Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO� UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANA PAULA BORGES DA SILVA SILVEIRA RU: 1107541TURMA 2014/08
MARINALVA VIEIRA SCHMITZ RU: 1104762 TURMA 2014/07
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL
DOIS VIZINHOS- PR
2017�
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANA PAULA BORGES DA SILVA SILVEIRA RU: 1107541TURMA 2014/08
MARINALVA VIEIRA SCHMITZ RU: 1104762 TURMA 2014/07
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado UTA – Historicidade Módulo B - fase I.
Tutor local: Caroline Aparecida Dias
Centro associado: PAP Dois vizinhos PR.
DOIS VIZINHOS- PR
2017
 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 A ESCOLA ESTAGIADA	4
3 CONSULTA AO PROGETO POLITICO PEDAGOGICO	4
4 ANALISE CRITICA A REPEITO DO PLANO DE AULA E A DOCÊNCIA	5
4.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL	5
4.2 CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS	6
4.3 CARACTERIZAÇÃO PEDAGOGICA	6
5 PLANO DE AULA	7
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS	9
ANEXOS	10
FICHAS DE FREQUENCIA	12
�
1 INTRODUÇÃO
Estágio é o período onde é necessário visitar uma instituição para desenvolver aperfeiçoamento profissional, é uma atividade que o aluno aproveita para colocar em prática o aprendizado que adquiriu no curso.
Esta visita foi realizada nos meses de Maio e Junho do ano de 2017 pelas alunas do curso de pedagogia Ana Paula Borges e Marinalva Vieira Schmitz na Escola Municipal Clovis da Cunha Vianna localizada no município de Boa Esperança do Iguaçu no período matutino.
Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. 
Os objetivos do estágio supervisionado são de contextualizar a teoria estudada com a prática docente e as metodologias de ensino utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, refletir sobre o papel do docente frente às situações adversas do cotidiano escolar, ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar, verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para a realização do estágio a metodologia adotada foi: visita a instituição de ensino, leitura e pesquisa do projeto político pedagógico, observação da rotina e atividades desenvolvidas no cotidiano da escola e observação na sala de aula do 4° ano. O estágio supervisionado tem grande importância na formação do futuro professor, pois é na prática que se desenvolve um conhecimento mais amplo e realmente aprende como realmente funcionam.
O presente trabalho vai ser dividido em quatro itens distintos, o primeiro deles é investigação da escola, o segundo item é consulta ao projeto político pedagógico, o terceiro analise crítica a respeito da relação entre o plano de aula e a realização do mesmo. O último item será apresentado sobre o Plano de aula.
2 ESCOLA ESTAGIADA
A escola Municipal Clovis cunha Vianna é na Rua das Araucárias numero 203 no bairro Esperança no município de Boa Esperança do Iguaçu Paraná, atende etapas de educação infantil e ensino Fundamental ela não tem alunos inclusos na instituição. O contado com a escola pode ser através do telefone (46)3537 – 1227 ou do e-mail: escolamunicipalbi@hotmail.com, os horários de funcionamento no período matutino das 07h40min ás 11h40min e no período vespertino das 13h30min ás 17h: 30min. A instituição atende um total de 243 alunos de ensino Fundamental E Educação Infantil. O prédio é novo, com8 salas de aulas, secretaria, sala da psicóloga, sala dos professores, sala da diretora, biblioteca, cozinha, banheiros, 1 sala de artes, a iluminação é ótima cada uma das salas possui um ar condicionado, boas condições higiênicas, tem disponível computadores para melhor aprendizagem dos alunos, na decoração consta varias atividades relacionadas a arte realizadas pelos próprios alunos. O estágio foi realizado no período de 02/06/2017 á 19/06/2017.
3 CONSULTA AO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA INVESTIGADA
Segundo o Projeto Político Pedagógico de 2013 que é o utilizado na escola foi possível identificar a concepção de educação adotada pela escola para ela a escola tem um papel importante na evolução do processo de aprendizagem de cada cidadão que consegue passar por uma instituição educativa, cuja função é orientar e prepará-los socialmente.
O homem é considerado enquanto sujeito histórico, o seu cotidiano, os conflitos estabelecidos entre as diferentes classes sociais, culturais e políticas que se transformam formando um cidadão ativo e participativo na sociedade. O papel do professor profissional eles são profissionais cuja ação influi de modo significativo na constituição da subjetividade de seus alunos como pessoas e formações de cidadão, formando-os numa dimensão social e pessoal.
Na concepção de sociedade se vive em um mundo de modificações aceleradas, em que a única certeza que podemos cultivar é que o dia de amanhã será forçosamente diferente do de hoje. A concepção de homem procura estruturar o que se entende do sujeito tanto físico como social, tendo à intenção de desenvolver ao aluno a consciência e o sentimento de pertencer a terra, de modo que possa compreender a interdependência entre os fenômenos e seja capaz de interagir de maneira crítica, criativa e consciente com o seu meio natural e social. Na concepção de educação o homem se difere dos animais, pois não nasce com suas capacidades desenvolvidas.
A Educação está ligada diretamente a esta capacidade, pois sem dúvida é parte do processo que humaniza o homem propiciando assim o desenvolvimento de todas as suas capacidades.
4 ANÁLISE CRÍTICA A RESPEITO DO PLANO DE AULA E A DOCÊNCIA
O planejamento tem como o objetivo proposto, estimular o aluno para que se desenvolva de modo global alcançando metas ao final de cada bimestre. Entre uma das dificuldades percebidas na elaboração do plano de aula foi preparar em uma aula que chamasse atenção do aluno para o conteúdo a ser trabalhado.
A falta de disciplina de alguns alunos atrapalha o andamento da aula fazendo com que os outros alunos se dispersam com facilidade e às vezes demoram mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas, mas com o total domínio do conteúdo trabalhado o aluno se sente mais motivado a participar e interagir com os colegas na atividade proposta nós como professores temos que ter uma postura segura.
4.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
A sala estagiada tem um tamanho adequado para o número de alunos que nela continha, a escola é um prédio novo com ótimas instalações, boa iluminação e bem limpa, na decoração a professora procura deixar o ambiente mais aconchegante e estimulante.
Nas paredes mais especificamente continha o alfabeto ilustrado, tabuada, cartaz com as palavrinhas mágicas, gráficos, calendário, trabalhos expostos feito pelos alunos, mural com os aniversariantes do mês e regras de convivência, os alunos são distribuídos em 4 filas de 4 carteiras cada fila 16 alunos no total.
No que se refere ao mobiliário da sala se descreve em uma mesa e cadeira para cada criança e para a professora, uma estante para os livros do cantinho da leitura, dois armários sendo todos num bom estado de conservação, a sala possui ar condicionado, os recursos tecnológicos estão disponíveis na biblioteca para quando precisar.
4.2 CARACTERIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
	A professora observada é formada em Pedagogia possui pós-graduação em Educação Especial, Psicopedagogia institucional e Clínica e Libras. Tem 8 anos de experiência em sala de aula. Ela acredita que o ensino fundamental
nas escolas brasileiras pode melhorar e usar mais recursos tecnológicos seria um bom estímulo para os educandos, por exemplo, em muitas escolas se vê computadores abandonados sem acesso a internet, sendo que seria uma ótima ferramenta para auxiliar o professor e motivar os alunos.
	 O total de alunos na turma estagiada é de 17 é 8 do sexo masculino e 9 do sexo feminino, a atitude dos alunos em relação às aulas. Na sala de aula, as crianças recebem estímulo o tempo todo a se expressar.
Os recursos materiais utilizados durante as aulas desenvolvidas foram quadro, cadernos, livros didáticos, apostila Positivo e atividades impressas pela professora. A educadora consegue promover um ambiente de aprendizagem significativa, orientando e intervindo no processo de ensino/aprendizagem.
4.3 CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICA
A nossa observação referente ao estágio foi realizada no 4° ano onde atua a professora Debora que nos recebeu atenciosamente. Ela trabalha basicamente diariamente com a apostila da Positivo fornecida pela prefeitura Municipal, no primeiro dia que fomos na sala ela estava trabalhando com a matemática, passou de carteira em carteira carimbando os cadernos de todos, especificando quem fez ou quem deixou de fazer a tarefa.
A seguir ela organizou os alunos para que fossem até o quadro três de cada vez para que eles realizassem a correção juntamente com ela das questões que cada um tinha levado para casa, contas de multiplicação e divisão, neste dia foi trabalhado também geografia sobre os limites territoriais.
Nos dias seguintes do estágio ela trabalhou leitura, o dia de São João, com música e receita do quentão infantil, também trabalhou com eles sobre quem foi Monteiro Lobato. Ouviu a tabuada um a um enquanto o restante da turma resolvia cálculos de multiplicação em seguida trabalhou o sistema monetário onde apresentou a eles variados tipos de moedas e algumas cédulas em papel trazidas por ela. 
No ultimo dia de observação trabalhamos em conjunto a professora a história do Brasil baseado do plano de aula elaborado pelas estagiárias, com o uso do celular as crianças visualizaram diversas imagens e foi explicado a eles um pouco da história do nosso país, na seqüência foi solicitado que registrassem em um papel A4 a imagem que mais lhes chamou a atenção.
Durante as aulas de observação às formas de exposição de conteúdos predominantes foram: Dialogada, expositiva e leitura. Os recursos utilizados foram: livro didático, interpretação com textos, papel A4, lápis de cor, quadro de giz, apostila. Não foram utilizados recursos áudio visuais.
Quanto á metodologia empregada as aulas foram observadas e ministradas com coerência de acordo com os conteúdos planejados e ensinados, dando aos indivíduos um olhar mais critico reflexivo da sociedade. Ao interagir com os alunos durante as aulas foi possibilitado suporte para aqueles que necessitavam sempre que solicitadas, na sala estagiada não tem alunos com necessidades especiais.
5 PLANO DE AULA
1 IDENTIFICAÇÃO
a. Estagiários: Ana Paula e Marinalva
b. Escola: Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna
c. Disciplina: História
d. Turma: 4° ano B
e. Professor(a) regente: Débora Thomaz de Miranda
2 CONTEÚDO: História do Brasil
3 OBJETIVOS�: Conhecer a história de nosso país e o poder do nosso povo.
4 SÍNTESE DO ASSUNTO: Iniciar o tema com a realização de uma sondagem para averiguação de qual é o conhecimento em que a criança já tem sobre o assunto que será abordado, oralmente questionar o que é o Brasil para você? Quem faz parte de nosso país? Quem mora nele? Quais as características das pessoas que moram neste país?
Anotar no quadro todas as respostas dadas pelos alunos, a fim de confrontar sobre esse tema, ao final do estudo, o conhecimento prévio com os conhecimentos adquiridos durante essa atividade.
DESENVOLVIMENTO DA AULA: Após esta primeira reflexão sobre o Brasil mostrar aos alunos diferentes imagens dos diferentes povos, que habitam no país. Indagar: como nosso país foi formado? Quais os povos que auxiliarão na sua construção? Explicar que para facilitar a compreensão da história os historiadores, usam a divisão do tempo em séculos.
Para tanto, neste estudo será usada a divisão por período, para conhecer a história do Brasil. Ressaltar os fatos relevantes dentro da história do nosso país para auxiliar na consolidação da aprendizagem da turma sobre o tema.
RECURSOS: Folha sulfite, lápis, lápis de cor, imagens com o uso do celular.
AVALIAÇÃO: Entregar uma folha sulfite branca e pedir a eles que registrem a imagem que mais lhes chamou atenção por meio de desenho e de pintura.
6 CONSIDERAÇÕES� FINAIS
Ao concluir a Prática de Estágio Supervisionado no ensino fundamental podemos compreender a importância do estágio para formação do profissional, durante o pouco tempo em que passamos na escola podemos observar uma rotina escolar expressa através das suas dificuldades e atividades realizadas com êxito.
Não basta apenas ter o conhecimento, é preciso relacioná-lo á realidade, e o estágio é a oportunidade de efetivamente estabelecer esse relacionamento, compreendendo que os estudos, pesquisas e investigações somente têm sentido quando associados na realidade social, esta que não se mostra de imediato, para entendê-la é necessário o estudo cuidadoso e aprofundado.
O estágio é uma grande contribuição para enriquecer a futura prática, uma fase onde os conhecimentos adquiridos, servirão para experiência que deverá ser utilizada no decorrer do percurso do futuro professor. É nessa etapa do curso que são plantadas as primeiras sementes na vida do educando. Porém, essa primeira semente nunca deve parar de evoluir, pois vivemos em uma sociedade que está em constante desenvolvimento.
A oportunidade do estágio é fundamental na formação do futuro profissional, pois é a maneira de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências na prática que até então apenas encontrava em seus estudos, é a oportunidade de conhecer melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino.
A observação é um momento importante de análise metodológica e conhecimento do campo de estágio. Os principais objetivos são conhecer as regras que regem as aulas, bem como a dinâmica entre professor e aluno no processo de ensino aprendizagem de língua materna.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Celso. “Educação Infantil: prioridade imprescindível”, Cidade, Ed. E, ano, p.32.
LOHN, Ana Paula, FRANÇA, Fernanda. Editora Positivo. Brasil, meu Brasil Brasileiro! Planejamento para disciplina de História. 2010. Endereço eletrônico: http://www.editorapositivo.com.br/planos-de-aula/brasil-meu-brasil-brasileiro/. Acesso em 28 de Ago de 2017, às 14:58 horas.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. PDF; Endereço eletrônico file:///C:/Users/User/Downloads/10542-40790-1-PB.pdf. Acesso em 28 de Ago de 2017 às 13:45 horas.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Municipal Clovis da Cunha Vianna. Boa Esperança do Iguaçu, 2013.
SILVA,Mônica Caetano Vieira da, URBANET, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex,2009.
ANEXOS
ANEXO I
RECEITA DE QUENTÃO INFANTIL
Modo de Preparo
Coloque água em uma panela e deixe ferver.
Coloque o chá preto e apague o fogo.
Deixe descansar 5 minutos com a panela tampada.
Coar.
Acrescente os demais ingredientes, misture e leve ao fogo por 5 minutos de fervura.
Sirva quente em canequinhas com borda de açúcar.
ANEXO II
FICHA DE FREQUÊNCIA
�Formate corretamente seu texto.
�Devem ser no mínimo 3.
Melhore, aprofunde, trace paralelos entre o que você estudou e o que vivenciou.
�
�
�
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais