Buscar

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em Igreja

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
A recuperação de resíduos sólidos, o que chamamos de lixo, é uma técnica muito antiga. A cada ano. Através do lixo muitos catadores encontram uma fonte de renda para sustento de muitas famílias. 
Digamos que no lixo podemos encontrar muita riqueza. Pena que esses catadores muitas vezes são vistos como vagabundos, preguiçosos, o que não é verdade, são trabalhadores dignos que estão ganhando seu sustento pelo mau uso de descarte da população.
Observamos brevemente sobre copos descartável, um item que demora muito para se decompor e na maioria dos casos poderia sem ulilizado para outros fins e não são usados.
Objetivos
Tendo por objetivo o plano de gestão de resíduos sólidos no local de estudo, Visando em atribuir meios para reutilização e um descarte mais apropriado.
Desde o ano de 2010 o Brasil possui uma Politica Nacional de Resíduos Sólidos( PNRS), que tem por meta reduzir o chamados lixões até 2020, e dentre seus princípios o que mais se destaca é a prevenção e redução de resíduos sólidos. Lei 12.305/2010( PNRS).
Realizei minha pesquisa em uma igreja, e puder observar o consumo excessivo e o descarte de forma irregular dos resíduos ali produzidos como: copos plásticos, papel e lixo orgânico.
No local são consumidos em média 2.500 copos descartável por mês com 0% de reaproveitamento. Papel sulfite são em média 800 folhas por mês e lixo orgânico em torno de 15 kilos. Com base com que foi observado foi proposto o seguinte Plano de Gestão de Resíduos sólidos:
- uso consciente dos copos descartáveis, usando cartazes informativo próximo aos bebedouros falando da importância de reutilizar os copos, evitando o gasto desnecessários;
- reaproveitamento do papel utilizando o verso das folhas para impressão e realização das atividades realizadas pelas crianças;
- sobre o lixo orgânico sugeri utilizar para fazer compostagem( adubo orgânico) para cultivo de hortaliças no próprio local, visto que há no local espaço para essa prática.
Instrui quanto a separação e manejo do resíduo, separando e armazenando de forma adequada. Os materiais que não forem aproveitados pela instituição deverão ser previamente separadas e entregue pela coleta, já que o município possui coleta seletiva, dessa forma evitando o descarte irregular e possíveis danos ao meio ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais