Buscar

A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE 
A prescrição intercorrente é admissível na Justiça do Trabalho nas hipóteses em que incumbe exclusivamente ao credor a prática do ato de que depende a regular marcha processual e do qual ele não se desvencilha, ocasionando a paralisação da execução, no lapso temporal de 05 (cinco) anos, após o arquivamento provisório.
O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em 05 (cinco) anos, a teor dos artigos 7º, inciso XXIX, da CF/88 e 11, inciso I, da CLT, portanto, deve 
ser considerado o prazo em comento no cômputo da prescrição intercorrente na execução
No que respeita ao empregado rural,não incidia a prescrição durante a relação de emprego.Vale dizer,só havia lugar para a prescrição dos créditos do empregado rural a partir do decurso de dois anos da extinção do contrato de trabalho, nos termos do art.7º,XXIX,"b",da CF.Tal dispositivo,,no entanto,foi alterado pela EC28/00,que igualou o prazo prescricional dos empregados rurais ao dos empregados urbanos.
Há quem sustente que a prescrição durante o pacto laboral é a quinquenal,ainda que relativa aos depósitos fundiários não recolhidos pelo empregador , uma vez que este constitui um crédito trabalhista, e o art.7°,XXIX,da CF não faz qualquer ressalva no pertinente ao FGTS.
O STF entendia que o prazo para reclamar o depósito do FGTS seria de trinta anos
Recentemente,porém,o Plano do STF declarou a inconstitucionalidade dos arts 23,§5º,da lei8.036/90,e55do decreto 99.684/90, na parte em que ressalvam o "previlegio do FGTS a.prescrição trintenária", por afronta ao art 7º,XXIX,da CF.
Assim, passa a ser de 5(cinco anos) o prazo para o trabalhador reclamar o FGTS não depositado pelo empregador .Quanto á modulação,o STF atribuiu á decisão efeito ex nunc, nos termos do voto do Relator.
É de se registrar,contudo ,que a "prescriçãoda pretensão relativa ás parcelas remuneratórias alcança o respectivo recolhimento da atribuição para o FGTS(TST,SUMULA 206).Noutros termos,prescrita também estará a pretensãp do recolhimento concernente ao recolhimento da contribuição para o FGTS que, in casu, tem natureza de obrigação acessoria.
No que tange á ação para cobrança do FGTS pela União ou Caixa Econômica Federal,a Súmula210 do STJ, que prevê o prazo prescricional de trinta anos, também deverá ser alterada em função da referida decisão do Pleno do STF

Outros materiais