Buscar

potfolio inclusao social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BEATRIZ MERBACH YAMAMOTO, RU 2237588
PORTFÓLIO
UTA...
MÓDULO A – FASE I
CAMPO GRANDE - MS
2018
A FUNCIONALIDADE E A PRATICIDADE DA INCLUSÃO SOCIAL
A inclusão social está cada vez mais presente em nossa sociedade, pois é um assunto de grande importância.
Por muitos anos, as Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs), foram excluídas de várias atividades do nosso cotidiano, pois suas deficiências às impossibilitavam de fazer tais atividades. As empresas por sua vez, não se atentavam a tal problema, excluindo assim essas pessoas de seus serviços.
Hoje em dia, temos a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, que foi sancionada em 06 de julho de 2015. Essa lei, visa assegurar e promover a inclusão dessas pessoas em todas as atividades, o que se torna um desafio para algumas empresas.
No que diz respeito a Lei, as empresas têm que se adaptar, e dependendo do segmento, possuir profissionais capacitados para atender tais condições.
Para confirmar a funcionalidade e aplicabilidade dessa lei, visitei a empresa Raros Crossfit, situada na Rua Vitório Zeolla, na cidade de Campo Grande – MS. Raros Crossfit é uma empresa privada, constituída por dois sócios. Tem ótimas condições de acesso, por possuir, ponto de ônibus em frente a empresa, rua asfaltada, estacionamento próprio com vagas reservadas para idosos e pessoas portadoras de deficiência, lembrando que sua fachada possui rampa de acesso e piso tátil.
Dentro da empresa, pude observar que, a mesma possui fácil acesso para todos os tipos de pessoas, mesmo aquelas com mobilidade reduzida, e também foi observado que a empresa, obedece as normas de acessibilidade, em possuir sanitário com portas alargadas e barras de apoio instaladas corretamente em todo local.
Sobre o serviço prestado, entrevistei um dos sócios Antônio Urbanski, onde o mesmo diz ter preparo e capacitação para atender todos os tipos de pessoas. O mesmo ainda explicou, que o Crossfit, é uma modalidade que busca trabalhar o corpo humano por inteiro, de uma forma equilibrada; o esporte busca o equilíbrio e a melhora em força, mobilidade, flexibilidade e rendimento cardio-respiratório. Antônio ainda afirmou, que todos nós, possuímos nossas limitações, umas mais simples, e outras que exigem maior atenção, e que isso ele reconhece, no momento em que o aluno ou a pessoa, entra em sua empresa.
Explicou também, que todos os exercícios, podem e devem ser adaptados, para que todas as pessoas consigam treinar e obter os resultados esperados. Já atendeu, pessoas com grandes limitações, diz ter conseguido adaptar exercícios mais complexos e obteve bons resultados.
Com tudo o que foi observado e mais as informações obtidas na entrevista, pude constatar que atualmente as Pessoas com Necessidades Especiais, possuem hoje, uma sociedade que busca se adaptar para incluir em seu sistema o maior número de pessoas possíveis, assegurando sempre, condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, como pede a lei. Não foi notado, nenhuma “barreira” e nenhuma condição, que impossibilitasse alguma pessoa de ser atendida nesse local.
	.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais