Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA AV1 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 843291)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo do IDH. Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados de que forma?
		
	
Resposta: São utilizados dados de renda "per capita", índices de Morbidade, de Mortalidade e de Nascimentos, de Longevidade, assim como informações sobre o nível de escolaridade das populações estudadas.
	
Gabarito: Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida; O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança; E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 871676)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A situação atual da pesquisa epidemiológica no Brasil e suas perspectivas futuras estão intimamente relacionadas com sua institucionalização. De que forma, no Brasil, a Medicina Tropical representou um marco na história da Epidemiologia e na sua institucionalização?
		
	
Resposta: Os médicos que praticavam a Medicina Tropical utilizavam técnicas e métodos usados na Europa, como exames de fluidos, o que era um avanço em termos de diagnóstico e tratamento de doenças naquela época. Esses novos métodos impulsionaram modificações na abordagem do tratamento das doenças, favorecendo e abrindo perspectivas institucionais no campo da Epidemiologia.
	
Gabarito: Os tropicalistas na época associavam as doenças tropicais à pobreza, à desnutrição, à ausência de saneamento básico e às más condições de vida de uma forma geral, descartando a hipótese miasmática, ainda usada naquela época.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 110215)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	 
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 110782)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	
	Não possuem relações com a doença.
	 
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	Agem no tratamento da doença.
	
	agem na etiologia do paciente.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 830886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	As decisões sobre mudanças nos hábitos de vida independem do acesso a fontes e fluxos de informação em saúde, embora o acesso à informação aumente o conhecimento e a capacidade de ação.
	
	Estilos de vida relacionados à saúde são fortemente influenciados por modelos familiares e carga genética.
	
	Embora o acesso e a qualidade da saúde sejam influenciados por fatores socioeconômicos, a alimentação não tem sido identificada como um fator determinante da saúde.
	
	O desemprego, o trabalho informal e a exclusão do mercado de trabalho estão associados a uma pior condição de saúde entre a população brasileira adulta, independentemente de características sociodemográficas, como escolaridade, renda e região de residência.
	 
	A urbanização e o crescimento do transporte e das indústrias servem como explicação para a exposição de grandes contingentes populacionais à poluição atmosférica.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 110781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indicador de saúde é uma variável que pode ser medida diretamente para refletir o estado de saúde das pessoas dentro de uma comunidade. O melhor exemplo é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que, baseia-se:
		
	 
	Fundamentalmente nos níveis de desenvolvimento econômico, social, educacional e de longevidade.
	
	Somente na renda Per Capita do país.
	
	No número de hospitais e leitos do país, fundamentalmente.
	
	Exclusivamente nos níveis de crescimento econômico e industrial.
	
	Na Capacidade de compra da população, sobretudo.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 108953)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	
	Infecção
	 
	Surto.
	 
	Epidemia.
	
	Pandemia.
	
	Endemia.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 122803)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de:
		
	
	Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	Confinar doentes nas Santas Casas de Misericórdia.
	
	Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
	 
	Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 122838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estabelecimento de compromissos sociais é essencial ao planejamento, visto que sociedades democráticas, interessadas em elevar a consciência sanitária da população e promover o exercício da cidadania, criam o ambiente político e institucional necessário à prática de planejamento em saúde que não se limita à produção de atos burocráticos. Sobre os interesses em comum entre a epidemiologia e o planejamento em saúde leia as afirmativas abaixo: I A produção de conhecimento sobre a situação de saúde é uma ação fundamental. II Ações para melhorar a qualidade de vida da população devem ser desenvolvidas. III Apenas a produção de conhecimento sobre doenças e agravos é relevante. IV A contagem de indivíduos doentes é a primeira ação a ser realizada. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 126118)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Notificação Compulsória está relacionada à comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária, representando a principal fonte de informação da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. Sobre a notificação compulsória é correto afirmar que:
		
	 
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
Os responsáveis por organizações e estabelecimento públicos e particulares de saúde e ensino não são obrigados a notificar casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória.
	
	Apenas profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
		 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes