Buscar

RELATÓRIOS PRATICAS DE QUIMICA Sidnei Moura e Silva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório experimental Práticas de Química – QUI0446AB
TÉCNICAS USUAIS DE LABORATÓRIO
Matheus Lazzari e Ezequiel Dotti
Universidade de Caxias do Sul
Departamento de Química e Física
�
Introdução 
 
Decantação: A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura.
Filtração: A filtração é um método de separação dos componentes de misturas heterogêneas, normalmente através de um filtro ou semelhante, é mais indicada do que a decantação quando necessitamos de devida precisão na separação das misturas pois não utiliza a densidade como processo principal de separação como na decantação.
Existem dois tipos de filtração: Filtração comum e filtração por pressão reduzida Quando uma filtração é muito demorada, pode-se realizar a filtração a vácuo, também chamada de filtração por pressão reduzida, que acelera o processo. Em laboratório, esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado.
O principal prejuízo do uso de soluções alcalinas em buretas dotadas de torneira de vidro é de que as soluções alcalinas atacam o vidro formando silicatos, por isso quando utilizasse essa tipo de solução deve-se utilizar os frascos de polietileno.
Neste trabalho de laboratório foram realizadas diversas medidas de volume e massa para adquirir conhecimento nessa área e assim ganhar mais experiência para futuras aulas laboratoriais.
Objetivo
Aprender a fazer o uso correto das vidrarias com a máxima precisão possível e fazer o uso correto de certos equipamentos laboratoriais como Bulbo Pipetador, Proveta Graduada, Bureta, Balança analítica, etc e posteriormente preparar uma solução de NaCl. 
Procedimento experimental 
Inicialmente escolheu-se a vidraria adequada, o bulbo pipetador, para medir 3,5 mL e 10 mL de agua destilada com a observação correta do menisco e posteriormente transferiu-se para um Becker, identificou-se a vidraria usada e transferiu-se o liquido para um Elenmeyer posteriormente descartamos a solução não a devolvendo ao frasco de origem pois a solução pode ser afetada por alguma contaminação. 
Selecionou-se a proveta graduada e mediu-se 30 mL de agua destilada com a observação correta do menisco. Posteriormente transferiu-se o volume para um copo Becker.
Mediu-se 50 mL de agua destilada em uma proveta graduada e transferiu-se para o Becker, posteriormente transferiu-se para um Erlenmeyer posteriormente identificou-se a precisão entre o copo de Becker, a proveta graduada e o Erlenmeyer.
Realizou-se a montagem da bureta graduada no suporte universal, posteriormente encheu-se a bureta com água destilada até o ponto zero, posteriormente deixou-se escoar lentamente até o volume de 12 mL e pois escoou-se mais 7 Ml e até o volume máximo da bureta, lembrou-se que a bureta não pode ser aquecida pois é um material de precisão exata e se aquecido pode deformar e alterar o volume calibrado.
Ligou-se a balança analítica, esperou-se até a estabilização e mediu-se uma rolha de borracha, um cadinho de porcelana e um vidro de relógio anotando em uma tabela seus nomes e respectivos pesos.
Para o preparo de uma solução de NaCl pesou-se exatamente 0,120 g de cloreto de sódio em uma balança analítica com o auxílio de um papel encerado o qual foi tarado na balança depois transferiu-se para um copo Becker e acrescentou-se uma pequena quantidade de água para agitar com o bastão de vidro, posteriormente transferiu-se o conteúdo do Becker para um balão volumétrico de 100ml acrescentou-se água até 100ml. 
Discussão e resultados
A partir do procedimento experimental indicado conseguiu-se realizar os procedimentos propostos pela apostila com êxito, na parte de uso correto da balança analítica obteve-se os seguintes valores para as medidas de massa dos respectivos objetos:
Vidro de relógio: 42,125g
Cadinho de porcelana: 43,900g
Rolha de borracha: 33,491g
Na parte de preparo de uma solução de NaCl partiu-se de 0,120 g de NaCl e acrescentou-se água destilada até finalizarmos com uma solução de 100ml de NaCl. 
Conclusões 
De acordo com o previsto no procedimento aprendeu-se a usar e manusear corretamente e responsavelmente as demais vidrarias e equipamentos utilizados na aula, realizando medição de volume e massa dos demais componentes utilizados em aula.
Questões finais
(a serem inseridas na introdução, discussão ou conclusão)
1. Quais os inconvenientes em devolvermos porções de solução não usadas ao frasco originário ou de origem?
2. Porque os aparelhos de precisão como bureta, pipeta volumétrica e balão volumétrico não podem ser aquecidos?
3. Em que condições a filtração é mais adequada que a decantação, com processo de separação de misturas?
4. Qual a vantagem de filtração á pressão reduzida sobre a filtração comum?
5. Que prejuízos podem trazer o uso de soluções alcalinas em buretas dotadas de torneira de vidro?
Bibliografia: 
http://www.infoescola.com/quimica/decantacao/
http://www.infoescola.com/quimica/filtracao/
�
��

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais