Buscar

Estudo dirigido Carboidratos respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo dirigido – Carboidratos
Estabeleça um conceito para carboidratos. 
Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição. Apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções.
Qual a importância biológica dessas moléculas?
 Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Matéria prima de outras biomoléculas e apresentam função estrutural.
Quanto ao número de monômeros, como podem ser classificados os carboidratos? Cite exemplos. 
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos (1 molécula) ex. glicose, oligossacarídeos (pequeno número de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas), ex. sacarose ou em polissacarídeo (muitas unidades moleculares) ex. amido.
Com relação ao grupo funcional, quais os tipos de monossacarídeos existentes?
Os tipos de monossacarídeos existentes são as aldoses ou poli-hidroxialdeído (grupo funcional – aldeído) e as acetoses ou poli-hidroxicetonas (grupo funcional - cetona).
Como são chamados, genericamente, os carboidratos de 3, 4, 5, 6 e 7 carbonos?
Os monossacarídeos são chamados genericamente de Triose, Tetrose, Pentose, Hexose e Heptoses.
Explique a formação da ligação glicosídica.
Ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com outro carboidrato, com a liberação de uma molécula de água. Um exemplo é hemiacetal + álcool.
Quais são os tipos de anéis formados por carboidratos, após sofrerem ciclização? 
Os tipos de anéis formados são: glicofuranose e glicopiranose. 
Apresente a estrutura linear da D-glicose e a estrutura cíclica da α-Dglicopiranose e β-D-glicopiranose. Como ocorre a formação dessas estruturas cíclicas? 
 
A formação dessas estruturas cíclicas ocorre por causa de “dobramentos” da cadeia de carbonos que aproximam uma da hidroxila ao grupo carbonila, tanto nas aldoses como nas acetoses. Essa aproximação causa uma reação entre os dois grupos, o que resulta na estrutura cíclica (apenas em monossacarídeos de 5 ou mais átomos de carbono). 
 
Cite exemplos de dissacarídeos naturais, sua composição e onde eles ocorrem.
Os dissacarídeos naturais são a maltose (glicose + glicose) e a sacarose (glicose + frutose). A maltose é encontrada em cerais e a sacarose na cana-de-açúcar.
Qual a diferença entre homopolissacarídeos e heteropolissacarídeos?
A diferença é no tipo de monossacarídeos que os formam, o homopolissacarídeos é formado apenas por um tipo monossacarídeo, enquanto o heteropolissacarídeos é formado por diferentes tipos de monossacarídeos.
Descreva sobre os principais polissacarídeos existentes na natureza, suas características, composição e funções.
São exemplos de polissacarídeos: Glicogênio, amido e celulose. O amido é a reserva energética dos vegetais e se divide em amilose (constituída por glicose mantida pela ligação α-1,4 glicosídica) e amilopectina (formada de glicose mantida por ligações α-1,4 e α-1,6). 
O glicogênio é a reserva energética dos animais (formado de glicose mantida por ligações α-1,6, só que mais ramificadas que amilopectina). 
A celulose forma a parede celular das células vegetais e, também, apresenta cadeias individuais reunidas por pontes de H, que dão às plantas fibrosas sua força mecânica (formada por ligações de glicose β-1,4).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais