Buscar

Cargos e salario apol

Prévia do material em texto

Recompensas financeiras são reflexos do trabalho executado pelo empregado; dessa forma, podem ser classificadas como diretas e indiretas.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde às recompensas financeiras diretas.
Nota: 10.0
	
	A
	Salário direto, prêmios e comissões são formas de recompensas financeiras diretas.
Você acertou!
Salário direto, prêmios e comissões são formas de recompensas financeiras diretas. (Página 29 do livro base)
	
	B
	Plano de benefícios, convenções coletivas e serviços sociais oferecidos pela empresa consistem em recompensas financeiras diretas.
	
	C
	O descanso semanal remunerado, as gratificações, os adicionais consistem em recompensas financeiras diretas.
	
	D
	Participação nos lucros, horas extras e férias consistem em recompensas financeiras diretas.
Questão 2/10 - Gestão de Cargos e Salários
O salário representa a troca entre direitos e responsabilidades recíprocos entre empregado e empregador, podendo ser classificados em salário nominal, efetivo, complessivo, profissional, relativo e absoluto.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa referente ao salário efetivo:
Nota: 10.0
	
	A
	Refere-se ao valor pago legalmente, exatamente como consta no registro da carteira de trabalho, e pode ser expresso em hora, dia, semana ou mês.
	
	B
	Diz respeito ao valor recebido pelo empregado já com os descontos legais.
Você acertou!
Salário efetivo: diz respeito ao valor recebido pelo empregado já com os descontos legais. (Página 24 do livro base)
	
	C
	Pode compreender valores adicionais, como hora extras, adicionais etc.
	
	D
	É o montante final, aquele que o colaborador recebe já com todos os descontos, o qual chamamos de salário líquido.
Questão 3/10 - Gestão de Cargos e Salários
A remuneração total consiste na soma do salário estipulado por meio de contrato, que pode ser mensal, por hora ou por tarefa, entre empregado e o empregador.Existem três componentes da remuneração total: remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.
Analise as opções abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) Remuneração básica abrange o pagamento fixo que o funcionário recebe regularmente, na forma de salário mensal ou salário por hora.
(   ) A concessão de benefícios é representada pelos bônus ou participação de resultado, funcionam como recompensas concedidas pela organização a funcionários que apresentam bom desempenho.
(    ) Os incentivos salariais abrange o seguro de vida, seguro de saúde refeições subsidiadas etc.
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F - V
	
	C
	V – V - F
	
	D
	V – F – F
Você acertou!
A sequência correta é V – F – F Remuneração básica abrange o pagamento fixo que o funcionário recebe regularmente, na forma de salário mensal ou salário por hora. Os incentivos salariais são representados pelos bônus ou participação de resultado, funcionam como recompensas concedidas pela organização a funcionários que apresentam bom desempenho. A concessão de benefícios está relacionada ao seguro de vida, seguro de saúde refeições subsidiadas etc. (Páginas 27 e 28 do livro base)
Questão 4/10 - Gestão de Cargos e Salários
Remuneração fixa corresponde aos salários previamente definidos, pagos mensalmente ou por hora. Essa modalidade de remuneração é a mais utilizada, pois gera maior segurança, tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Além da remuneração fixa, existem outros tipos, como: remuneração variável, remuneração por desempenho, remuneração por tempo de casa etc.
Referente à remuneração variável, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a modalidade de remuneração utilizada pelas pequenas empresas para cargos em níveis operacionais, que apresentam baixo grau de responsabilidade e desempenho.
	
	B
	É a modalidade de remuneração utilizada pelas empresas para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados.
Você acertou!
Remuneração variável é a modalidade de remuneração utilizada pelas empresas para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados. (Página 31 do livro base).
	
	C
	Consiste em pagar ao colaborador o equivalente à sua entrega final, ou seja, conforme o desempenho atingido em relação ao trabalho realizado.
	
	D
	É o adicional pago em função do período que o colaborador trabalha na empresa e pelo período que ele ocupa determinado cargo. Esse modelo pode oferecer progressão salarial quando ocorrem promoções internas.
Questão 5/10 - Gestão de Cargos e Salários
Os passos ou etapas envolvidas no processo de análise de cargos levam em conta o fato de que as empresas estão em constante processo de mudanças. Para tanto, é necessário que os cargos sejam redefinidos, reescritos e realinhados constantemente para acompanhar as mudanças organizacionais.
Referente aos seis passos do processo de análise de cargos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
1 - Preparar a especificação dos cargos.
2 - Examinar a estrutura da organização e a quantidade de cargos.
3 - Coligir os dados necessários para a análise de cargos.
4 - Definir a metodologia de coleta de dados para análise de cargos.
5 - Selecionar os cargos a serem analisados.
6 - Preparar a descrição dos cargos.
(   ) Passo 1
(   ) Passo 2
(   ) Passo 3
(   ) Passo 4
(   ) Passo 5
(   ) Passo 6
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6
	
	B
	1 – 3 – 4 – 2 – 6 – 5
	
	C
	2 – 3 – 4 – 6 – 5 – 1
	
	D
	2 – 4 – 5 – 3 – 6 – 1
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 4 – 5 – 3 – 6 – 1. Passo 1: Examinar a estrutura da organização e a quantidade de cargos. Passo 2: Definir a metodologia de coleta de dados para análise de cargos. Passo 3: Selecionar os cargos a serem analisados. Passo 4: Coligir os dados necessários para a análise de cargos. Passo 5: Preparar a descrição dos cargos. Passo 6: Preparar a especificação dos cargos. (Página 38 do livro base).
Questão 6/10 - Gestão de Cargos e Salários
Ao longo do processo de análise de cargos são empregados alguns termos técnicos, como: tarefa, função, cargo etc.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde ao termo “tarefa”:
Nota: 10.0
	
	A
	Tarefa existe como um conjunto de elementos que requer esforço humano para determinado fim.
Você acertou!
Tarefa existe como um conjunto de elementos que requer esforço humano para determinado fim. (Página 39 do livro base).
	
	B
	Tarefa é o conjunto de atividades que cada indivíduo executa na instituição.
	
	C
	Quando há um conjunto de funções similares, forma-se a tarefa, que é entendido como um grupo de funções idênticas na maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.
	
	D
	Tarefa é composta pelo acúmulo de várias funções.
Questão 7/10 - Gestão de Cargos e Salários
O equilíbrio interno e equilíbrio externo são formas de obtenção do desejado equilíbrio organizacional referente à administração de cargos e salários.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – O equilíbrio interno é definido pela equidade salarial entre os cargos dentro de uma única organização.
II – O equilíbrio externo ocorre por meio da equidade salarial em relação ao mercado de trabalho e ao segmento de atuação da organização.
III – O equilíbrio externo é alcançado quando as diferenças salariais entre os cargos são proporcionais às exigências requeridas para a execução de tarefas diferentes entre os ocupantes.
IV – O grande desafio das organizações consiste em balancear os dois tipos de equilíbrio, de modo que haja consistência na estrutura salarial.
Nota: 10.0A
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	??Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas. A alternativa III corresponde ao equilíbrio interno. (Página 30 do livro base).
	
	D
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
Questão 8/10 - Gestão de Cargos e Salários
Cada indivíduo contribui de forma única para a organização, investindo tempo e dedicação para atingir um objeto comum da equipe de trabalho e também da empresa. Em decorrência disso, o empregador para ao colaborador salários que podem variar de acordo com o tempo investido, o resultado do trabalho e, ainda, o salário-tarefa.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, corretamente, as lacunas do trecho a seguir.
O valor pago de acordo com o tempo durante o qual o colaborador permanece a serviço da empresa chama-se ____________________, podendo ser dimensionado por hora, semana, quinzena ou mês.
Já o __________________ é proporcional à produção do colaborador ou ao atingimento de metas, como: vendas, produção de bens e materiais, serviços etc.
A combinação dos modelos de salários citados anteriormente é denominada __________________, caracterizada pelo fato de o salário e a jornada de trabalho serem definidos pelas metas de produtividade.
Nota: 10.0
	
	A
	salário por unidade de tempo – salário por resultado – salário nominal.
	
	B
	salário por unidade de tempo – salário relativo – salário nominal.
	
	C
	salário por unidade de tempo – salário por resultado – salário tarefa
Você acertou!
O valor pago de acordo com o tempo durante o qual o colaborador permanece a serviço da empresa chama-se salário por unidade de tempo, podendo ser dimensionado por hora, semana, quinzena ou mês. Já o salário por resultado é proporcional à produção do colaborador ou ao atingimento de metas, como: vendas, produção de bens e materiais, serviços etc. A combinação dos modelos de salários citados anteriormente é denominada salário tarefa, caracterizada pelo fato de o salário e a jornada de trabalho serem definidos pelas metas de produtividade. (Página 25 do livro base)
	
	D
	salário por produção – salário por resultado – salário tarefa
Questão 9/10 - Gestão de Cargos e Salários
A descrição do cargo é “o relato das tarefas descritas de forma organizada” (PONTES, 2006, p. 47).
Além da descrição de cargo, no processo de análise de cargos, existe também o termo especificação do cargo.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa corresponde ao termo especificação do cargo:
Nota: 10.0
	
	A
	Envolve a especificação do conteúdo dos cargos de gerência, dos métodos de trabalho e das relações com empregados do setor de produção.
	
	B
	É o relato dos requisitos, responsabilidade e incômodos impostos ao ocupante do cargo.
Você acertou!
Especificação do cargo: é o relato dos requisitos, responsabilidade e incômodos impostos ao ocupante do cargo. (Página 41 do livro base).
	
	C
	Envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com demais cargos.
	
	D
	É o conjunto de cargos que se assemelham quanto à natureza do trabalho.
Questão 10/10 - Gestão de Cargos e Salários
Muitas são as maneiras pelas quais podemos conceituar “salário”, as quais dependem da forma como a remuneração é aplicada ou da maneira como ela se apresenta para o empregado e para o empregador.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de salário.
Nota: 10.0
	
	A
	Salário é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo corpo funcional, face a um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente definido.
Você acertou!
Salário é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo corpo funcional, face a um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente definido. (Página 24 do livro base)
	
	B
	Salário é uma contraprestação pelo insumo fornecido por um stakeholder a uma organização.
	
	C
	Salário é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo fornecedor, face a uma matéria-prima num espaço de tempo previamente definido.
	
	D
	Salário é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo empregador, face a um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente indefinido.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes