Buscar

Trabalho escrito (CK)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Primeira entrega do trabalho final da disciplina
EAD – 0762 Fundamentos de Excelência em Operações
Profº Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes
Aline F. Machado - 9813970
João Vitor Veiga de Castro - 9299000 
Juliana Nasi Mendes - 9815912
Lais Lopes Rocha - 9814988
Pedro Paulo Silva – 9815586
Descrição da empresa
A Calvin Klein é uma empresa de vestuário sofisticado, criada em 1968 nos Estados Unidos pelo estilista cujo nome designa a marca. Atualmente a marca atua globalmente e, no Brasil, está dividida em diferentes segmentos como a Calvin Klein Jeans e a Underwear. 
O conjunto de segmentos que formam a marca no Brasil é uma parte do grupo de grifes PVH Corporation, que é uma das maiores empresas de vestuário do mundo e que engloba gigantes da moda como Bass, Speedo e Tommy Hilfiger. Atualmente a Calvin Klein está presente no Brasil contando com mais de 2000 lojas multimarcas, 43 lojas próprias, 66 franquias e loja online; sendo todos estes canais controlados exclusivamente pela PVH desde 2009. Para atender as especificidades do mercado brasileiro, a marca conta com 18 estilistas focados na criação de coleções exclusivas para este nicho de mercado, porém com todos os detalhes devidamente alinhados com a matriz em Nova York; outro aspecto relevante é a busca por inovação no Brasil, seja nas cores e modelos que se diferenciam em partes do modelo americano ou até mesmo nos canais ( o primeiro site oficial de vendas da CK foi criado aqui no país).
O mercado da Calvin Klein na América Latina representa apenas 3% do mercado mundial, sendo o total de vendas distribuído em: 60% América do Norte, 19% Europa e 18% Ásia. Como estratégia de negócio a marca atualmente aposta na diversificação de seu portfólio, sobretudo aumentando e aprimorando a sua gama de vestuário, acessórios, roupas íntimas femininas e jeans. Além disso, a marca continua perseguindo canais de crescimento, como o comércio digital e o varejo; para o alcance destes objetivos a marca tem investido esforços em evoluir a cadeia de suprimentos (supply chain) para aumentar a eficiência e posicionar a marca para o crescimento global.
A receita em 2015 segundo relatório de administração da companhia foi de 2.923 milhões de dólares, sendo as receitas sempre crescentes, levando-se em conta os dados dos dois anos anteriores (2.797 mi em 2013 e 2.859 mi em 2014). O EBIT (earnings before interests and taxes) foi de 434 milhões de dólares, sendo este também acompanhado de uma trajetória que culminou para um acentuado crescimento em 2015, evidenciada pelos resultados anteriores (431 mi em 2013 e 401 mi em 2014), somente do ano de 2014 para 2015 o crescimento foi de 33 mi.
2. Processo Produtivo
A Calvin Klein Brasil produz coleções específicas para o mercado brasileiro, se diferenciando da do restante do mundo, mas sem fugir do conceito adotado pela sede americana. 
O processo produtivo se inicia com um grupo de estilistas da marca viajando cerca de um ano antes pelo mundo, buscando tendências em festas, eventos, street style e semanas de moda que possam servir de inspiração para uma coleção e que se enquadrem no perfil dos consumidores brasileiros. Após essa viagem, os estilistas responsáveis por cada linha da Calvin Klein produzem os croquis, que são enviados para a central americana da empresa, responsável pela aprovação de cada produto e pelo estabelecimento de preço.
A partir do consentimento da Vice-Presidente da Calvin Klein US, é iniciada a produção das peças piloto. A produção é 100% terceirizada, sendo que 96% das peças são fabricadas no Brasil e os outros 4% em países como Peru e Bangladesh. A escolha dos fornecedores é extremamente rigorosa, pois a empresa não admite a chamada “quarteirização”, muito comum na produção têxtil, além de prezar pela qualidade, já que os preços de venda da marca são relativamente altos. 
Concluída a produção das peças piloto, devem ser novamente aprovadas pela central americana. Após aprovadas, é realizado um showroom com cerca de 3000 SKUs, apresentando a próxima coleção aos lojistas, cerca de 3 meses antes dessa coleção ir para as lojas. Essa apresentação dura cerca de 30 dias e é o momento em que os lojistas fazem suas encomendas, apresentando as peças e as quantidades desejadas de cada SKU. Pode-se dividir os lojistas em quatro categorias, sendo essas os quatro canais de distribuição da empresa: e-commerces, licenciados, lojas multimarcas e lojas próprias.
Após o showroom terminar e todas as encomendas serem registradas, essas seguem para os fornecedores para começarem a serem produzidas. Em cerca de 40 dias todas as peças precisam estar prontas para serem encaminhadas a todos os pontos de venda da marca e para a Calvin Klein Brasil começar a receber o pagamento desses clientes. 
A empresa prioriza ter grande controle sobre seu processo produtivo, pois qualquer ilegalidade, defeito e atraso pode manchar a imagem da marca, atrapalhar todo o processo de venda e trazer eventuais prejuízos.
Fotos Showroom:
	3. Problema encontrado
	A Calvin Klein vende por 4 canais: Lojas próprias, E-commerce, Multimarcas e Licenciados (semelhante à franquia). O problema encontrado está na inadimplência desses dois últimos canais. Eis uma lista de agravantes:
O porte desses canais é muito variado, podendo ser um empresário com vasto conhecimento no ramo ou apenas uma loja.
Para aumentar as vendas, a Comercial busca canais em todas as regiões do país. Dessa forma, os clientes estão pulverizados e muitos em regiões remotas, com vendas muito pequenas.
Entre o começo Showroom e o recebimento das peças têm 90 dias, prazo no qual muitos canais se tornam inadimplentes. Dessa forma, esses fizeram o pedido quando ainda tinham crédito e o pedido é aprovado.
Há conflito de agência entre entre a Comercial, que precisa vender mais, e a Tesouraria, que precisa combater a inadimplência
	O resultado é que mesmo com uma área de crédito eficiente, muitos clientes fazem pedidos e não pagam. Assim, milhares de peças ficam paradas, necessitando um rearranjo de canais pela área comercial
	O grupo teve acesso a uma gravação de uma empresa de cobrança tentando um acordo com uma empresária dona de uma loja no interior do Ceará. Já foram feitas inúmeras propostas e a empresária não honrou com nenhuma. O volume de peças vendidas a ela foi grande e todo o valor já está provisionado como perda. Os custos e o tempo de uma ação na justiça são grandes e não há garantia de que a empresária possui patrimônio em seu nome ou em nome da empresa.
	Em suma, o problema está na forma como as peças são vendidas para os canais e como isso acarreta inúmeras possibilidade de inadimplência. 
4. Mapeamento do Processo
O mapeamento do processo de produção da Calvin Klein foi feito no software BizAgi:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais