia de carvão que levou à melhoria da qualidade do ferro, elevando a eficiência da máquina térmica e, consequentemente, suas possibilidades de uso – indústria, transportes ferroviários e marítimos. 
Outro aspecto importante destacado por Tigre é a concentração da revolução industrial na Inglaterra – em função de fatores técnicos, institucionais, sociais e econômicos – e sua gradativa disseminação para a Europa e América do Norte.
Como bem demonstra Tigre, essa revolução não passou despercebida pela nascente ciência econômica, esteve presente nas obras de grandes economistas como Smith e Ricardo. Para Smith, a divisão do trabalho era a essência da industrialização, pois ao permitir que os trabalhadores dediquem-se a um número restrito de atividades, eleva significativamente sua produtividade em relação ao trabalho feito individualmente pelo mesmo número de...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais