Buscar

redacao prova afa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
�PAGE �2�
Estamos lhe apresentando duas propostas temáticas para que, a partir da escolha de uma delas, você desenvolva a sua redação. Após fazer sua escolha, construa seu texto, valendo-se dos elementos da coletânea necessários à elaboração, bem como das experiências que a vida já lhe proporcionou.
Atenção:
Faça sua redação com o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30.
O uso dos textos de apoio não deve limitar-se à mera transcrição.
Seu texto deve ser escrito em prosa.
PROPOSTA TEMÁTICA 1: Dissertação argumentativa
Dos inúmeros problemas sociais que assolam o país, a violência é o que mais aflige a população hoje. Recentemente, os belenenses, acuados por bandidos, assaltantes de banco, viveram sua sexta-feira de horror. Em uma universidade carioca, uma jovem estudante teve sua vida e seus sonhos dilacerados por uma bala.
Como resolver esse problema?
Responda a essa pergunta, com base na sua leitura de mundo e dos textos de apoio, completando dissertativamente a seguinte afirmação:
Textos de Apoio:
 (...) Há décadas existem análises das causas da criminalidade violenta, sendo descabido lembrá-las neste artigo. Tais estudos indicam ser o grande problema das cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes a ausência do Estado, a ausência física de seus agentes nas áreas de periferia e a completa falta de assistência médica, judiciária, sanitária, educacional, sem lazer e viabilidade de convivência sadia, restando como único divertimento o boteco. Ausente o Estado, instala-se a lei do mais forte e a criminalidade semi-organizada ou organizada assume o seu papel. (...)
	(...) O terror penal cria um clima de violência institucional, passando à sociedade a lição da legitimação da violência como a única resposta à complexa questão da criminalidade, sem resultados práticos senão o de exacerbar os ânimos de vingança e de ódio, com a divisão do país em dois pólos, o eixo do bem e o eixo do mal, sendo que a ética dos homens do mal passa a dirigir a conduta dos homens do bem, que agem como tais ao impor penas cruéis e ao aplaudir as cenas do massacre no filme “Carandiru”, como já aconteceu. Perde-se a dimensão ética e tudo passa a ser válido: todo mal é justificado na luta contra o mal, inclusive matar fria e injustificadamente.
A ética do bandido não pode forjar a resposta estatal. Cumpre, portanto, conclamar os parlamentares a parar para pensar e produzir uma legislação penal dirigida pela razão, como o farão na votação das reformas tributária e previdenciária, adotando como diretriz a análise desapaixonada, cobrando medidas de política criminal de cunho social e o combate à corrupção de agentes do Estado, sempre ligada ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.
É esse o móvel do movimento contra o terror penal, que já reúne mais de uma centena de profissionais do direito e várias entidades de classe e de estudo do direito penal.
(Miguel Reale Júnior. Folha de São Paulo, 07/05/03)
PROPOSTA TEMÁTICA 2: Narração
Num domingo chuvoso, Lígia remexia em um baú de guardados, quando encontrou uma foto esmaecida. À medida que lia a dedicatória e contemplava a foto, lágrimas se confundiam com os pingos de chuva batendo na vidraça.
Por que Lígia chora?
	
Dê asas a sua imaginação para construir um texto narrativo que responda a essa pergunta e atenda às seguintes recomendações:
1. Personagens: Lígia, o homem da foto e outras, se necessárias.
2. Foco narrativo: 3ª pessoa
Tempo: presente e passado distante
Espaço: urbano
�
Agência Estado
�
Cartaz do filme Carandiru
Cursos Superiores de Formação Específica – Processo Seletivo 2003 – 2º semestre

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais