Buscar

POSTAGEM 2 PEOP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM QUIMICA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Aluno(s): HELOISA CASSIA DA SILVEIRA RA 1730369
POLO OURO FINO 
2017
Introdução
Este trabalho refere-se a um projeto pedagógico de um ambiente não escolar através das disciplinas de Química, Artes e Educação Física, realizado em local público na Praça do Berrante com estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca em Ouro Fino, MG. A principal questão que subsidiou esta pesquisa foi a de identificar aspectos que caracterizassem os dois ambientes de aprendizagem e as suas contribuições para a educação. 
As atividades propostas pelos alunos foram planejadas e realizadas em praça pública. Os alunos fizeram uma vasta busca sobre experimentos e conteúdos que visavam criar abordagens pedagógicas, voltadas para as crianças e adultos de diferentes idades, fazendo assim uma intervenção pedagógica voltada para o coletivo.
 Objetivos	
2.1 Objetivos Gerais
• O Projeto têm por objetivo levar aos educandos uma forma de aprendizagem holística, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, a valorizar e respeitar a diversidade cultural, a criar novas formas de aprendizagem e interação com as crianças, adolescentes e jovens; proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras;
• Debater conjuntamente com os beneficiários do projeto, os responsáveis pela escola e demais pessoas que auxiliarem o projeto e as possíveis soluções para os problemas apresentados;
• Criar novas foras de aprendizagem e interação com as crianças, adolescentes e jovens.
• Promover o aprendizado dos alunos.
2.2 Objetivos Específicos
• Interação social entre alunos;
• Apreciar apresentações de Dança e Músicas;
• Proporcionar a interação das atividades de monitoria com os projetos escolares;
• Promover encontros e elaborar cada vez mais projetos que contam com a participação deles;
• perceber a diversidade nas expressões culturais das danças regionais.
• possibilitar ao aluno conhecimentos que a sala de aula não permiti; 
• Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade.
Desenvolvimento
3.1 Revisão Bibliográfica
Continuamente somos requisitados a tomar decisões envolvendo assuntos relacionados com a química, pois a mesma está presente em vários produtos e participa de vários processos no nosso dia a dia tais como: “fornecimento de energia, alimentos, meio ambiente e poluição, processos biológicos, medicina, processos industriais, fabricação de novos materiais” (KLACHQUIN, 2002, p.220). Portanto, falar sobre e conhecer a química se faz cada vez mais necessário, especialmente por meio do ensino formal, o qual pode ser potencializado pelos espaços não formais (E-nãoFormais)1 de modo ampliar a divulgação e o interesse científico das pessoas. Aprender ciências auxilia as pessoas a interpretarem os fenômenos químicos em seu cotidiano, assim como compreender melhor a linguagem cientifica.
“Alvarenga e Sommerman demonstraram a importância de se considerar o que existe “entre” e “além” das fronteiras das disciplinas, criticando o paradigma dominante, considerado redutor da realidade. De acordo com os autores, adotar um olhar pluri, inter e transdiciplinar possibilitam “[...] abrir perspectivas para caminhos na direção de uma ‘linguagem científica’ mais ampla, que se aproxime cada vez mais e mais da natureza e da complexidade que se reveste nosso objeto de trabalho” (ALVARENGA; SOMMERMAN, 2005, p.27). ”
 “A escola é um dos alicerces da educação, da cidadania e da formação de uma nação. É por meio dela que a criança inicia sua educação, sua integração social, seus relacionamentos e seus potenciais, ou seja, relações complexas que se estendem por toda vida (LIBERAL 2005).”
Ao vivenciar a Arte o indivíduo entra em contato com uma manifestação social que se converte em pessoal (VYGOTSKY, 1998), dessa maneira, social e pessoal se encontram. Almeida retifica o pensamento de Vygotsky ao apresentar que, “as artes são produções culturais que precisam ser conhecidas e compreendidas pelos alunos, já que é nas culturas que nos constituímos como sujeitos humanos” (2001, p. 15). Essa interação, social e pessoal, provoca reflexões acerca de si e do outro.
Analisando tais autores, conclui-se o quanto é importante a elaboração de um projeto que incentive a permanência dos alunos na escola e o seu interesse em aprender. De acordo com Lortie, a prática educativa não se restringe à sala de aula, na medida em que é relacionada, diretamente, a outras práticas.
3.2 Procedimentos Metodológicos
3.2.1 Ambientes e Público Alvo
O projeto é destinado aos alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca. A escola localiza-se na Avenida Cyro Gonçalves, Centro na cidade de Ouro Fino, MG.
O ambiente não escolar escolhido para realizar o projeto de trabalho de aproveitamento pedagógico, é a Praça do Berrante. O local conta com um ginásio poliesportivo que é utilizado para práticas de esportes, apresentações de bandas de música e dança, sempre aberta para palestra de saúde e educação. Consta com um parque infantil ao ar livre, e o mais importante o monumento que dá o nome à praça – O Berrante -, com 16 metros de comprimento, que faz alusão á música do Menino da Porteira.
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
- Química: Ciências Naturais
- Educação Física: Esporte coletivo
- Artes: Dança, Música
3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas
Na disciplina de Química, os alunos mostraram em cartazes e em maquetes sobre ciências naturais como o vulcão, terremotos, tensão superficial reações químicas.
Nesta etapa os alunos receberão o conteúdo do projeto na sala de aula e mostrarão ao público sobre as ciências naturais.
Na disciplina de Educação física os alunos serão levados a perceber que, os esportes coletivos exigem a participação efetiva de cada membro para se atingir um objetivo.
cada grupo pesquisará um esporte coletivo. A pesquisa deve conter: a modalidade coletiva, a origem, as funções dos membros da equipe. Durante o evento a equipe organizará um esporte coletivo para ser praticado pelos alunos.
Já na disciplina de artes, os alunos irão mostrar sobre as danças brasileiras que a cultura humana manifesta a sua diversidade nas expressões artísticas. Para isso, o professor conduzirá uma reflexão acerca da diversidade cultural da dança, os alunos conhecerão através da pesquisa, as danças regionais brasileiras.
Cada grupo pesquisará uma dança regional para ser executada, pelos alunos. A pesquisa deve conter: região de origem, tipo de dança, a técnica da dança.
3.2.4 Cronograma das atividades
O projeto tem duração de uma semana, de segunda a sexta das 08:00 às 11:00 e no período da noite das 19:00 às 22:00. Podendo ser realizado durante todo o ano letivo e também sendo repetido nos anos seguintes.
4. Avaliação
O presente estudo é uma tentativa de mostrar o mundo que a Educação Física pode proporcionar em questões de desenvolvimento social e benefícios que esta pode proporcionar aos educandos dentro das atividades socioeducativas, em desenvolver atividades que estimulem o crescimento pessoal e social da criança/adolescente no contra-turno escolar. Procurou-se também abordar um pouco sobre a história da Educação Física e algumas das suas perspectivas dentro da educação social, resultando, daí, estratégias de combate à exclusão e promoção da Educação Física, demonstrando que a criança/adolescente pode desenvolver uma visão do mundo como sujeito de direitos, deveres e práticas dentro dos seus cotidianos.
Espera-se que os alunos despertem um maior interesse pela sua aprendizagem, melhorem seu comportamento e seu desenvolvimento
no âmbito escolar, envolvam - se nos projetos e se empenhem em participar e que se sintam valorizados dentro do ambiente escolar e familiar. 
É esperado ainda que os conteúdos trabalhados acrescentem nas suas respectivas e futuras formações profissionais e lhe tragam informações e conhecimentos novos. 
O aluno, se empenhado e determinado, conseguirá entender o respeito mútuo e valorização das diferenças. Com esse entendimento, o comportamento dos alunos dentro da comunidade escolar poderá melhorar significativamente.
5. Considerações finais
A proposta deste trabalho é a através das ciências naturais, da dança, e da música, a desenvolver no do aluno a Imaginação sociológica, ou seja, a capacidade de se imaginar como parte de uma sociedade maior, se percebendo como ser que pode ser afetado pelas mudanças nesta. 
Tendo em vista os aspectos apresentados, o projeto “Novas práticas educacionais” é um complemento da função da escola e seu objetivo principal é o incentivo para que possamos permanecer nela.
A integração das disciplinas de Química, Educação Física e Artes proporcionará ao aluno uma expansão do assunto, conduzindo-o naturalmente ao processo de formar a sua própria consciência moral e ética.
6. Referências
• http://www.educacaofisica.com.br/escolas/crescimento-e-desenvolvimento2/o-papel-da-educacao-fisica-no-desenvolvimento-humano/
• BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf >. Acesso em 26/10/2015.
• LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? In: SOUZA, Juliana Campos Sabino de, SOUSA, Edvaldo Alves de. A importância da escola na formação do cidadão: algumas reflexões para o educador matemático. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/educadormatematico.asp >. Acesso em 28/10/2015.
•SILVA, Wanderlei da; BOKUMS, Raquel Maia. Prática de ensino: Observação e Projeto. Disponível em: http://ead.unipinterativa.edu.br >>. Acesso em 08/10/2015.
• GOHN, M. G. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 2001.
• Portal. Mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf
	• http://educameto.blogspot.com.br/2011/06/inclusao.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes