Buscar

estagio completo 5° semestre.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LIDIA OLIVEIRA DA SILVA CAMPOS – RA: 2841258450
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO 
ITAPECERICA DA SERRA – SÃO PAULO 
2017
LIDIA OLIVEIRA DA SILVA CAMPOS – RA 2841258450
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental.
ITAPECERICA DA SERRA – SÃO PAULO 
2017
 Existem alguns alunos que tem dificuldade em ler e escrever, mas a escola desenvolveu grupos de apoio onde em tempos livres um professor se dispõe para aplicar algo mais reforçado para os demais, pois necessitam de uma atenção maior em relação aos estudos. Assim aproveitam a oportunidade de repassar as matérias que os alunos não conseguiram aprender na aula passada e explicam de uma forma melhor.
Aos finais de semana a escola desenvolveu também um projeto chamado escola da família onde atende a comunidade escolar e local propiciando atividades educativas, esportivas e recreativas com auxílios de universitários de instituições e cursos diversos.
OBSERVAÇÃO NA ESCOLA
Em questão da escola, por ser pequena e infelizmente e não ter os recursos necessários os professores se esforçam ao máximo para o desenvolvimento do aluno. A escola é composta por: 4 salas de aula, secretaria, pátio externo e interno, quadra aberta, refeitório, cozinha, sanitário para aluno e professores. Por ser uma escola de pequeno porte os professores adaptaram vídeo e TV em uma única sala.
 Por estratégia a escola mantem alguns livros na sala para que todos mantenham um tempo de leitura. Na sala do primeiro ano contem 25 alunos o total era de 28, mas foram para outra escola, todos com idade entre 5 e 6 anos. 
A professora costuma ler historias durante a leitura, os alunos são bem atentos a tudo o que esta sendo contado e no final da historia fazem varias perguntas, logo em seguida ela passa algumas atividades e costuma corrigir as matérias da aula passada. Quando terminam as atividades a professora costuma fazer uma revisão de toda matéria que ela havia passado para esclarecer todas as duvidas que os alunos ainda possam ter. 
A professora esta trabalhando a interpretação de texto e a escrita.
Depois de todas as duvidas estarem esclarecidas a professora faz algumas dinâmicas bem divertidas com a participação de cada aluno.
 Nos demais dias pude observar um evento ocorrido em algumas salas de aula. A semana de apresentação de teatro e mimicas que trouxe aos alunos maior interesse e participação, as apresentações eram realizadas dentro da sala, onde eram afastada todas as carteiras deixando o centro da sala livre. A professora trazia alguns objetos para ajuda-los na improvisação.
 Algo que me chamou muito atenção é a forma de como os alunos se comportam a partir do momento em que se adaptam com os colegas na sala, não que deixem de ser comportados, mas passam a ser agitados. 
 Todos querem expor suas duvidas ao mesmo tempo. Todos querem dizer ou fazer algo ao mesmo tempo, e as vezes acabam criando situações desnecessárias entre eles.
 Durante o estagio pude acompanhar algumas aulas do segundo ano com a professora Adi. Nesse tempo pude observar a diferença de comportamento dos alunos, por ser o segundo ano são bem mais desenvolvidos em questão de algumas coisas, por estarem mais tempo na escola adquiriram mais conhecimento e são bem agitados.
 Observei também que o segundo ano é bem atento as matérias, são crianças espertas e muito participativos por sinal. A sala é composta por 26 alunos. 
Nesse meio tempo observei a forma de como a professora aplicava suas matérias, como ensinava os demais e a achei um pouco rígida com os alunos. Acredito que em certo ponto é necessário pegar mais firme, para que o desenvolvimento seja melhor, mas achei desnecessário o excesso de gritaria da professora com a classe.
4) 
IV) Recursos
 Nesta aula utilizaremos cartolina, lápis, jornais, revistas. 
V) Avaliação e/ou fixação 
 A avaliação será feita em grupo 
 Faremos utilização da folha sulfite e do lápis
Avaliação e/ou fixação 
A avaliação será realizada por meio da atividade proposta neste plano e colada no caderno, quando os cadernos forem corrigidos.
Recursos
 Lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor.
Avaliação e/ou fixação 
 A avaliação será feita através de algumas perguntas que o professor ira entregar para cada aluno para que possam responder o que lhe chamou mais atenção durante a aula.
6)
IV)Recursos
 Nesta aula utilizaremos papel sulfite, lápis, tesoura para recortes.
V)Avaliação e/ou fixação 
 A avaliação será feita através da atividade onde as crianças irão mostrar o que desenvolveram através do desenho e com os nomes das formas. 
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Lidia Oliveira Da Silva Campos
RA: 2841258450
Curso: Pedagogia 
Semestre: 5°Semestre 
Ano: 2017
Inicio do Estágio: 27/03/2017
Término do Estágio: 10/04/2017
Instituição Concedente do Estágio 
Nome da Instituição: Escola Estadual Luiz Schunck 
Endereço: Av. Luza Augusto Correa n°1300
Bairro: Vila Schunck Cidade: Embu – Guaçu – SP 
Responsável pela Escola: Celso Hose 
INTRODUÇÃO
Esse trabalho trata-se de um relatório sobre o Estágio No Ensino Fundamental, realizado na Escola Estadual Luiz Schunck , estabelecida na Av. Luza Augusto Correa, Embu- Guaçu Estado de São Paulo, no período de 27/03/2017 á 10/04/2017 no turno vespertino junto a turma do 1 Ano com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos no curso de Pedagogia da Anhanguera Educacional UNIDERP.
O Objetivo do estágio é cumprimentar a formação e adquirir conhecimento e experiência através de prática realizada em sala de aula. Assim, podendo entender com mais intensidade as teorias e as ações das aulas.
Será descrito as observações e intervenções em sala de aula com o professor, também conterá no relatório a respeito da relação do aluno e do professor, o uso da atividades e avaliações, planejamento de aulas, a rotina dos alunos não só com o professor, mas como eles se interagem com os colegas, serão observados os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos. 
O relatório contará com diversos procedimentos para a formação de um futuro profissional na área da pedagogia, toda experiência do estágio tem um grande valor positivo, principalmente na observação da rotina da sala de aula, de como o professor se empenha na tentativa de estimular os alunos a participarem de forma positiva, mesmo com poucos recursos em busca de um bom resultado na aprendizagem.
 
 II – DESENVOLVIMENTO
Durante o estagio acompanhei os horários de entrada e saída dos professores, alunos e funcionários e os intervalos. Na sala pude observar que as crianças se interagem muito bem entre si, são comunicativas com exceção de alguns alunos.
Os alunos tem idade de 5 á 6 anos. No período da manhã a professora aguarda alguns minutos até que todos os alunos cheguem, depois separa um tempo de dialogo perguntando para todos como passaram o dia anterior, se estavam bem, para que logo em seguida possa dar continuidade a aula proposta. Nesse período pude observar que os alunos são bem receptíveis e muito atenciosos não somente com a professora, mas também com os colegas.
Observei que são bem participativos durante a aula, mas infelizmente existem alguns alunos que não são tão participativos quanto deveriam. A professora se preocupa ao máximo com o aprendizado dos alunos, pois alguns tem um certo desvio em relação ao desenvolvimento. 
Por ser uma sala excelente, infelizmente existem alguns alunos desinteressados
e que sempre estão brincando com qualquer coisa, por exemplo: existem alunos com muita dificuldade de ler e escrever por conta de brincadeiras, pois acabam não prestando atenção no que é ensinado, ainda assim a professora com muita paciência insiste na aprendizagem, pois sabe que são alunos com potencial, só precisam deixar a brincadeira de lado. 
Em geral a professora é muito atenciosa, procura atender todos os alunos em questão de duvida ou dificuldade. Pude acompanhar como é organizada a sala ao invés de sentarem em duplas a professora usou de estratégia coloca-los na lateral da sala, onde pode observar a todos e assim evitariam conversas paralelas e seu desenvolvimento seria de melhor uso e por sinal deu muito certo, os alunos prestam mais atenção e evitam conversas fora de hora. 
Observação na escola 
 
 Em questão da escola por ser pequena e infelizmente não ter os recursos necessários os professores se esforçam ao máximo para o desenvolvimento do aluno. O ambiente físico da escola é composto por 4 salas de aula, uma secretaria, pátio interno e externo. Quadra aberta, refeitório, cozinha, contem um sanitário para os professores e uma sala onde os professores adaptaram vídeo e tv. 
Por falta de recursos os professores mantem alguns livros na sala para que todos mantenham um tempo de leitura.
Na sala do primeiro ano com tem 25 alunos o total era de 28, mas alguns foram trocados de escola. Todos com idade de 5 a 6 anos 
ENTREVISTA COM O COORDENADOR DA ESCOLA
A entrevista foi realizada com a coordenadora Esther Andrade da Escola Estadual Luiz Schunck estabelecida na Av. Luza Augusto Correa n°1300 Vila Schunck na Cidade de Embu–Guaçu SP.
Suas atribuições são realizadas da seguinte forma: Auxilia o diretor da escola na coordenação da elaboração da proposta pedagógica, do plano de gestão e dos planos de curso da unidade. 
Coordena a elaboração dos planos de ensino da escola e as atividades de planejamento quanto aos aspectos curriculares.
Planeja as atividades de sua área de atuação.
Planeja e organiza as aulas de trabalho pedagógico coletivo. 
Avalia os resultados da escola, coordena a programação de atividades de recuperação e intervenções pedagógicas.
Participa auxiliando o diretor da escola na coordenação e execução das reuniões do conselho de classe.
O trabalho didático na escola é organizado segundo o currículo oficial do Estado de São Paulo, dele é extraído o plano de ensino, os projetos e sequencias didáticas a serem desenvolvidas no ano letivo.
Já a formação docentes são realizadas as reuniões de ATPC são feitas semanalmente em uma das salas da unidade escolar. Os assuntos tratados são relacionados ao currículo oficial do Estado de São Paulo. 
De modo geral, os professores sentem dificuldade de relacionar a teoria a pratica devido a falta de formação ou por questões pessoais, mão quer ou não gosta de trabalhar na linha da proposta pedagógica.
 Dados de identificação
 Nome da Escola: Escola Estadual Luiz Schunck
Diretor (a): Celso Hose 
Estagiário (a): Lidia Oliveira Da Silva Campos
Professor Regente (Supervisor de Campo): Edinéia 
Série: 1°Ano fundamental
Período:	 Manhã	
Número de alunos: 26
Data: 05/04/2017
Tema da aula: símbolo e comunicação 
Objetivos:
O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos entrem em contato com os meios de comunicação não-verbais. No decorrer da aula os alunos criarão algumas imagens que explicitem significados, além de textos com mensagens curtas. Para que se obtenha sucesso nesta proposta, é necessário planejar a aula com antecedência. Os alunos deverão trazer os materiais a serem utilizados, como cartolina, jornais, revistas, lápis de cor ou canetas, etc.. O professor promoverá momentos de discussão sobre o tema. 
Esse trabalho será realizado em grupo. Ao termino da aula o aluno terá desenvolvido a criatividade por meio da atividade. E compreenderá os tipos de comunicação não verbais.
Síntese dos procedimentos 
Dividir a classe em grupo 
Abordar o uso dos códigos não-verbais como gestos, expressões faciais, sinais de trânsitos e seu significado para a comunicação
Historia do meio de comunicação não verbais.
Dados de identificação
 Nome da Escola: Escola Estadual Luiz schunck
Diretor (a): Celso Hose 
Estagiário (a): Lidia Oliveira Da Silva Campos
Professor Regente (Supervisor de Campo): Edineia
Série: 1° Ano
Período:	 Manhã	
Número de alunos: 26
Data: 06/04/2017
Tema da aula: As letras do alfabeto 
Objetivos:
O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos explorem o alfabeto.
Para a realização dessa aula, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos. O professor irá conversar com o aluno a respeito do alfabeto.( o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância da leitura e da escrita das palavras. Assim o professor poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.
Durante a conversa o professor colocara os alunos em circulo. Nesse tempo ele irá propor uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas.
Síntese dos procedimentos 
Entregar uma folha para cada aluno 
Nesta folha os alunos escreverão o nome de seus pais, o nome do professor, o nome de sua escola, e farão um pequeno texto.
O professor irá acompanhar em cada mesa o desenvolvimento de seus alunos.
Quando terminarem a atividade, irão realizar uma exposição oral, onde cada criança irá até a frente e ler o que escreveu. 
Recursos
 Faremos utilização da folha sulfite e do lápis
Avaliação e/ou fixação 
A avaliação será realizada por meio da atividade proposta neste plano e colada no caderno, quando os cadernos forem corrigidos.
Dados de identificação
 Nome da Escola: Escola Estadual Luiz schunck 
Diretor (a): Celso Hose
Estagiário (a): Lidia Oliveira Da Silva Campos
Professor Regente (Supervisor de Campo): Edineia 
Série: 1° Ano
Período:	 Manhã	
Número de alunos: 26
Data: 07/04/2017
Tema da aula: Meio ambiente
Objetivos:
Nesta aula os alunos irão conhecer o meio em que vivem e produzir uma historia. O professor Iniciara relatando que a natureza tem um jeito próprio de seguir seu rumo, em que ela procura um equilíbrio para uma boa sobrevivência. Porém, muitas vezes a natureza é impedida de seguir seu ritmo, e por consequência, vêm os desequilíbrios ambientais. O professor fara utilização de algumas imagens que ajudem para que o aluno compreenda melhor o que esta sendo passado. Depois irá contar uma brevê historia sobre o planeta azul o objetivo dessa aula é fazer com que os alunos conheçam as ações dos seres humanos que causam desiquilíbrios ambientais para que assim, juntos façamos algo melhor no meio em que vivemos. 
Síntese dos procedimentos 
Explicação da aula
Historia do planeta azul 
Brincadeiras que ajudaram em seu Desenvolvimento 
Elaboração de texto 
Avaliação 
Recursos
 Lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor.
Avaliação e/ou fixação 
 A avaliação será feita através de algumas perguntas que o professor ira entregar para cada aluno para que possam responder o que lhe chamou mais atenção durante a aula.
Dados de identificação
 Nome da Escola: Escola Estadual Luiz Schunck
Diretor (a): Celso Hose
Estagiário (a): Lidia Oliveira Da Silva Campos
Professor Regente (Supervisor de Campo): Edineia 
Série: 1°Ano
Período:	 Manhã	
Número de alunos: 26
Data: 10/04/2017
Tema da aula: Figuras Geométricas 
Objetivos:
Nesta aula iremos identificar e compreender as figuras, identificar as diferenças e semelhança entre elas. O objetivo dessa aula é fazer com que a criança reconheça a forma. No decorrer da aula faremos uma roda de conversa e explicarei um pouco sobre cada forma e perguntarei pra os demais quais formas já conhecem, depois os alunos vão fazer algumas anotações sobre o que absorveram
da explicação. Entregarei para cada aluno uma folha onde criaram desenhos utilizando as formas geométricas e depois irão escrever os nomes das figuras que aprenderam. Ao termino da aula a criança será capaz de saber quais são as diferenças entre cada objeto 
Desenvolver o raciocínio da criança 
Desenvolver a coordenação motora
Síntese dos procedimentos 
A professora cria alguns grupos os denominados com nomes de figuras geométricas.
Colocar em alguma caixa alguns nomes de formas geométricas
Colocar varias formas geométricas em uma caixa ou no chão 
Sortear os nomes das figuras e um dos alunos de cada grupo vai pegando as figuras e as colocando em outro lugar 
O grupo que fizerem menor tempo ganha o jogo 
Recursos
 Nesta aula utilizaremos papel sulfite, lápis, tesoura para recortes.
Avaliação e/ou fixação 
 A avaliação será feita através da atividade onde as crianças irão mostrar o que desenvolveram através do desenho e com os nomes das formas. 
III- CONSIDERAÇÕES FINAIS 
No processo de interação com os alunos da Escola Estadual foi possível vivenciar diferentes sensações e emoções que desenvolveram em um grande aprendizado, principalmente na importância do conhecimento para a educação. 
O Professor nos dias atuais precisa de motivação, tanto por parte da escola, como por si mesmo, ele precisa ter um bom respaldo de seus superiores, para ter compromisso e responsabilidade. Responsabilidade não só com os horários, mas de acolher seus alunos, ler muito e buscar sempre por informações, tecnologias, para melhorar sua metodologia e se onde trabalhar não tiver recursos didáticos para isso, usar a criatividade, para que assim a aula possa fluir, e para que o aluno alcance a devida informação ao aprendizado.
 O profissional pode explorar todas as áreas de conhecimento usando e abusando dos ambientes e espaços na escola, assim fazendo com que a aula fique divertida e que se obtenha muito aprendizado. 
O professor é muito importante, é a peça principal para a construção do aluno e não pode em hipótese alguma fugir desse foco de ensinar.
Contribuições do Estágio para a Escola e para o Estagiário
 
O estagio é um dos momentos mais importantes para a formação acadêmica. Com o estagio o futuro profissional tem a oportunidade de entrar em sala e vivenciar a realidade de um profissional e assim entender e observar o que é ensinado em sala de aula. 
O estágio supervisionado é um agente contribuído na formação do futuro professor, com a caracterização de um objeto de estudo e reflexão. Com o estágio o futuro professor passa a ver a educação de uma forma diferente, mais abrangente. 
E assim, lá na frente terá um conhecimento amplo de como é entrar em uma sala de aula e de como ensinar seus futuros alunos refletindo sobre a prática, na busca de uma melhoria no processo de ensino a aprendizagem. 
Durante o período de estágio o futuro profissional poderá colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação. Além disso aprende a resolver problemas com entendimento do que se aprendeu e passa a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus futuros alunos.
CONCLUSÃO
O objetivo desse estágio a meu ver foi cumprido, pude vivenciar na prática realmente tudo o que estou buscando na teoria, mas principalmente me fez ver o que quero ser como futura profissional.
Encontrei exemplos maravilhosos, que levarei como uma excelente experiência para minha formação acadêmica, além de um aprendizado para a minha vida pessoal, acredito que devo chamar quase como uma experiência cientifica que superou minhas expectativas.
Pude entender que pra ser um bom professor vai além da sala de aula, é necessário compreensão, amizade, o carinho para com o outro, o amor, dedicação e tantas outras coisas.
A falta de preparo e de formação adequada de professores que atuam na educação infantil é muito grande e causa a situação de desigualdade na qual muitas crianças hoje em dia se encaixam. Por isso é necessário ter um preparo adequado para que nossas crianças não venham a se frustrar lá na frente por conta de nossos erros para com eles. A escola me fez entender que pra ser um bom profissional é necessário ter autonomia, muito empenho e afetividade por seus alunos. A afetividade deve ser demonstrada todos os dias no decorrer das aulas.
É possível concluir que o estágio permitiu a compreensão do que significa articular a teoria com a prática, assim como abrangeu para meu desenvolvimento no ensino fundamental.
 
IV – REFERÊNCIAS 
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v15n31/10.
Projeto pedagógico da escola.
Tudo sobre meio ambiente fund1
	SUMÁRIO 
Ficha de Identificação do Aluno.........................................................................4
Introdução..............................................................................................................5
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental: 
1- Observação e intervenção na escola................................................................6
2- Entrevista com o responsável pelo processo ensino – aprendizagem na Escola.....................................................................................................................8
3- Plano de Aula.....................................................................................................9
4- Regência...........................................................................................................10
Considerações Finais.........................................................................................12
Referências Bibliográficas.................................................................................14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes