Buscar

MEMORIAL REFLEXIVO ED.INFANTIL 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: Noemi de Souza Ribeiro
RU:1325942
TURMA: Pedagogia licenciatura
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
MARINGÁ
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: Noemi de Souza Ribeiro
RU:1325942
TURMA: Pedagogia licenciatura
Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Educação Infantil: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter
 
MARINGÁ
2018
1. INTRODUÇÃO
Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado educação infantil, realizado na escola no CMEI Vereador Anísio Marconi. Esta escola está localizada na Rua José Bavato número 26 Jardim Santa Helena – Paiçandu – PR . O presente relatório tem como objetivo documentar minhas experiências do estágio de Educação Infantil III, na sala composta por 15 crianças de três a quatro anos de idade, uma professora regente Leidiane Pacheco com formação em magistério e Pedagogia.
. O estágio na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática dos estudos realizados em vídeo aulas, com isso temos a oportunidade de vivenciar tudo o que acontece na escola, como planejar conforme a realidade dos alunos pensar sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir em todo contexto escolar. De acordo com Tracz (2011), diz que “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”.
 As atividades presenciadas neste processo se tornam essenciais quando percebemos que o desenvolvimento de nossas competências são prioritárias para uma atuação pedagógica qualificada. Por meio delas, é possível refletir o quanto tais atividades contribuem para o aprendizado dos alunos e também para nossa formação continuada. 
 
2. DADOS DA ESCOLA
A escola CMEI Vereador Anísio Marconi oferta a modalidade de Educação Infantil com atendimento de crianças de 3 a 5 anos em período parcial, matutino e vespertino. O Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Anísio Marconi atende 315 crianças devidamente matriculados, divididos em turmas de Infantil III com 90 crianças, Infantil IV com 113 crianças e Infantil V com 112 crianças. A organização de turmas respeita as condições e suas singularidades tendo como parâmetro a seguinte relação, professor/criança de acordo com a Deliberação 02/2004 do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
Infantil III – 03 a 04 anos até 15 crianças – 01 professor
Infantil IV – 04 anos até 20 crianças – 01 professor
Infantil V – 05 anos até 20 crianças – 01 professor.
Atenderam neste ano letivo de 2017 6 turmas de infantil III, 7 turmas de infantil IV, 6 turmas de infantil V, totalizando 19 turmas parciais. A escola conta hoje com 31 profissionais entre equipe pedagógica, professores, equipe de apoio nem prédio com 690m². . O centro de educação é dividido em 10 salas de aula, sala de secretaria, sala de equipe pedagógica, sala dos professores, 05 banheiros, cozinha, despensa e lavanderia.
Apesar dessa distribuição organizada de alunos a escola não possui espaço lúdico pedagógico adequado para as crianças, biblioteca, brinquedoteca, quadra, sala de vídeo. Os brinquedos são doados por pais e comunidade e muitas vezes comprados pelo professor
2.1 ENTREVISTA SUPERVISOR (COORDENADOR)
A escola é composta por 01 Diretor, 01 Coordenador e 01 Orientador, todos com formação adequada para o cargo.
A equipe pedagógica trabalha em sintonia com a proposta curricular observando as leis vigentes o PPP e o Regime Escolar. O relacionamento é baseado no respeito onde todos são consultados diante das decisões sendo o trabalho de cooperação uma com os outros. É a coordenadora pedagógica que encaminha, acompanha, assessora e avalia as atividades pedagógicas curriculares, bem como coordena a elaboração planos de trabalho docente e acompanha a realização dos mesmos, orientando a realização da avaliação / acompanhamento e aprendizagem das crianças no decorrer do processo de ensino e aprendizagem e oportuniza a análise, reflexão dos resultados alcançados.
Como em todos os setores, também encontram dificuldades para desenvolver o trabalho, mas isso não é impedimento para haver uma educação de qualidade. A secretaria de municipal de educação supri com os materiais necessários, funcionários e assessoria pedagógica, manutenção e merenda. O principal desafio é a demanda ser grande e não ter muitos recursos financeiros e um dos principais conflitos mediados é fazer-se cumprir os aspectos do Projeto Politico Pedagógico e suas atribuições: calendário letivo; planos de aula e princípios éticos.
A escola também desenvolve um trabalho junto aos profissionais, pais e comunidade, através de reunião de pais, aconselhamento individual e orientação para as famílias; encaminhamento para setores de saúde ( fonoaudiologia, psicóloga, dentista), atividades de interação entre família e escola.
A diretora procura acompanhar todos os setores do CMEI, participa do dia a dia de alunos e professores. Ouve diretamente os funcionários e sempre zelando para o bom entrosamento de todos. Os professores são avaliados através do plano de carreira e os alunos são avaliados através da ficha individual de desenvolvimento e aprendizagem que são assinadas pelos pais.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO
O relatório referente ao estágio na Educação Infantil foi cumprido no período de 16/11/2017 até 29/12/2017 na Escola CMEI Vereador Anísio Marconi nos horários das 13:00 as 17:00 no turno vespertino. O número de alunos na sala que estagiei é em médio de 15 alunos, as disposições das carteiras eram em mesas quadradas com 04 cadeiras, percebi que isso ajuda no trabalho coletivo e interação entre as crianças, a sala é de porte pequeno sendo uma mesa para a professora, um armário e o quadro negro. Nas paredes tinha o alfabeto os numerais de 01 a 10 e quadro de chamada. Na sala também possuía um bebedouro e cada criança tem uma caneca com identificação, e para interação é usado o multimídia, música e radio.
No inicio da aula é feita a acolhida pela professora onde é feita a contagem dos alunos e chamada, logo em seguida a professora leu uma literatura chamada Ploft (Autor Bem Redlich). Depois disso foi dado massinha de modelar com palitinhos e forminhas. Por volta das 14:20 é servido o lanche no refeitório, as professoras é quem serve o lanche, nesse momento também tive participação. Após o lanche as crianças são levadas ao banheiro e depois tem um momento de recreação no pátio onde participam de circuito motor, exercícios fonoarticulatórios, aquecimentos Céfalo-Caudal, próximo-distal.
Na sala os alunos precisam de mediação na hora de escrever o nome, relação numeral/quantidade, eles tem dificuldade em recorte, e na colagem tem que direcionar. Dependendo do material utilizado e da técnica, também precisam de mediação docente. Referente a organização e o desenvolvimento das atividades de ensino como a comunicação entre professor e aluno, o docente segue as atividades conforme o planejamento, ele tem um bom entrosamento com a turma que interage durante toda aula em quaisquer atividades. Foi observado que os alunos gostam muito um do outro não se agridem e tem uma boa socialização entre eles. Um dos pontos negativos é que a escola não tem espaço lúdico pedagógico adequado para as crianças. Elas brincam com o que tem que tem e muitas vezes os brinquedos estão em boas condições de uso, para diferenciar a professora direciona algumas brincadeiras como a da cadeira a do lenço, brincadeiras de cantar, e assim vão socializando com as crianças tornando o ambiente bom e agradável aos olhos das crianças.
4. PLANO DE AULA
a) Identificação: 
Estagiária: Noemi de Souza Ribeiro
Escola: CMEI Vereador Anísio Marcone
Turma: Infantil III
Profª Regente: Leidiane Pacheco
Horário de aula: 13h ás 16h45mim
b) Conteúdo: Plantas
c) Objetivos:
Conhecer a diversidade de plantas utilizadas na alimentação como: frutas, verduras e legumes. Conhecer a diversidade das plantas como ornamentais e medicinais, altas e baixas, com flores e frutos.
d) Materiais utilizados:
Slides, computador, retroprojetor, sementes, algodão, caderno, lápis de cor, cola e papel colorido.
e) Sintese do assunto:
Fundamentação teórica do livro de Ciências A Escola é nossa 4º ano, página 131 à 147.
d) Encaminhamento Metodológico:
Acolhida, com uma musica:
Boa tarde amiguinho como vai
Boa tarde amiguinho como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Boa tarde amiguinho como vai
Depois da cantiga, chamada, calendário, cabeçalho, uma literatura infantil “ O ovo ou a galinha”.
Apresentação de slide sobre as plantas e roda de conversa sobre a variedade de plantas. Experiência de plantio para germinação de feijão no algodão. Massinha de modelar, com a tentativa de fazer um tipo de planta.
Pausa para o lanche, cuidados de rotina, momento de pátio, brincadeira de careca-cabeludo, morto-vivo e barata no ar. Retorno a sala com atividade no papel e desenho direcionado, encerrar com pecinhas de encaixe.
5. REFERÊNCIAS
FAVALLI, Leonel Delvai; PESSOA, Karina Alessandra. Ciências: A Escola É Nossa.2 ed. São Paulo: Scipione, 2007
 
GUSTAVO, Rosa. O Ovo ou a Galinha. 1 ed. Curitiba: Rideel, 2012
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se, que é o estagio supervisionado é base que nós como futuro professor, educador, precisamos para conviver com a realidade escolar. Visto que é durante o estágio que descobrimos as facetas, a realidade da educação. Assim o período em que se destina ao estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática. É nesse momento em que nos descobrimos como professor e momento decisivo para a formação de um bom profissional de educação. Esse trabalho contribui muito para o desenvolvimento do nosso crescimento como futuros educadores e nos mostrou que o papel do educador tem que ser profissional e responsável. Portanto de uma forma geral o estágio foi gratificante, prazeroso, somatório e os objetivos de aprendizado foram alcançados dentro do que foi proposto, contribuiu muito para meu crescimento como aluna e futura educadora.
7. FICHA DE FREQUÊNCIA
8. REFERÊNCIAS
PIMENTA, S. LIMA, M: Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004
TRAC Z Marcelo; D IAS Anderson Nazareno Alves. Estágio Supervisionado: Um estudo sobre a relação do estágio e o m ei o produtivo. Disponível e m: < www.fag.e d u.br /adverbio/artigos/artigo 04%20 -%20 adv06pdf >. Acesso em 03 abril 2011 . 
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação Infantil).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais