Buscar

exercicios de fixação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) O cenário político, vivenciado no Brasil desde o fim da era Vargas influenciou as decisões em relação à educação brasileira, pois já no ano de 1948 o ministro Clemente Mariani havia enviado um projeto de lei educacional, projeto esse que foi regulamentado somente em1961. Após muitas discussões entre católicos e adeptos da Escola Nova, entre simpatizantes do centralismo e os contrários, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi aprovada.
A respeito da organização da educação,a partir da Lei n. 4.024/61, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. A educação organizava-se em: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio e Ensino Superior.
b. A educação nessa fase organizava-se em blocos apenas no Ensino Superior.
c. A educação organizava-se em: Educação do Campo; Educação Indígena;
d. A educação organizava-se em: Pré-primário, Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
Conteúdo:
Educação e o período de democratização. A educação organizava-se em:
Pré-primário, Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior. Conforme verifica-se nas páginas indicadas, a educação, a partir da LDB de 1961 passou a ser organizada em Pré-primário (crianças com até seis anos de idade.Englobava escolas maternais e jardins de infância.);
Ensino primário (mínimo quatro anos. Crianças com sete anos ou mais);
Ensino secundário (dois ciclos. Ginasial:
mínimo de quatro anos. Colegial:
mínimo três anos. Abrangia toda a antiga estrutura do ensino médio, incluindo cursos técnicos e normal.);
Ensino superior (considerava aulas, pesquisa e extensão. Graduação e pós-graduação.). Páginas:
60 e 61.
e. A educação organizava-se em: Pré-primário, 1º Grau; 2º Grau e Ensino Superior.
Feedback
A resposta correta é: A educação organizava-se em: Pré-primário, Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Francisco Filho (2004), o ensino, no período da Primeira República, era seriado, enciclopédico, obrigatório e gratuito. Novas disciplinas passaram a fazer parte do currículo: Política, Economia, Noções de Sociologia, Direito e Ciências. O ensino passava pela tendência de imitar a educação francesa. Nessa tentativa de modernizar o país e esquecer as antigas estruturas, o ensino seguia a linha:
Escolha uma:
a. Positivista.
Conteúdo:
Educação na República Velha. Conforme verifica-se na página indicada,no campo educacional, logo no início da República, em 1890, Benjamim Constant troca a tradição humanista pelos princípios positivistas. As demais alternativas estão incorretas porque trazem linhas contrárias ao que se propôs na época. Lembrando que a tradição humanista foi substituída pelo positivismo. Página:
44.
b. Dogmática.
c. escolanovista.
d. Ceticista.
e. Humanista.
Feedback
A resposta correta é: Positivista..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A racionalidade e a uniformidade perpassavam todos os aspectos da ordenação escolar, desde o agrupamento homogêneo das crianças (alunos) em turmas mediante a classificação pelo grau de conhecimento, consolidando a noção de classe e série, o estabelecimento de programas de ensino (distribuição ordenada de atividades e dos saberes escolares), a atribuição de cada classe a um professor, a adoção de uma estrutura burocrática hierarquizada - uma rede de poderes, de vigilância e de controle envolvendo professores, diretores, porteiros, serventes, inspetores, delegados e diretores de ensino. Perpassavam também a ordem disciplinar impingida aos alunos - asseio, ordem, obediência, prêmios e castigos SOUZA, R. F; FARIA FILHO, L. M. A contribuição dos grupos escolares para a renovação da história do ensino primário no Brasil. In: VIDAL, D. G. (Org.) Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006. O trecho citado acima refere-se à forma de organização:
Escolha uma:
a. das escolas jesuítas.
b. das escolas metodistas.
c. dos grupos escolares.
.# Conteúdo:
\nEducação na República Velha. Dos grupos escolares. Conforme verifica-se na página indicada, as características citadas por Souza e Faria Filho, referem-se aos grupos escolares, surgidos na República Velha. Esses locais educativos representavam o ideal republicano presente na educação. Procuravam ser modelares e padronizadores da educação primária completa. Utilizavam um ensino enciclopédico e seus métodos e processos pedagógicos eram considerados modernos para a época (SOUZA, 1996). Página:
\n41.
d. das escolas elementares da era pombalina.
e. da escola nova.
Feedback
A resposta correta é: dos grupos escolares..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que o início da educação brasileira foi dirigido pelos padres jesuítas, posteriormente, com a tentativa de modernidade Marquês de Pombal, expulsa os jesuítas e dá início a uma série de reformas educacionais, período que ficou conhecido como a Era Pombalina. A educação no Brasil ainda passaria pela chegada da Família Real Portuguesa ao país, pelo Império e pela Primeira República. Nesse panorama, relacione as colunas de acordo com as especificidades da educação brasileira em cada um dos períodos citados acima:
(I )Educação jesuítica.
(II )Era pombalina.
(III)Chegada da Família Real.
(IV)Império.
(V)Primeira República.
( )Introdução das aulas régias - aulas isoladas que substituíram o curso secundário de humanidades.
( )Fundação das escolas presbiterianas, metodistas e dos jardins de infância.
( )Surgem os grupos escolares.
( )Foco na formação humanista e literária.
( )Criação das primeiras instituições de Ensino Superior e Técnico.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV, V.
b. II, III, V, I, IV.
Conteúdo:
Educação Jesuítica/Reforma Pombalina/Educação no Brasil:
da sede da Coroa para o Império/Educação na República Velha. Como observa-se nas páginas indicadas, o foco da educação jesuítica era a formação humanista e literária. Já na era pombalina, segundo Maciel e Shigunov Neto (2006, [s. p.]), houve a introdução das aulas régias - aulas isoladas que substituíram o curso secundário de humanidades criado pelos jesuítas;
realização de concurso para escolha de professores para ministrarem as aulas régias. Com a chegada da Corte Portuguesa, e devido aos conflitos na Europa, que impediam que a elite e a família real enviassem seus filhos para cursar o ensino superior fora do país, exigiu-se a reformulação do pensamento educacional. Instituições de ensino superior e técnico precisavam ser abertas no Brasil para atender a essa fatia da população. Foram criadas várias instituições para esse fim. No período do Império, em 1869, foi fundada, em Campinas, pelo reverendo Nash Morton, a primeira escola presbiteriana chamada de Colégio Internacional. Já os metodistas fundaram seu primeiro colégio no ano de 1881. Foi também nesta época que surgiram os kindergarten ou, em nossa tradução, jardins de infância, destinados à educação das crianças pequenas, de zero a seis anos. Durante período da Primeira República, há o surgimento dos grupos escolares, instituições de ensino primário que existiram até o ano de 1971. Páginas:
25, 31, 32, 35, 38, 39 e 40.
c. II, IV, V, I, III.
d. V, IV, I, II, III.
e. V, II, III, I, IV.
Feedback
A resposta correta é: II, IV, V, I, III..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“A educação brasileira, a partir dos anos de 1990, leva a crer que foi marcada pela intensa presença do capitalismo, em que o Estado assinala a sua participação com ações de políticas públicas, para manter a reprodução do capital. Neste contexto de fim do Regime Militar e abertura política, chegam ao Brasil as ideias do neoliberalismo. O governo brasileiro das duas últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI começou a delegar parte de suas funções para o mercado e empresas privadas. Sobretudo no governo de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, intensificaram-se as privatizações de organizações
estatais e a procura de financiamentos para manter sua política de governo.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). De acordo com o texto acima, como era chamado o Estado neste contexto? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Estado de atuação neoliberal.
b. Estado de atuação militarizada.
c. Estado de atuação mínima.
Conteúdo:
Política neoliberal e agências internacionais. Resposta Correta:
Alternativa correta, letra B, conforme Livro da Disciplina, página 92, onde Alicia Mariani Lucio Landes da Silva destaca que, sobretudo nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, com as ideias do neoliberalismo intensificando-se no Brasil, o Estado passa a ser chamado de Estado de atuação mínima. Página:
92
d. Estado de atuação politizada.
e. Estado de atuação globalizada.
Feedback
A resposta correta é: Estado de atuação neoliberal..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente. Em 1992, o senador Darcy Ribeiro apresentou um projeto de reformulação da educação brasileira, destinado a fixar diretrizes e bases para a educação nacional. No entanto, esse projeto seria sancionado pelo presidente somente oito anos depois, em 20 de dezembro de 1996, sob o n. 9.394.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: o período de redemocratização. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
Nesse panorama, muitas mudanças ocorreram na educação brasileira. A respeito desse assunto, avalie as seguintes assertivas:
I.A Educação Infantil passa a ser reconhecida como a primeira etapa da Educação Básica.
II.Assegurou-se às comunidades indígenas o aprendizado de sua língua materna.
III.O ensino fundamental passou a ser organizado de maneira que o aluno tenha direito a 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. III.
c. I e II.
d. I, II e III.
Conteúdo:
A educação e o Regime Militar. Conforme observa-se nas páginas indicadas, segundo a nova LDB, a educação infantil - primeira etapa da educação básica - está destinada às crianças de 0 a 5 anos, sendo atendidas integralmente sob a responsabilidade do município. As orientações da lei referentes à educação infantil estão expressas em seus Arts. 29, 30 e 31. O ensino fundamental, de caráter obrigatório e direito de todo cidadão, ficou organizado de maneira que o aluno tenha direito a 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos;
ensino ministrado na língua portuguesa, assegurando, contudo, às comunidades indígenas o aprendizado de sua língua materna. Páginas:
62 a 70.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Juntamente com as práticas neoliberais, passamos a conhecer um novo termo e conceito que influencia diretamente as sociedades a partir do final do século XX e ainda no século XXI, este termo retrata, entre outros aspectos, que vivemos um período em que o mundo está interligado, positiva ou negativamente, dependendo do ponto de vista de cada um. Que termo é este? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Globalização.
Conteúdo:
Mundo globalizado e sociedade de comunicação. Onde Silva destaca que, concomitantemente às práticas neoliberais, anda a chamada globalização, influência de métodos e recursos. Vivemos um período em que o mundo está interligado, no sentido positivo ou negativo, dependendo do ponto de vista. Atualmente, as notícias e informações podem transitar de uma parte do mundo para outra em fração de segundos. A era da comunicação (por meio do rádio, telefone, televisão e, principalmente, da internet) faz o mundo estar interligado. O fluxo de informações tornou-se cada vez maior, a sua transmissão também tenta seguir o mesmo ritmo. Por outro lado, a globalização também procura transmitir uma homogeneidade cultural e uma política mundial. Página 96.
b. Internet.
c. Informatização.
d. Inclusão digital.
e. Mundialização.
Feedback
A resposta correta é: Globalização..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na história da educação brasileira muitas foram as conquistas e os retrocessos. Desde a chegada dos jesuítas até a década de 1990 podemos verificar muitas ações que culminaram em transformações significativas em todo o processo educativo de nosso país. Dentre essas ações podemos destacar a promulgação de três Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a Lei nº4.024/61; a Lei nº 5.692/71 e a Lei nº 9.394/96. A respeito de cada uma dessas leis relacione as colunas:
(1)LDB 4.024/61.
(2)5.692/71.
(3)9.394/96.
( )Carga horária de 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
( )Incluiu na grade curricular as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde.
( )Organizou o ensino em Pré-primário; Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. II, III, I.
b. I, II, III.
c. III, II, I.
Conteúdo:
Educação e o período de democratização/A educação e o Regime Militar/Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Como observa-se nas páginas indicadas, a partir da LDB de 1961 passou a ser organizada em Pré-primário;
Ensino primário;
Ensino secundário e Ensino superior. A LDB de 1971, Além das disciplinas comuns e da parte diversificada, trouxe a inclusão das seguintes disciplinas na grade curricular:
Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde. Já na LDB de 1996, o ensino fundamental, de caráter obrigatório e direito de todo cidadão, ficou organizado de maneira que o aluno tenha direito a 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos. Páginas:
60, 61, 69 e 85.
d. II, I, II.
e. II, I, III.
Feedback
A resposta correta é: III, II, I..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A concepção de educação proposta por esta educadora ajudou a mudar a maneira de pensar a criança e a escola e influenciou as mudanças da Escola Tradicional para a Escola Nova, no Brasil. Até hoje essas ideias influenciam o pensamento de muitos educadores, tendo no ano de 2.012, cinquenta e sete escolas filiadas a esta organização. Assinale a alternativa que apresenta corretamente, o nome desta educadora:
Escolha uma:
a. Maria Montessori.
Conteúdo:
Educação montessoriana. Silva destaca que, a concepção de educação proposta por Maria Montessori ajudou a mudar a maneira de pensar a criança e a escola e influenciou as mudanças da Escola Tradicional para a Escola Nova. Até hoje essas ideias influenciam o pensamento de muitos educadores.Segundo informações do site da Organização Montessori do Brasil, em 2012 existiam 57 escolas filiadas a esta organização. Elas ficam nos seguintes estados:
seis no Rio Grande do Sul;
quatro em Santa Catarina;
uma no Paraná;
uma no Mato Grosso do Sul;
nove em São Paulo;
dez no Rio de Janeiro;
três em Minas Gerais;
três no Distrito Federal;
onze na Bahia;
uma em Alagoas;
duas em Pernambuco;
uma no Piauí;
três no Maranhão;
e duas no Pará. Página 114.
b. Cleo Fante.
c. Emília Ferreiro.
d. Sara Paín.
e. Ana Teberosky.
Feedback
A resposta correta é: Maria Montessori..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Maria Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. De acordo com a concepção Montessoriana, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. No método Montesoriano o professor tinha o domínio da classe e o aluno realizava as atividade seguindo as orientações e definições do professor.
b. Maria Montessori defendia que a escola não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos.
c. No método Montesoriano o professor tinha o domínio da classe e o aluno realizava as atividade apenas seguindo as orientações e definições do professor.
# Conteúdo:
\nMundo globalizado e sociedade de comunicação. Silva destaca que, na concepção Montessoriana a escola era um local de maior liberdade, não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos. Na concepção Montessoriana o aluno precisava sentir-se livre para estudar e crescer. Maria Montessori defendia que a escola deveria oferecer uma “educação para a vida”, pois seu método respeitaria as etapas de desenvolvimento e das faixas etárias dos alunos. Maria Montessori defendia uma educação que ajude o indivíduo socializar-se e desenvolver a personalidade integral. Página:
\n96.
d. Na concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade.
e. Maria Montessori defendia que a escola deveria oferecer uma “educação para a vida”, pois seu método respeitaria as etapas de desenvolvimento e das faixas etárias dos alunos.
Feedback
A resposta correta é: No método Montesoriano o professor tinha o domínio da classe e o aluno realizava as atividade apenas seguindo as orientações e definições do professor..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais