Buscar

Estudo Dirigido de Hematologia pt 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: BACHARELADO EM BIOMEDICINA
	DISCIPLINA: HEMATOLOGIA CLINICA 
	PERÍODO: 6º PERIODO
	SEMESTRE LETIVO: 2016/2
	CH SEMANAL: 4H
	CH TOTAL: 80H
	DOCENTE: Prof Msc Laine Celestino Pinto
	EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 6
Diferencie o teste de coagulação TP e TTPA: a) em relação aos fatores de coagulação envolvidos, os elementos envolvidos no teste, o tempo de coagulação e as anomalias indicadas no alongamento.
Qual a aplicação clínica dos testes de: tempo de coagulação de trombina, tempo de sangramento e agregação plaquetária?
K.J.S., 61 anos, sexo masculino foi levado ao Pronto Socorro do Guamá apresentando um histórico de epistaxe recorrente. Ele também relatou fadiga progressiva e palidez durante a última década, juntamente com dispnéia progressiva, fadiga exacerbada, palidez e perda de peso de 6 kg ao longo dos últimos seis meses. Após anamnese inicial, o médico verificou que o senhor apresentava ingurgitamentos microvasculares dilatados na pele e na mucosa oral. O paciente relatou que sofre de problema de uma doença hereditária diagnosticada ainda na infância após o aparecimento dessas dilatações nos lábios. O médico solicitou o coagulograma e hemograma, que apresentou contagem de plaquetas normal, TP e TTPA normal, o hemograma apresentou Hb 9,7 g/dL, VCM 69 fl, HCM 25 pg. Qual a hipótese diagnóstica para o paciente, Justifique?
Criança de 6 anos, sexo masculino foi levado ao pronto atendimento pelos seus pais devido à uma hemorragia na região superior da perna provocada por uma queda enquanto andava de bicicleta. Após anamnese inicial, o médico constatou que a criança apresentava edema na articulação do joelho e era incapaz de manter a perna estendida. Quando indagada pelo médico, a mãe afirmou que a criança é portadora de um distúrbio de coagulação diagnosticado aos dois anos de idade e que também possui outro filho com a mesma doença. O coagulograma do paciente apresentou contagem de plaquetas normal, tempo de protrombina normal, e tempo de tromboplastina parcial prolongado, fator de coagulação IX baixo. Defina um diagnóstico para a paciente, justifique.
 
Mulher com 31 anos de idade que apresentava boa saúde procurou serviço médico por causa da quantidade de petéquias que vem desenvolvendo a partir de pequenos traumatismos nos braços e dorsos das mãos há pouco mais de dois meses. Ela relata usar a quase dois anos diazepam para controle das crises de ansiedade. O hemograma revelou contagem de eritrócitos, leucócitos e plaquetas iguais a 4,0 milhões, 9 mil e 2 mil/μL de sangue, respectivamente. A análise morfológica realizada em esfregaço sangüíneo revelou hemácias e leucócitos normais, porém suas plaquetas apresentam volume plaquetário médio (VPM) aumentado. Defina a hipótese diagnóstica para a paciente. Justifique o aumento do VPM neste caso.
A púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) ocorre na forma hereditária e adquirida é caracterizada pela deficiência da metaloprotease ADAMTS13 que cliva multímeros de peso molecular “ultragrande” do fator de von Willebrand. Analise as afirmativas sobre o tema:
As formas hereditárias decorrem do desenvolvimento de um autoanticorpo IgG inibidor, cuja presença pode ser estimulada por infecções, doenças autoimunes e certos fármacos.
A ADAMTS13 está ausente na forma adquirida da doença, o que facilita a agregação plaquetária aos multímeros do fator de von Willebrand.
Os principais achados laboratoriais correspondem à presença de esquizócitos e trombocitopenia no esfregaço sanguíneo e à elevação da desidrogenase láctica.
O tempo de protrombina e o o tempo de tromboplastina parcial ativada são normais.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III
III e IV
I e II
I, II, III e IV
L.F.S, sexo feminino, 14 anos de idade deu entrada no pronto-atendimento com quadro de sangramento em orofaringe em grande quantidade após extração dentária, relata já ter apresentado outros sangramentos importantes (epistaxe, gengivorragia). O hemograma mostra hemoglobina e leucograma normais, contagem de plaquetas abaixo de 100.000/μL e o volume plaquetário médio aumentado, na distensão sanguínea são observados plaquetas grandes. Não há histórico de utilização medicamentos e etilismo. Defina a hipótese diagnóstica para a paciente.
Diferencie o diagnóstico laboratorial da hemofilia A, B e doença de Von Willebrand, quanto à contagem de plaquetas, TP, TTPA, e os fatores de coagulação pesquisados.
Leia a situação clínica:
“Mulher de 25 anos, grávida deu entrada no pronto atendimento após intenso sangramento vaginal, dor abdominal, dor nas costas e contração uterina rápida. Após exames de imagem, o médico constatou que houve um descolamento prematuro da placenta provocado por uma coagulação intravascular disseminada”. 
O médico solicitou a coleta do sangue periférico para a realização do coagulograma e exames adicionais. Levando em consideração o caso apresentado, qual o resultado esperado para o coagulograma e os exames adicionais solicitados (quadro abaixo)?
(ATENÇÃO! Descreva os resultados como normal, prolongado ou diminuído e transcreva as informações do quadro para o cartão resposta).
	Contagem de plaquetas
	Tempo de protrombina (TP)
	Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) 
	Dosagem de fibrinogênio 
	Tempo de trombina

Outros materiais

Outros materiais