Buscar

APOL 1 Comunicação Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir, a qual aborda sobre a comunicação humana:
O ser humano sempre buscou formas de notificar fatos e de comunicar histórias. Assim sendo, a comunicação humana é vista como interação social e abrange três formas distintas (Pimentel, 2017, p. 18).
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam, corretamente, as três formas distintas da comunicação humana:
I. Interpessoal.
II. Direta.
III. De massa.
IV. Organizacional.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I, III e IV.
Alternativa correta é a letra "c".
Comentários:
As três formas distintas da comunicação humana são: interpessoal, de massa e organizacional (Pimentel, 2017, p. 18). A afirmativa II está incorreta, pois se refere a um jeito que a comunicação interpessoal ocorre, que é através da conversa informal, esta conversa pode ser direta (uma pessoa falando com a outra) ou mediada (por meio de instrumentos, como: internet, telefone), ver em Pimentel, 2017, p. 18.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 18
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	Apenas a IV.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores (LAUDON; LOUDON, 2010 e ABREU; RESENDE, 2013). Na tabela abaixo são apresentados os níveis funcionais da gestão e os tipos de decisões tomadas em cada um deles.Agora, analise as informações constantes na tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita (tipos de decisão), de acordo com os níveis apresentados na coluna da Esquerda (Nível Funcional), na sequência assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
sequência correta:3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 34).
	1 Nível operacional
	(3 ) acontecem, por exemplo, quando a diretoria executiva decide fazer a aquisição de uma concorrente, ou se inserir em um novo mercado.
	2 Nível tático ou gerencial
	(1 ) ocorrem, por exemplo, quando um gerente de produção resolve substituir um equipamento que vem apresentando níveis de falha acima da média.
	3 Nível estratégico
	( 2) ocorrem, por exemplo, quando um gerente de marketing decide lançar uma campanha para a promoção de uma nova linha de produtos.
	 
	(3 ) os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas quem impactam os rumos da organização em longo prazo.
	 
	(1 ) são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato.
	 
	(2 ) as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos.
 
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Observe a charge a seguir:
FONTE: https://portfeevale2012.wordpress.com/page/2/. Acesso em 09/07/2017.
 Cada ocasião enfrentada pelas pessoas no seu dia-a-dia acaba exigindo que estas utilizem uma linguagem diferente. Neste sentido, para que haja efetividade na comunicação, emissores e receptores devem considerar o nível de linguagem, isto é, a adaptação da mensagem de acordo com o grupo social em que se está inserido.
Considerando a charge e o conteúdo sobre os níveis de linguagem apresentado na Aula 01 da disciplina de Comunicação Organizacional, pode-se afirmar que a charge ilustra uma situação de uso da linguagem:
Nota: 20.0
	
	A
	Coloquial ou popular.
	
	B
	Gíria.
	
	C
	Culta ou padrão.
	
	D
	Regional.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “D”. Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 01 (intervalo de páginas – 24 até 25) observa-se que a variação linguística utilizada na charge é a linguagem regional, pois apresenta a forma de falar com expressões próprias e sotaques, constituindo o regionalismo (forma de expressão de determinada região).
	
	E
	Vulgar.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto organizacional contemporâneo, a informação, e a sua utilização, passou a ter um papel de destaque nas ações e nas estratégias de empresas de todos os setores. Neste sentido, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) As tecnologias digitais influenciaram a forma de fazer gestão nas empresas contemporâneas ao transformarem informações em registros digitais, que podem ser processados eletronicamente.
(  ) As informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios, aumentando o volume de tarefas manuais repetitivas para os processos de registro e armazenagem de dados e informações.
(   ) Os formatos digitais da informação facilitam a sua transferência e gestão dentro das empresas, mas, mesmo assim, a informação só é útil quando chega até as pessoas que delas precisam na hora certa.
(  ) A capacidade de comunicação efetiva nas organizações, o que facilita a circulação das informações, é resultado de interação entre pessoas, computadores, softwares e redes de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V; V; F; V;
	
	B
	V; V; V; F;
	
	C
	V; F; V; V;
Você acertou!
Justificativa: A partir do conteúdo estudado em aula, disponível no livro base da disciplina, verifica-se que apenas a segunda afirmativa é falsa, uma vez que as informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios justamente por reduzirem o volume de tarefas humanas repetitivas dentro das organizações, e não por aumentarem. As demais afirmativas estão corretas em função das novas configurações sociais e empresariais, conforme evidenciado no conteúdo disponível nas páginas 20 a 22 da obra do prof. Eleutério (2015).
	
	D
	F; V; V; V;
	
	E
	F; F; V; V.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização. Desta forma, em cada etapa onde são manipuladas, as informações circulam entre pessoas e sistemas.
A este processo dá-se o nome de:
Nota: 20.0
	
	A
	Gestão da informação;
	
	B
	Sistemas de informação;
	
	C
	Controle de acesso à informação;
	
	D
	Fluxos informacionais;
Você acertou!
Resposta: ‘d’
Justificativa: “As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). Em cada etapa na qual as informações são manipuladas, estas circulam entre pessoas e sistemas, seguindo fluxos específicos, denominados fluxos informacionais” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 19).
	
	E
	Redes de comunicação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais