Buscar

Pre Projeto Mestrado Metogologias Vitória Sanches

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Grupo de Pesquisa
Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação
Linha de Pesquisa
Gestão de Sistemas Produtivos
Autora
Vitória Sanches
Título
Gestão Estratégica De Projetos De Desenvolvimento de Software: Análise De Metodologias Utilizadas nos Últimos Cinco Anos
Novembro de 2017
Justificativa
Após anos trabalhando na área de tecnologia e, mais especificamente, consultoria de projetos que apoiam desenvolvedores de sistemas, pude acompanhar de perto a dificuldade encontrada por equipes de gestão de projetos para ditar um ritmo que entregue, em tempo e com qualidade, desenvolvimentos não só implementado novas funcionalidades para as ferramentas, mas realizados de forma realmente rápida, aderente ao escopo solicitado, dentro do budget para a demanda e com menores riscos para as operações.
Harmonizar essas características não é um processo fácil. Existem diversas metodologias disponíveis para auxiliar na gestão dessas demandas atualmente.
Levantando e propondo análise de processos que demonstrem a dificuldade de alcançar qualidade nas entregas feitas pelos times de desenvolvimento e, mais do que isso, criando uma pesquisa que auxilie na escolha da metodologia correta para cada tipo de demanda, conseguimos criar parâmetros e processos para analise de como essas mudanças e novas demandas impactam nas equipes de gestão e desenvolvimento de software. Como auxiliar na diminuição desses impactos? Como preparar as equipes para trabalharem abaixo de metodologias estipuladas? 
Diversos desafios enfrentados pelos gestores de projetos e suas equipes de desenvolvimentos serão levados em consideração para criar esta analise.
Introdução
O mercado de tecnologia oferece hoje diversas inovações, estudos e métodos que prometem atender a todas as necessidades das equipes de desenvolvimento. Porém, um desafio maior do que dominar essas metodologias é ter a visibilidade de quando aplicá-las. Conseguir distinguir qual metodologia irá dar o apoio correto ao projeto que será implementado pode ser um fator decisivo para o sucesso do projeto.
Cabe às empresas definir o processo de escolha da sua equipe de projetos e desenvolvimento. Essas equipes, por sua vez, determinam qual metodologia de gerenciamento de demandas será utilizado.
Considerando as relações entre empresa e departamento de tecnologia visto cada vez mais como um business partner, é evidente o aumento da pressão por eficiência e agilidade nas entregas. Muito se fala sobre metodologias ágeis hoje em dia. Porém, será mesmo que esse é o caminho correto para o perfeito entendimento entre as equipes de gerenciamento, desenvolvimento e o as equipes funcionais? 
Diferenciar os tipos de projetos e as metodologias utilizadas para entrega de cada demanda, identificar, dentre tantas disponíveis, a mais eficaz, é um constante desafio. 
Objetivos
O objetivo desta pesquisa é estabelecer os paralelos entre as metodologias de gerenciamento de desenvolvimentos de software mais utilizada nos últimos 5 (cinco) anos, mais especificamente medir a eficácia das metodologias tendo em vista três ângulos iniciais de análise: metodologias ágeis, metodologias tradicionais e duração dos projetos.
Com isso, o intuito da pesquisa é responder a cinco pontos:
Os projetos, em média, têm a vida útil necessária para o que se propõe a entregar?
A metodologia escolhida para o gerenciamento do desenvolvimento de software foi adequada visando: prazo; custo; entrega de funcionalidades?
A metodologia escolhida para o gerenciamento do desenvolvimento de software foi adequada visando: aderência dos desenvolvedores a metodologia; aderência dos usuários envolvidos (key users) a metodologia?
Fatores determinantes para o sucesso do projeto visando: metodologia escolhida e como ela foi aplicada.
Fatores determinantes para o cancelamento do projeto visando: metodologia escolhida e como ela foi aplicada.
Referencial Teórico
Segundo Valeriano (Moderno Gerenciamento de Projetos, 2005), a participação dos gerentes ao ouvir as partes interessadas, sendo elas a equipe de projeto e as demais equipes envolvidas na solução final, é de extrema importância em todos os subprocessos que incorporam um processo de gestão estratégica, isso deve ocorrer mesmo quando estas equipes não fazem parte efetivamente das cabeças de gestão desse projeto. Isso deve ao fato de que nem sempre, de forma geral, os objetivos das partes interessadas são os mesmos. É importante identificar e delimitar as necessidades.
Para Foggetti (Gestão Ágil de Projetos, 2014), a etapa de engenharia de requisitos é uma das mais importantes, podendo afetar todo o projeto.
“Uma das tarefas mais difíceis no desenvolvimento de um software é entender com clareza os requisitos. O entendimento é importante para que o software construído seja útil para o cliente (...).Os requisitos de um sistema servem para podermos visualizar o conjunto de funcionalidades que precisa ser desenvolvido para que o software atenda às necessidades do cliente/solicitante.” (FOGGETTI, 2014 – pág.20)
Voltando a Valeriano, é possível observar a importância da compreensão de definições (conceitos) dentro de um projeto e, principalmente as definições de processo e sistema, que terão muito impacto sobre uma visão macro da organização de um projeto.
Procedimentos Metodológicos
O método de pesquisa escolhido para este projeto de Mestrado Profissional é o de estudo de caso. Ou seja, a pesquisa será realizada em campo, analisando dados, recolhendo e interpretando as contribuições de mercado que serão pesquisadas durante o período de estudo da pesquisa.
Os principais procedimentos a serem realizados para esta etapa são:
Pesquisar as principais metodologias de desenvolvimento de software utilizadas nos últimos 5 anos;
Levantar cases de projetos de desenvolvimento de software em empresas de tecnologia ou de prestação de serviço de tecnologia (desenvolvimento);
Delimitar características de cada metodologia utilizada na pesquisa, visando agrupar nos grupos de metodologia ágil ou metodologia tradicional;
Separá-los por duração (projetos iniciados do ponto zero ou projetos de melhorias para ferramentas já em funcionamento), metodologia utilizada e entregas alcançadas;
Delimitar as dificuldades encontradas nos projetos separando por metodologia utilizada;
Tecer o paralelo entre os projetos levantados, visando quantificar os resultados alcançados;
Tecer paralelo entre os projetos visando analisar se a metodologia utilizada (dadas as considerações acima) foram eficazes para a conclusão do projeto.
Referências Bibliográficas
_________. Valeriano, Dalton - Moderno Gerenciamento de Projetos / Dalton/ Valeriano. -- São Paulo: Prentice Gall, 2005.
Bibliografia. ISBN: 85-7605-039-0
1.	Administração de Projetos I. Título.
 _________. Foggetti, Cristiano - Gestão Ágil de Projetos / Cristiano/ Foggetti. -- São Paulo: Education do Brasil, 2014. - (Coleção Bibliografia Universitária Pearson)
1.	Administração de Projetos 2. Desenvolvimento ágil de Software 3. Scrum (desenvolvimento de Software) 4. Software - Desenvolvimento I. Título. II. Série.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais