Buscar

Milton Friedman- Fichamento os Grandes Economistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Nesse trabalho tivemos como objetivo aprofundar os nossos conhecimentos a respeito dos economistas mais influentes da nossa sociedade, cada um destes deixou um legado nos séculos em que viveram.
As teorias aplicadas por cada autor podem ser aplicadas atualmente em questões econômicas, seus ideais estão fortemente presentes na sociedade do século XXI, em escala global.
Além disso, é possível compreender um pouco mais sobre a biografia, legado e teoria de cada um desses economistas.
MILTON FRIEDMAN
CONTEXTO HISTÓRICO
Milton Friedman nasceu em 1912, na cidade de Nova York. Esteve inserido no contexto das grandes guerras e da crise de 1929.
Milton Friedman foi um brilhante economista americano, emérito da Universidade de Chicago o qual, ao lado de Keynes, se tornou um dos maiores pensadores da Economia no século XX. Considerado um economista de cunho liberal, Friedman contesta diversas ideias atreladas ao keynesianismo no que se referem, principalmente, as intervenções estatais com o intuito de regulamentar os mercados, o desemprego involuntário bem como as relações entre inflação e empregabilidade.
TEORIA DO RENDIMENTO PERMANENTE
Friedman defende que o aumento do rendimento não necessariamente resulta em um aumento de consumo nas famílias economicamente desfavorecidas. A hipótese adquire dimensões interessantes a partir do momento em que refuta, a princípio, as políticas monetárias de incentivo à expansão da atividade em detrimento do consumo das famílias. O rendimento total de um indivíduo é dividido em componente permanente e componente transitório. O componente permanente se caracteriza pelos bens estáveis de um indivíduo ao longo do tempo (patrimônio, bens duráveis, etc); já o componente transitório está vinculado a uma conjuntura acidental ou inesperada atrelada a aumentos salariais (ganhos em aplicações financeira, redução tributária). O componente transitório é instável em relação a permanente. 
Ao contrário de Keynes, Friedman acredita que a alta do componente transitório do rendimento não tem efeito imediato sobre o consumo, apenas o rendimento permanente determina o nível do consumo.
TAXA DE EMPREGO NATURAL
Friedman, rompendo com as ideias de Keynes de que o desemprego seria involuntário e, sim que é atrelado à demanda mercantil, propõe o desemprego como um fenômeno natural.
Ou seja, a cada momento existe um nível de taxa de desemprego moldada pela instabilidade do mercado de trabalho. 
 O desemprego natural não seria, entretanto, um fenômeno isento de soluções. Friedman propõe: flexibilização das leis trabalhistas e uma menor intervenção do Estado, a fim de que o mercado por si só absorva a demanda de empregos. 
CURVA DE PHILIPS
A curva de Phillips tradicionalmente é uma interpretação funcional da relação indiretamente proporcional entre taxa de desemprego e inflação. O entendimento clássico associa um maior índice de empregabilidade a um aumento nas taxas inflacionárias a partir do momento em que a expansão do poder de consumo assola a demanda por produtos tornando-os mais escassos conforme ditam as leis da oferta e da procura; o entendimento inverso de que um menor índice de empregabilidade causaria arroxo inflacionário também seria verídico.
PROLONGAMENTOS
Prolongamentos:
Durante a crise de 1964 referentes à triplicação do preço do petróleo as ideias de Milton ganharam força na medida em que começa a se difundir a defesa de uma menor intervenção do Estado na Economia.
Nos EUA Ronald Reagan deu início a uma polícia de diminuição do papel do Estado na década de 80 retomando os valores da sociedade atrelados à poupança, o trabalho e o investimento. Reduziu a carga tributária bem como os gastos orçamentários com programas sociais.
Na Inglaterra Margaret Thatcher implantou uma política expressiva de controle da massa monetária bem como uma expressiva ofensiva contra os sindicatos e uma política de privatização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais