Buscar

Entrevista Professor Docente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“Educar com liberdade e responsabilidade para a formação de verdadeiros cidadãos”
ENTREVISTA COM DOCENTE DA INSTITUIÇÃO
Professor entrevistado: Maria Laura de Abreu Rosa
Tempo que exerce o magistério: 30 (Trinta) anos
Dados sobre sua formação: Pedagogia com especialização em Psicopedagogia Completo, e Gênero e Diversidade na Escola em curso.
1 – Qual a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes? 
O planejamento é o norte para o trabalho. Planejar possibilita, além do registro, partindo da ideia, até a avaliação final, considerando o processo com todos os possíveis ou necessários redimensionamentos.
2 – Como é elaborado o Plano de Aula? 
As aulas não são planejadas de modo isolado e estanque. Elas partem dos projetos de estudo e visam, como instrumento, desenvolvê-los e dar a estes, corpo. Tornando-os realidade em sala de aula.
3 – Qual a importância da metodologia para o desenvolvimento de atividades? 
A metodologia é a forma como o projeto se expressa. É a "linguagem" que o docente utiliza para junto aos alunos, construir novos conhecimentos.
4 – Quais os aspectos considerados no processo avaliativo do trabalho desenvolvido? 
A avaliação é sempre processual e são avaliados o interesse, a participação, o entusiasmo e as respostas que os sujeitos envolvidos vão dando às demandas e questões.
5 – Quais as estratégias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades de adaptação? 
O trabalho é desenvolvido com todos os alunos e cada um é estimulado a dar o que consideram "melhor" de si mesmos. Quem tem dificuldades de adaptação, participa e produz na medida do seu interesse e possibilidades. Muitas vezes, as crianças que encontram dificuldades em adaptar-se, são, depois de feitas as anamneses e entrevistas com os pais, encaminhadas a outros serviços para a busca de suportes, quando fica evidente que o campo da escola não é, sozinho, capaz de realizar o trabalho.
Muitas vezes (quase sempre!) desenvolvemos projetos que contemplam diretamente as crianças que por qualquer motivo resistem às propostas da instituição. Trabalhamos a identidade e a auto estima dos alunos, conhecendo também sua realidade e história familiar. Esse trabalho costuma estabelecer vínculos de afeto, segurança e confiança.
6 – Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização de seu trabalho? 
O maior desafio é conseguir desenvolver tudo o que acredito nas duas escolas onde atuo (o tempo é pouco, e as desigualdades sociais e o desinteresse dos governos são, ao contrário de fortes aliados, grandes elementos desafiadores).
7 – Como você se atualiza para o exercício do seu magistério? 
Fazemos constantemente cursos de atualização e participamos de fóruns, congressos, palestras e etc.
8 – Faça uma avaliação do seu trabalho como professor? 
Cada vez que penso nisso descubro que muito há a aprender. Que a ignorância é maior que a sabedoria, e que os alunos e as escolas são mais importantes em minha vida que eu na vida deles.
Belo Horizonte, _______ de Dezembro de 2014.
Assinatura:__________________________________________________
“ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GUERINO CASASSANTA”
R035B3 – Ensino Fundamental e Médio – Decreto Estadual nº 8329 de 20/05/65 e Decreto Estadual 89830 de 21/08/98, Curso Técnico Normal Ed. Infantil Portaria 301 de 12/03/2011 e Informática PRONATEC Portaria 1328 de 18/08/2012. 
Rua: Carmélia Loffi, nº 195 – Justinópolis, Ribeirão das Neves / Minas Gerais
Cep. 33900-730 Tel.: 3638-1524 
E-mail: professor.guerinocasassanta@hotmail.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais