Buscar

Apol nota 100 Direito Tributário e Metodologia da Pesquisa em Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Direito Tributário
Analise a citação abaixo.
“____________ não entrou em vigor na mesma data da Carta Republicana, e sim no primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o da Constituição de 1967, com a redação determinada pela Emenda nº 1, de 1969, e pelas posteriores, conforme dispôs o art. 34, § 5º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT. Este mesmo artigo, entretanto, determinou a vigência imediata dos arts. 148, 149, 150, I, 156, III, e 159, I, c, conforme seu §1º.”
De acordo com as palavras de Paulsen (2002, p. 16, grifo original), das alternativas abaixo, a que preenche corretamente a lacuna da citação apresentada é:
Nota: 20.0
	
	A
	O Novo Sistema Tributário Nacional
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 33), “o Novo Sistema Tributário Nacional não entrou em vigor na mesma data da Carta Republicana, e sim no primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o da Constituição de 1967, com a redação determinada pela Emenda nº 1, de 1969, e pelas posteriores, conforme dispôs o art. 34, § 5º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT. Este mesmo artigo, entretanto, determinou a vigência imediata dos arts. 148, 149, 150, I, 156, III, e 159, I, c, conforme seu §1º”.
	
	B
	A Competência Tributária
	
	C
	A Administração Pública
	
	D
	A Legislação Plena
Questão 2/5 - Direito Tributário
Após a vigência da Emenda Constitucional nº 29/2000, houve autorização constitucional para os municípios cobrarem o __________________ com apoio na capacidade contributiva. Fica, contudo, a certeza de que o princípio da capacidade contributiva foi, à época, infringido, sobretudo porque a única possibilidade de progressividade constitucionalmente prevista era de caráter extrafiscal, e não pessoal, como exigido pelos municípios brasileiros.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho apresentado.
Nota: 20.0
	
	A
	IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
	
	B
	IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 81), após a vigência da Emenda Constitucional nº 29/2000, houve autorização constitucional para os municípios cobrarem o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com apoio na capacidade contributiva. Fica, contudo, a certeza de que o princípio da capacidade contributiva foi, à época, infringido, sobretudo porque a única possibilidade de progressividade constitucionalmente prevista era de caráter extrafiscal, e não pessoal, como exigido pelos municípios brasileiros.
	
	C
	PIS (Programa de Integração Social)
	
	D
	CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)
Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
A pesquisa científica constitui-se em um procedimento sistematizado para a obtenção de respostas ao problema levantado. Para que a pesquisa seja desenvolvida é preciso aplicar métodos e técnicas. 
Assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza o método de pesquisa.
Nota: 20.0
	
	A
	É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento.
Você acertou!
Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação para a descoberta de novos conhecimentos. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Os principais métodos de abordagem que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo e dialético.
	
	B
	É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado.
	
	C
	São os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização das pesquisas.
	
	D
	Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência.
Questão 4/5 - Direito Tributário
Para Hugo de Brito Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), a redação do art. 97 do CTN nada mais é do que a “explicitação do princípio da legalidade, afastando qualquer dúvida que ainda pudesse existir”. O autor ainda afirma:
“Criar tributo é estabelecer todos os elementos essenciais. [...] Não basta que na lei esteja dito que o tributo fica criado. Na lei devem estar todos os elementos necessários a que se possa identificar a situação de fato capaz de criar a obrigação tributária e, diante de tal situação, pode determinar o valor atribuído correspondente.” (MACHADO, 2002, p. 88)
Sendo assim, tal princípio, sem a menor dúvida, desautoriza qualquer cobrança sem a estrita obediência, pois dele decorre a conclusão de que inexiste lastro legal, tampouco constitucional, à eventual tributação que preserve para tal mandamento. Essa deve ser a interpretação conjunta de quais princípios? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa que responde corretamente à questão.
Nota: 20.0
	
	A
	Princípios da legalidade e da tipicidade
Você acertou!
Segundo Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), essa deve ser a interpretação conjunta dos princípios da legalidade e da tipicidade, os quais se entrelaçam formando um exegético feixe de limitação ao poder estatal de tributar.
	
	B
	Princípios da alíquota
	
	C
	Princípios da lei ordinária
	
	D
	Princípios do administrativo tributário
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Sabemos que na busca por novos conhecimentos importante se faz a utilização de tecnologias de comunicação e informação. 
Assinale a alternativa que explica por que, nos dias de hoje, as habilidades para a busca e o uso da informação para a produção de novos conhecimentos são tão necessárias.
Nota: 20.0
	
	A
	Porque os acontecimentos científicos, não se constituem em novas descobertas mas a cópia de autores já consagrados para se atingir a excelência científica.
	
	B
	Porque a ciência só se desenvolve se novos conhecimentos surgirem ou forem aperfeiçoados.
Você acertou!
A Ciência evolui e se desenvolve quando os conhecimentos anteriores são aperfeiçoados e reinventados, a partir de novas informações e novas descobertas.
 
	
	C
	Porque não se consegue mais chegar a grandes descobertas, então tudo o que se conseguir, por meio das informações será bem-vindo.
	
	D
	Porque a Ciência só se desenvolve quando utilizamos novas informações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes