Buscar

APOL I E II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
(CROSBY) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito” 
Neste conceito Crosby entende que:
Nota: 20.0
	
	A
	Qualidade é produto isento de defeito.
Você acertou!
Da definição de Crosby entende-se que a qualidade é produto sem defeito, pois este estará dentro da conformidade das especificações.
	
	B
	Qualidade pode ter somente poucos defeitos.
	
	C
	Qualidade não depende das especificações e sim da conformidade.
	
	D
	Qualidade é ter o processo em variabilidade.
	
	E
	Qualidade é vender todos os produtos produzidos.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Há uma frase célebre de Drucker (2001) que estabelece a importância do controle nas organizações: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. A avaliação e o controle estratégico visam implementar a estratégia por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SERTEK, Paulo. Administração e planejamento estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 208. 
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos abordados na Rota 2 sobre o tema Indicadores para inovação, analise as sentenças a seguir e marque X na alternativa que evidencia que informação o indicador: Investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) traz para a empresa.
Nota: 20.0
	
	A
	O indicador de investimento em P&D proporciona a visão se a empresa está no caminho certo em criar novos negócios e novos produtos.
	
	B
	O investimento em P&D mostra a empresa se a mesma tem tido capacidade de atrair novos clientes.
	
	C
	Ao analisar o indicador de investimento em P&D o gestor visualiza se a receita gerada em outros mercados tem sido bem sucedida.
	
	D
	Através do indicador de P&D, a empresa mensura se o investimento realizado tem trazido resultados positivos em determinado projeto.
Você acertou!
É o indicador que acompanha do total de investimento ralizado em iniciativas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Trata-se sobretudo de uma medida de esforço que deve ser contrabalanceada com os resultados. Assim, o tanto de investimento em dinheiro para desenvolver um novo produto deve ser considerado junto aos resultados obtidos pela empresa no mercado. (Rota 2)
	
	E
	A Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como indicador estratégico sinaliza se o tempo de inserção de novos produtos tem sido razoável.
Questão 3/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Decorrentes de uma compreensão funcionalista ou interpretativa da natureza do conhecimento, alguns estudos em Gestão do Conhecimento (GC) centralizam mais a tecnologia ou as pessoas. Os autores que escrevem sobre GC na perspectiva da tecnologia têm como objetivo criar formas de disseminar e ampliar o conhecimento, de modo a aumentar o desempenho organizacional com o apoio de diferentes tecnologias. [...] Por outro lado, enfatizam a organização como ambiente natural do GC, que privilegia a interação dos indivíduos”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
TARAPANOFF, Kira (organizadora). Aprendizado organizacional: fundamentos e abordagens multidisciplinares, volume 1. Curitiba: Ibpex, 2011.p. 130 e 131. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 2 e também o livro-base Gestão da inovação e do conhecimento sobre o tema: gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir que versam sobre a classificação da gestão do conhecimento.
 I. A gestão de pessoas tem como objetivo principal codificar o saber organizacional, ou seja, sistematizar e padronizar o conhecimento.
II. A Gestão do Conhecimento (GC) está pautada em áreas do conhecimento como gestão da informação e gestão das pessoas.
III. Os níveis de percepção da Gestão do Conhecimento (GC) abrangem as perspectivas individuais e organizacionais.
IV. Para a Gestão do Conhecimento (GC), a área de tecnologia e ciência tem como propósito conhecer a difusão do conhecimento tácito.
V. A perspectiva organizacional da Gestão do Conhecimento (GC) destaca a importância dos recursos e das competências essenciais. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, apenas.
	
	B
	I e V, apenas.
	
	C
	II, III e V, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II, III e V estão corretas. A Gestão do Conhecimento (GC) foi classificada em relação às áreas que a compõem: Gestão da informação e Gestão de pessoas. E também, aos níveis de percepção que caracterizam o processo: perspectiva individual e perspectiva organizacional. Onde a perspectiva organizacional inclui os recursos e as competências essenciais das organizações. As afirmativas I e IV são incorretas porque a gestão de pessoas que tem o intuito de entender a dinâmica dos processos de criação e difusão do conhecimento tácito, e não a gestão da área de tecnologia.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	II, IV e V, apenas.
Questão 4/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir:  
“Diante da rápida transformação do setor financeiro com o avanço das fintechs (startups financeiras), o Banco do Brasil decidiu dar um passo mais consistente para se arejar internamente e estimular a inovação. A empresa criou o LABB, Laboratório Avançado Banco do Brasil, instalado em pleno Vale do Silício. A iniciativa tem só seis meses. Ali, são incubadas ideias e projetos para melhorar a atuação do BB no mercado: intraempreendedorismo puro. “Precisamos ser mais dinâmicos e abertos”. Estar aqui é um passo grande para isso”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em RIATO, Giovanna. “Banco do Brasil abre um lab no vale do silício para aprender a inovar, lá longe e aqui”, 29 de Dez de 2016. Link: http://projetodraft.com/o-banco-do-brasil-abre-um-lab-no-vale-do-silicio-para-aprender-a-inovar-la-longe-e-aqui/. Acesso em 15 de Fev 2017.
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 e  livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, sobre a compreensão do que é inovação, analise as afirmativas a seguir:
 I. A empresa considerou a abertura de um laboratório no Vale do Silício a oportunidade de criar inovação para seu mercado.
II. A concorrência das startups financeiras foi vista como uma oportunidade de crescimento aos negócios da empresa.
III.A instalação de um laboratório no Vale do Silício é considerada uma quebra de paradigmas para esse tipo de negócio.
IV. Instalar um laboratório em um local voltado para inovação representa uma decisão operacional da empresa.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras porque por intermédio de atitudes inovadoras é possível expandir, reestruturar e aprimorar as ações nos mais variados tipos de organizações. As afirmativas II e IV são falsas porque as startups financeiras foram vistas como ameaças aos negócios e a decisão da criação do laboratório foi estratégica.  (livro-base, p. 15).
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia parte do texto a seguir: 
“Dados consolidados do IBGE publicados em pesquisa do DEPECON/ FIESP revelam que a participação da indústria no PIB Brasileiro que foi de 27,20% em 1985 caiu para 13,25% em 2014, ou seja, voltamos aos índices de industrialização dos anos 50. [...] Quanto à gestão da inovação, periodicamente uma ideia revolucionária escapa das páginas da Harvard Business Review e torna-se parte do zeitgeist (espírito de uma época). Nos anos noventa o termo da moda foi “reengenharia”. Hoje, a palavra-chave é “inovação disruptiva”. Mas afinal o que significa
Inovação Disruptiva?”
 Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/dino/inovacao-disruptiva-e-sua-relevancia-para-o-brasil-em-tempos-de-desindustrializacao-dino890103016131/
Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 sobre a natureza da inovação e o livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, marque X na resposta correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Considerada como uma quebra de paradigmas e que altera a forma que a empresa atua no mercado.
Você acertou!
Inovações disruptivas, são aquelas que modificam plenamente o paradigma de atuação das empresas, ou seja, a forma como interagimos diretamente com a realidade. São empreendimentos que desafiam a lógica tradicional ao revirarem os mercados de ponta-cabeça, pois em nada se parecem com as iniciativas mercadológicas consideradas como sendo de alto impacto. Na verdade esses novos empreendedores, a frente de inovações transformacionais, operam dentro de uma lógica nascente, que lhes são próprias, descontinuando mercados inteiros não por lhes confrontar diretamente, mas por ir além dos limites conhecidos.(Rota 01 no tema: Inovação Transformacional).
	
	B
	É a melhoria contínua de um produto, serviço, processo ou modelo de gestão a qual traz retorno de curto prazo.
	
	C
	É o retorno do investimento de grandes projetos que trazem melhorias efetivas para os processos produtivos da empresa.
	
	D
	É a criação de novas estruturas empresariais mais capazes de gerar alto valor agregado aos produtos e serviços.
	
	E
	São pequenas modificações nos produtos já existentes no mercado, fáceis de copiar e de baixo custo.
APOL II
Questão 1/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o trecho do texto a seguir: 
“Design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito). [...] A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo), dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções e mundo”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://endeavor.org.br/design-thinking-inovacao/. Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos abordados na Rota 03 sobre o tema: design thinking, analise as afirmativas a seguir.
 I. A empresa que deseja utilizar o design thinking precisa ter colaboradores capacitados e atentos para identificarem as necessidades do mercado.
II. Atualmente a utilização do design thinking é restrito as grandes companhias devido aos altos custos de implementação.
III. O design thinking é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de novas ideias que solucionam problemas do cotidiano.
IV. A aplicação das práticas do design thinking independe das necessidades dos clientes porque é uma ferramenta interna de resolução de problemas. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I e IV, apenas.
Questão 2/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
Há uma estreita relação entre o Planejamento Estratégico e os Programas de Garantia de Qualidade.
Sobre a afirmação acima, marque a alternativa correta:
	
	A
	A afirmação acima é totalmente verdadeira.
	
	B
	A afirmação acima e totalmente falsa.
	
	C
	Somente o programa 5S tem relação com om planejamento estratégico.
	
	D
	Somente a ISO 9000 tem relação com o planejamento estratégico.
	
	E
	Somente o setor de qualidade pode garantir a qualidade.
Questão 3/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“De uma maneira bem simplificada e resumida, é possível dizer que marketing são todas as ações realizadas por uma organização que tenha por finalidade “atrair e reter clientes”. [...] É de sua inteira responsabilidade o sistema de comunicação entre o cliente e a empresa, ou seja, é sua atribuição buscar as informações necessárias para que o cliente possa determinar se os produtos ou serviços oferecidos satisfarão as suas necessidades”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
REICHELT, Valesca Persch. Fundamentos de marketing. Curitiba: InterSaberes, 2013 p. 16-17. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 3 e o livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema Marketing, analise as sentenças a seguir: 
I. É uma atividade relevante do marketing identificar o perfil dos colaboradores que estão envolvidos nos processos de criação de novos produtos.
II. Compete ao marketing identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer estratégias para alcançá-las.
III. O marketing tem como atividades de foco no produto: criação, lançamento, comunicação, promoção e cuidados com o pós-vendas.
IV. A determinação de qual será o processo produtivo mais vantajoso para a empresa é uma importante decisão do departamento de marketing e inovação.
V. Algumas das frentes de atuação do marketing são: identificar o desejo do cliente, definir uma estratégia e criar um plano de marketing. 
São corretas as alternativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	III, IV e V, apenas.
	
	D
	IV e V, apenas.
	
	E
	II, III e V, apenas.
Questão 4/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
Os conceitos de qualidade, produtividade e competitividade caminham juntos e estão interligados e interdependentes, pois a competitividade decorre da produtividade,  e esta da qualidade.
Em relação a afirmação acima podemos dizer que é :
	
	A
	Parcialmente verdadeira.
	
	B
	Falsa.
	
	C
	Somente a qualidade depende da produtividade e não vice versa.
	
	D
	Verdadeira.
Questão 5/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Nas organizações, a inovação está ligada a razões tecnológicas e econômicas. No campo da tecnologia, a inovação proporciona a criação de novos produtos e serviços, a melhoria dos métodos existentes, à liderança de mercado, a adaptação dos negócios aos novos processos tecnológicos. No quadro das razões econômicas, há as organizações envolvidas com a criação do novo, buscando o desenvolvimento de produtos mais baratos, com novas funções, para novos mercados e clientes. [...] Assim, inovar é criar valor”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SCHNEIDER, Elton Ivan; CASTELO BRANCO, Henrique José. A caminhada empreendedora. Curitiba: InterSaberes, 2012 p. 86-87. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema inovação tecnológica, analise as sentenças a seguir e marque V para as asserções Verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. (  ) Uma organização não inova sozinha porque é preciso levantar inúmeras informações, o que correr a partir da interação com entes internos e externos.
II. (  ) Inovar tecnologicamente não é uma tarefa simples, pois é preciso passar por diversas etapas entre a concepção da ideia e o lançamento do produto.
III. (  ) A inovação tecnológica é um procedimento realizado pelas novas empresas do segmento de tecnologia que entram no mercado.
IV. (  ) Para agilizar o processo inovativo, a empresa pode considerar informações advindas de atividades científicas, tecnológicas, produtivas e de mercado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
V – F – F – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais