Buscar

relatorio Sidnei Moura e Silva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório experimental Práticas de Química – QUI0446AB
Procedimentos Experimentais de densidade das substâncias e solubilidade 
Matheus Paulo Brollo Lazzari e Ezequiel Dotti
Universidade de Caxias do Sul
�
Introdução 
 Observou-se algumas substâncias iônicas e covalentes. Nessa aula foi visto que as ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das moléculas. 
A ligação iônica é realizada entre íons (cátions e ânions) um ânion, de carga elétrica negativa, se une com um cátion de carga positiva formando um composto iônico. 
 	Na ligação covalente ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, notamos aqui a diferença da outra ligação, em que esta não há perda ou ganho de elétrons. 
Objetivo
Compreender as diferenças de comportamento de certas substâncias iônicas e covalentes, através da solubilidade dos compostos. 
Procedimento experimental 
Em primeiro momento colocou-se pequena quantidade de iodo em um tubo de ensaio para ser aquecido no bico de Busen. Com a ajuda de uma pinça de madeira, foi aquecido por um determinado período. Posteriormente foram utilizados três cadinhos de porcelana adicionando no seu estado sólido sacarose, sulfato de cobre e cloreto de sódio separadamente. Foram aquecidas cada uma das substâncias para observar as mudanças de estado físico com relação ao tempo.
Na comparação da solubilidade das substâncias utilizou-se três tubos de ensaio. Adicionando com a bureta respectivamente 1,0 mL de água, álcool e hexano, colocando em cada um dos tubos duas gotas de óleo de cozinha. Depois de feito isso, o mesmo processo foi feito com outros solutos dissolvidos aos solventes, sendo eles NaCl, naftaleno e iodo aos solventes.
Discussão e resultados
Após colocar a sacarose, sulfato de cobre, e cloreto de sódio para aquecer por poucos minutos em uma temperatura consideravelmente elevada. Foi perceptível que a sacarose endureceu, o CuSO4 penta- hidratado começou a mudar sua coloração para branco, isso porque, as moléculas de água contidas estavam sendo evaporadas. Já o NaCl por ser um íon possui uma ligação forte o suficiente para obter ponto de ebulição extremamente alto.
Na realização do procedimento sobre solubilidade das substâncias, foi possível obter como resultado de que: o óleo de cozinha e naftaleno por serem apolares se dissolvem no hexano (substância apolar) formando uma mistura transparente e homogenia. No álcool etílico por ser polar, mas que contém cadeias carbônicas faz com que tais solutos se dissolvam parcialmente. Já na água essas substâncias serão insolúveis por ser polar. O Iodo obteve-se o mesmo resultado que o óleo e o naftaleno. Por também ser apolar, mas ao se dissolver no hexano se obteve coloração roxa. Com o álcool teve-se o resultado de uma coloração caramelo. Já o NaCl por ser uma substância polar se misturou apenas com a água, ficando no fundo da proveta quando misturado com o Hexano e com o Álcool. 
Conclusão
A partir dos procedimentos e resultados houve a compreensão das diferenças entre os tipos de ligações. Sendo ele iônica, covalente, as suas respectivas propriedades, e as razões pelo qual a ligação covalente possui uma facilidade maior para obter a sua separação. Também a influência que a polaridade e o tipo de interação têm entre os compostos, pode afetar na sua solubilidade ou separação. 
Questões:
As ligações iônicas tendem a serem mais fortes do que as ligações covalentes. Pois não “necessitam” tanto ter interações, por esse motivo, o NaCl apresenta uma ligação dipolo-dipolo (ligação forte que possui PE alto). 
Entendeu-se que não são todas substâncias que sublimam (passam do estado sólido para o gasoso diretamente). Pois acontecesse na maioria dos casos com compostos que são submetidos a altas temperaturas, apresenta interação dipolo-induzido, como o gelo seco e a naftalina.
Todas as substâncias que fazem ligações iônicas são muito fortes, pois como acontece à interação de diferentes cargas elétricas. Existindo uma “dificuldade maior” para que a haja a sua separação (através do ponto de fusão e de ebulição)
No procedimento II pode-se entender ao misturar determinados compostos a sua solubilização vai depender da polaridade de cada um deles. Sabendo que ligações iônicas, polares e/ou com interação molecular como ligações de Hidrogênio ou podem ser dipolo – dipolo. São tipos de substâncias em que seus pontos de fusão e ebulição, possuem temperaturas extremamente altas de serem alcançadas.
Os resultados seria que a água e o álcool metílico por serem polares apenas se dissolveriam com amônia (NH3), cloreto de amônia (NH4Cl) . Já o querosene e sulfato de carbono (CS2) são solventes apolares, apenas sendo diluídos por gasolina e enxofre (S). 
 Referências
TOMA, H. E. Ligações Química: abordagem clássica ou quântica? Química Nova na Escola, n.6, p.8-12, nov., 1997
E. Brady, J., & Sennese, F. (2009). Chemistry matter and its changes (5ª Edição ed., Vol. I). New York: S.A.
http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-covalente/ http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-ionica-eletrovalente/�
��

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais