Buscar

POSTAGEM 1 PEIEC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM QUIMICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Aluno(s): HELOISA CASSIA DA SILVEIRA RA 1730369
POLO OURO FINO
2018
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1 Identificação
a) Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca
b) Avenida Cyro Gonçalves, 441
c) (35) 3441 1044
d) Secretaria do Estado da Educação
2 Análise crítica do ambiente físico
a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
 Sim, possui uma boa localização, onde 70% dos alunos residem em bairros próximos a escola, e 30% dos alunos moram em zona rural.
b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica? 
 Sim, a escola possui uma quadra poliesportiva e um pátio amplo e coberto, além de duas salas com amplo espaço para apresentações de trabalhos, e teatro. As propostas pedagógicas estão sendo sempre discutidas e aprimoradas para o melhor desempenho dos alunos e dos professores.
c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
 A escola funciona como ensino médio, além de contar com várias salas de aulas com torno de 35 alunos em cada, a mesma conta com laboratório, biblioteca com um amplo espaço para estudos. Com isso a escola atente sua demanda de ensino, sendo bem elaborada o espaço físico. 
d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
 Não existem salas ambientes.
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
a) Que atividades são desenvolvidas?
 A biblioteca é destinada para pesquisas, e leituras. O laboratório é destinado a aulas experimentais de química e biologia.
b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
 Ambos são utilizados pelos alunos e professores. A utilização é frequente.
c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
 Sim, as salas são muito organizadas, há recursos de mídia disponíveis aos usuários.
d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
 As aulas ministradas nestes locais na instituição são bem produtivas e o equipamento funciona corretamente.
e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
 A Escola é muito bem conhecida pela fanfarra, que faz muito sucesso no feriado de 7 de setembro, onde a rua principal da cidade fica chegada para o desfile das escolas.
3 Características da gestão escolar.
a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
 A cada final de bimestre a direção e os professores se reúnem e discutem sobre as propostas didáticas que serão oferecidas aos alunos.
b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?
 O conselho de escola é formado por professores, pais e alunos, que se reúnem em assembleia geralmente uma vez ao mês e discutem diversos assuntos como aplicação de verbas escolares, projetos pedagógicos e problemas sociais.
c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
 As assembleias têm por um de seus objetivos trazer o maior contato da comunidade em decisões que possam ser importantes no ambiente escolar, mas, infelizmente, a participação e interesse por parte dos pais ou responsáveis é pouca, e quase sempre faltam as reuniões.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
 As supervisoras e a direção da escola sempre se esforçam para trazer a participação de pais de alunos, no âmbito escolar, nas assembleias e reuniões, algo que não tem sido valorizado pela comunidade.
4. Organização administrativa e pedagógica
a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?
b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
 Não são oferecidos cursos.
 A escola conta com o Ensino Médio (1° ao 3° ano) com 18 turmas com total de 626 alunos, funcionando em dois turnos que de acordo com o calendário escolar seguem a determinação da secretaria da educação: 
	Ensino Médio
	07h00min as 11h30min
	Manhã
	Ensino Médio
	19h30min as 23h00min
	Noite
c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?
 O orientador pedagógico é o responsável pelo horário dos professores. As horas, as atividades e reuniões são feitas fora do horário de funcionamento da escola.
d) Como são elaborados os planos de ensino?
 São elaborados conforme a Proposta Curricular da Educação do Estado de Minas Gerais nos seus princípios metodológicos.
e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?
 O sistema de avaliação é continuo e visa o desenvolvimento intelectual dos alunos.
 São aplicadas provas orais e escritas, trabalhos individuais ou em equipes, tarefas, atividades em classe, atividades extraclasse. O sistema de recuperação acontece durante o ano letivo através de aulas, com tarefas, exercícios, trabalhos em classe e extraclasse, ministrados pelos professores.
f) Como se dá a comunicação da escola com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma vir à escola? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são feitas?
 A comunicação é feita durante a reunião de pais e professores, que é realizada bimestralmente. Sempre há reuniões de pais, mais nem sempre parte dos responsáveis não vão a reunião. As informações são sempre passadas para os responsáveis dos alunos, para que possa estar sempre sabendo de tudo que se passar durante o ano letivo escolar.
g) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
 O aspecto mais relevante é que a escola possui a sala de reforço que é destinada aos alunos que tem mais dificuldades no aprendizado.
5. Outras atividades desenvolvidas pela escola
a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente?
 Não possui.
b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?
 Não possui.
c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)?
 Não desenvolve estes programas.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
 Na escola é realizado a “FEIRA DO CONHECIMENTO” durante uma semana, todos os alunos se grupam dividindo a sala entre 4 equipes, para cada equipe, são sorteados temas diferenciados em todo ano, como por exemplos, profissões, exposição de desenhos, natureza, etc... A escola é aberta para o público ir visitar a feira.
Todos os anos, entre junho é realizado a tradicional festa junina, conhecida como festa de São João, com quadrilha, dança, brincadeiras, em que os alunos e os professores ajudam a realizar a festa, para arrecadar fins para a melhoria da escola... Em que os pais, os alunos e a comunidade participam.
6. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola.
 O levantamento foi realizado através de conversas informais, com alguns alunos e professores em horários de recreio.
 Os alunos no geral acham que a escola é boa e a aprovam seus métodos de ensino. 
 Em relação ao espaço físico, consideram boas as instalações das salas de aulas, banheiros, pátio, biblioteca, a quadra de esporte. 
As meninas gostariam que além das atividades esportivas como futsal, e vôlei, houvesse aulas de dança na escola. Os meninos gostariam que houvesse campeonatos e mais atividades relacionadas ao esporte.
Entretanto não houve nenhuma reclamação referente a escola.
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
1. Localização geográfica
 A comunidade se localiza no Sul de Minas, no estado de Minas Gerais. A cidade de Ouro Fino está situada a 452 km da capital de
Belo Horizonte, tendo como municípios limítrofes: Jacutinga, Monte Sião, Pouso Alegre, Poços de Caldas. O acesso dos municípios vizinhos é pela MG- 290.
 
2. Equipamentos sociais
 Na região há aproximadamente 35 escolas, sendo elas públicas. Possui, postos de saúdes, hospitais, escolas municipais, uma faculdade, bibliotecas municipais, ginásio de esportes, inúmeras praças com atividades esportivas, como pista de caminhada, pistas de skate, equipamentos de ginastica.
3. Densidade demográfica
 A região de Ouro Fino possui aproximadamente 34.000 habitantes, sendo considerada populosa. 
4. Perfil econômico da população
 A comunidade é formada por comerciantes, operários, autônomos, funcionários públicos, categorizados como classe média.
5. Uso predominante do solo
 O uso do solo é misto, pois a ocupação do solo é feita por residências, industrias, comércios, lavouras de cafés, áreas rurais.
6. Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola. 
 O levantamento foi realizado através de conversas informais, com a população, em geral observou-se um grande contentamento, orgulho e aprovação do trabalho que a escola realiza, como as festas, a feira do conhecimento, enfim, a população elogiou a estrutura física da escola, classificando-a como excelente, devido à boa aparência de limpeza e organização. A escola é muito conhecida na região, na cidade de ouro Fino é a única escola pública do ensino médio.
A escola é vista como um segundo lar, onde muitos se alegram de estar, desfrutam do melhor que ela pode dar. Em cada ano que passa uma qualidade na educação do nosso município vem cada dia se aperfeiçoando. A escola é um ambiente que, se bem aproveitado tem um futuro maravilhoso pela frente, mesmo sendo de educação pública as escolas possuem professores qualificados e livros didáticos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes