Buscar

COORDENAÇAO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COORDENAÇAO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANGELO GABRIELL RODRIGUES COSTA
LETICIA NEIF DE OLIVEIRA
VISITA TECNICA AO ATACADÃO
BARRA DO GARÇAS
2018
ANGELO GABRIELL RODRIGUES COSTA
LETICIA NEIF DE OLIVEIRA
VISITA TECNICA AO ATACADÃO
Projeto de Pesquisa elaborado para fins de avaliação parcial sob orientação do Prof. Especialista Thiago Vinicius Lima Leite para obtenção de conhecimentos na área de Construção Civil – Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA.
BARRA DO GARÇAS
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................4
DESENVOLVIMENTO..................................................................5
ESTRUTURA EXTERNA .............................................................6
ESTRUTURA INTERNA...............................................................7
CONCLUSÃO.......................................................................................8
REFERÊNCIAS(FOTOS)....................................................................9
INTRODUÇÃO
O objetivo desse relatório se encontra com a execução da visita técnica na obra da instalação do Supermercado Atacadão, realizada pela empresa Emha Construtora e Incorporadora S.A em Barra do Garças, orientado pelo coordenador do curso de Engenharia civil, professor e engenheiro especialista Thiago Vinicius Lima Leite, da Faculdade Cathedral. A realização dessa visita ocorreu no dia 17 de março de 2018, em momento de normal funcionamento dos trabalhos e rotina dos canteiros de obras.
A empresa está construindo uma nova filial do grupo Carrefour, com uma grande estrutura de pré – moldados e tecnologias construtivas modernas. Os discentes de Engenharia Civil tiveram acesso a todas possíveis instalações, tais como, almoxarifados, depósitos de maquinários, refeitórios, baias de armazenamentos e total contato visual com os trabalhadores em sua carga horária de trabalho.
 
DESENVOLVIMENTO 
A obra teve início com a terraplanagem e nivelamento do terreno que está localizado ao longo da BR070 próximo a rodoviário municipal de Barra do Garças, para a realização dessa estrutura obteve-se 162 colaboradores, um técnico de segurança (João Victor), 20 empresas e 4 engenheiros, porém apenas 2 conduziam a obra (Lucas Moraes e Castro) que ficam responsáveis pelas partes pesadas e de acabamentos. A empresa Emha se encontra em foco de segurança do trabalho e para que isso ocorra necessita-se capacetes de segurança, protetor auditivo (Plug), protetor auditivo tipo (concha), botina de segurança, máscara para poeira, cinta de segurança (paraquedas), luva de raspo e óculos de proteção.
ESTRUTURA EXTERNA 
As estruturas externas da obra contém caixa d’agua de 556L, poços artesianos com profundidade de 176m, essa água será utilizada para abastecimentos e o combate aos incêndios caso ocorra algum imprevisto. Toda a construção foi projetada com um reaproveitamento de agua pluvial para limpeza e tratamento de sua vegetação externa, para que isso aconteça edificou uma área subterrânea para o armazenamento da maquinas – casa de maquinas – para o bombeamento de agua para reutilização como para o combate a incêndio. 
Houve a construção da fossa séptica, um tanque que recebe e trata o esgoto, reduzindo a contaminação do solo. O todo da séptica fica no fundo da fossa, enquanto as substâncias insolúveis ficam na superfície, o liquido vai para o limpador que contém uma profundidade de 6m e 4m de brita, essa água é filtrada e logo disparada no solo. Na mudança do terreno acidentado ocorreu o procedimento do corte e aterramento na parte frontal.
Na parte exterior também foi gramada toda a maior parte do entorno da construção com estacas em cada tapete para não o correr o deslizamento da mesma. Nos processos de vedação foi utilizados blocos de concreto e estruturas maciços pré-moldados para vedação estrutural. As estruturas metálicas são aços longitudinais travadas uma nas outras para assentamento das telhas.
Os pré – moldados foram escolhidos por ser uma estrutura rápida de montagem e pelas condições do terreno, na execução dele houve uma escavação e realização de uma sapada em cada pilar com uma parede de 10 cm de espessura. As telhas isotérmicas são zipadas e assentadas com 12m cada, a vedação de alumínio foi utilizado para uma isolação térmica da edificação.
 
ESTRUTURA INTERNA
A doca no caso se encontra para a entrada de todos os materiais de construção, sendo um local no galpão para as descargas e cargas de caminhões. Na montagem da câmara deve-se ocorrer antes dos pré – moldados com 796m², suas espessuras são compostas por camadas de isopor com laminas de alumínio ambos os lados, obtendo-se 1,30 de camada total, indo primeiramente para o resfriamento e logo para o congelamento. A cada montagem da construção e terceirização durante o projeto, é feito divisões e tempo de cada prestador de serviço.
CONCLUSÃO
Acreditamos que visita técnica foi de umas suma importância para todos os dissentes da Faculdade Cathedral por proporciona em termos de aprendizado, novos contatos, conhecimentos, experiências prática do canteiro de obras e toda a sua invasão na construção civil e em uma obra de grande porte como a do grupo Carrefur construído pela empresa Emha Construtora se executada em pouco tempo, podemos analisar a realidades de uma construção e os seus desafios profissionais, com tudo cremos de que a inovação esta primeiro lugar com diversas estruturas, acabamentos e maquinários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais