Buscar

6º sem Desafio profissional Pedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
�
SumÁrio
3INTRODUÇÃO	�
41 PROJETO DE INTERVENÇÃO	�
41.1	Projeto Ver para crer,.	�
41.2	Nome da escola : Escola Municipal Profº Mario Lago 	�
41.3	Público alvo : Alunos da EJA entre 25 e 35 anos.	�
41.4	Empresa parceira: Cleaning Produtos para Limpeza S.A.	�
41.5	Pedagogo responsável: Marlene Souza	�
41.6	Objetivos:.	�
41.7	Desenvolvimento............................................................................................�
1.8 	Fundamentação......................................................................................................4
51.9	Metodologia.	�
62. PALESTRA: “ VER PARA CRER”	�
83. PRATICAS DO PROJETO: “ Ver para Crer”	�
9CONCLUSÃO	�
�REFERENCIAS..........................................................................................................10
�
INTRODUÇÃO
O Projeto “Ver para Crer foi desenvolvido pela empresa Cleaning produtos para Limpeza S.A. com objetivo de capacitar jovens e adultos para que alcancem maior capacitação profissional. E através deste projeto vem oferecendo aos alunos da Escola Municipal “Professor Mario Lago” matriculados na “EJA” Educação de Jovens e Adultos, para participarem de uma visita a empresa com objetivo de motiva-los a se capacitarem profissionalmente para um mercado de trabalho que está a cada dia mais competitivo. Incentivando os a não achar que basta apenas uma educação básica, mostrando que a capacitação profissional pode abrir portas para novos conhecimentos.
Sabemos que a EJA é uma modalidade de ensino para jovens e adultos que não tiveram acesso á escola regular ou que por algum motivo não concluíram o ensino na idade própria. Este curso é destinado aos jovens acima de 15 anos de idade, regulamentado pela secretaria de educação. 
Durante a visita na empresa os alunos participarão de uma palestra que abordará a importância da qualificação profissional, participarão de dinâmicas em grupo, faram visitas ao chão de fábrica e assistirão um vídeo institucional.
1 Projeto de intervenção
 o projeto “Ver para Crer”, tem como objetivo motivar os alunos a se qualificarem profissionalmente utilizando a EJA como uma ferramenta para alavancar futuro profissional.
Nome da escola: Escola Municipal Professor Mario Lago
Público alvo: Alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos entre 25 e 35 anos.
Empresa parceira: Cleaning Produtos para Limpeza S.A.
Pedagogo responsável: Marlene Souza.
Objetivos: Através do projeto “Ver para Crer” almejamos estimular os Jovens e Adultos a buscarem novos conhecimentos e garantirem melhor colocação no mercado de trabalho.
A metodologia aplicada no projeto será através de palestras, dinâmicas, vídeos institucionais e visita à fábrica.
A lei de diretrizes e bases da educação (ldb) 9.304, de 1996, no artigo 37, nos traz a preocupação em garantir a continuidade e acesso aos estudos por aqueles que não tiveram oportunidade em idade própria. O parecer ceb/2000, regulamentou “as diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos’’ (ceb nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000.), preconiza que a eja então não possui mais a função de suprir somente a escolaridade perdida, mas sim a função reparadora, qualificadora e equalizadora, e é garantida dessa forma na legislação..
Paulo Freire como o grande responsável dela implantação da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e seu método de alfabetização tinha o pensamento de que a escola deveria ensinar o aluno a “ler o mundo” para obter transformações, tendo em vista que se o aluno não souber a realidade do mundo em que vive não é possível lutar em busca de melhorias
A temática “Ver para Crer” será apresentada de forma que eles possam visualizar que realmente através do conhecimento poderemos alcançar novos objetivos na vida.
2. palestra: “ Crer para ver”
 
 
3. pRATICAS DO PROJETO: “ ver para crer”
Visita ao laboratório
Os estudantes serão conduzidos ao laboratório da empresa acompanhados pela pedagoga Marlene Souza que demonstrará na pratica a importância da especialização para trabalhar neste setor, como saber ler e escrever, conhecer matemática, noções de pesos e medidas, e habilidade para manusear produtos químicos para obter um produto de qualidade. 
Video institucional.
 Os estudantes serão encaminhados a sala de reuniões, onde assistirão um vídeo institucional que mostrará funcionários que se capacitaram com o incentivo da empresa e que já participarem do projeto “Ver para Crer” e conseguiram uma promoção.
Dinâmica: “Ser ou não ser”
Objetivo: Induzir os alunos sobre sua profissão atual e o que lhes impedem de progredir profissionalmente
Material: pranchetas, papel e caneta (para cada participante)
- Serão entregues duas folhas de papel e uma caneta para cada aluno
- Na primeira folha o aluno terá que escrever sobre sua profissão atual e qual profissão que deseja atuar.
- Na segunda folha irá listar o que está impedindo alcançar seu objetivo.
- Logo após convidar cada aluno a ler sua folha... 
- Após leitura perguntar ao aluno o que ele sente em relação ao papel que está listado os obstáculos e o que ele quer fazer com aquele papel (exemplo: rasgar, amassar) e incentiva-os a fazer.
Finalizar a dinâmica pedindo para que cada um relate qual a sensação de ter eliminado os obstáculos que os impede a buscar seus sonhos e objetivos.
CONCLUSÃO
Através deste projeto conhecemos um pouco sobre a EJA Educação de Jovens e Adultos e brevemente conhecer seu precursor Paulo Freire e o seu conceito de alfabetização que relata que deve ser aplicada baseando-se no dia-a-dia do aluno, nas experiências de vida.
Os alunos que frequentam uma sala da EJA se sentem discriminados por várias formas, por não terem frequentado a sala de aula na idade correta, por estarem em uma condição menos favorecida na sociedade e profissionalmente falando ocupando cargos com salários menores por falta da escolaridade e capacitação.
Diante desta realidade a empresa Cleaning Produtos para Limpeza S.A. juntamente com a Escola Municipal Profº Mario Lago criou o projeto “Crer para Ver” com objetivo de motivar os alunos a se qualificarem para obter melhores resultados profissionais através de dinâmicas aplicadas, vídeos e palestra apresentadas. 
REFERENCIAS:
CORREA, Fabiana, O que um profissional precisa para ser considerado qualificado? Disponível em: http://capitalhumano-fgv.com.br/o-que-um-profissional-precisa-para-ser-considerado-qualificado/ acesso em 13 set. 2017
COSTA, Claudia Borges. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho: trajetória histórica de afirmação e negação de direito à educação. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 10 n. 15 p. 5983 jul./dez. 2013. Disponível em: < http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/viewFile/2403/1448>. Acesso em: 13 set. 2017.
ROGATTIERI, Marilza, Ensino médio e educação profissional, desafios da integração. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001923/192356por.pdf Acesso em 02 set. 2017.
https://www.youtube.com/watch?v=GLq3jC3ECfk Acesso em 04 set. 2017
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE Pedagogia
desafio profissional
Projeto Ver para Crer.
Cidade
2017
Projeto: Ver para Crer.
Desafio profissional apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas da 5ª série do Curso de Pedagogia.
Tutor a Distância: 
Cidade
2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais