Buscar

Aula 4 Pratica Simulada I. docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL - ES 
MARLY, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador do RG..., e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., cidade.../UF, CEP..., e HERON, representado pela sua genitora, ANA MARIA, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador do RG..., e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., cidade.../UF, CEP..., vem por meio de seu advogado, com endereço profissional na Rua..., nº..., no bairro de..., cidade/UF, CEP..., onde recebe intimações, vem mui respeitosamente perante Vossa Excelência, para propor:
AÇÃO ANULATÓRIA DE NEGÓCIO JURÍDICO
 Pelo rito comum vem, em face de FÁBIO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador do RG..., e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., Vitória/ES, CEP..., e ANTÔNIO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador do RG..., e CPF..., residente e domiciliado na Rua..., nº..., no bairro de..., cidade.../UF, CEP..., pelas seguintes razões de fato e de direito que passa a expor:
DOS FATOS
Em junho de 2013, a autora, Marly, estava dirigindo o seu veículo acompanhado de seu sobrinho, Heron, quando o veículo do réu, Fábio, colidiu com o seu. O réu, Fábio, estava dirigindo o seu veículo sem habilitação e sobre efeito de álcool, que resultou no acidente cometido por ele, com culpa exclusiva sua, trazendo não só prejuízo material a autora, quando danificou o seu veículo, mas também deixou o seu sobrinho de 12 (doze) anos, Heron, gravemente ferido.
O réu, Fabio, temendo responder por uma possível ação judicial, pelos danos causados aos autores, doou seus bens a título gratuito ao seu amigo de longa data, também réu, Antônio, que tem pelo conhecimento do fato provocado por Fábio, agindo como cumplice da fraude praticado do réu. Os bens passados a Antônio por Fábio, é no valor de R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), desta forma Fábio tem a intenção de se tornar insolvente para não presta as devidas assistências e nem ter condição de pagar pelos danos causados aos autores.
DOS FUNDAMENTOS
Os autores, com o interesse de garantir que o réu venha cumprir com suas futuras obrigações, por meio de uma ação de execução, para reparação dos danos causados, tendo como base no art. 158 do Código Civil Brasileiro, que dispõe sobre anulação do negócio jurídico praticado pelo devedor insolvente:
Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.
§ 1o Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.
§ 2o Só os credores que já o eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulação deles.
Diante do exposto, é anulável o negócio jurídico quando este conter vicio de dolo, conforme o art. 171 e art. 177 ambos do Código Civil Brasileiro:
Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:
I - Por incapacidade relativa do agente;
II - Por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.
Art. 177. A anulabilidade não tem efeito antes de julgada por sentença, nem se pronuncia de ofício; só os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade.
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer, conforme abaixo: 
1 - A intimação do Ministério Público com base no art. 82, I do Código Civil;
2 – A citação da Ré para Audiência de Conciliação, nos termos do art. 334, do CPC;
3 -  A citação da Ré no endereço acima citado para apresentar contestação, no prazo legal sob pena de preclusão, revelia e confissão;
4 -   A anulação do negócio jurídico celebrado entre as partes;
5 -    A condenação da Ré as custas processuais e honorários advocatícios no patamar de 20% sobre o valor da causa.
DAS PROVAS
Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 369 e seguintes do CPC, em especial documental superveniente, testemunhal, pericial e depoimento pessoal do réu.
DO VALOR DA CAUSA
Dá–se à causa o valor de R$ 250.000,00 (duzentos cinquenta mil reais)
Nestes Termos,	
Pede deferimento.
Local e data.
ADVOGADO
OAB nº

Outros materiais