Buscar

Discursivas DE TEORIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursivas DE TEORIA POLÍTICA
1) A palavra República está presente no nome do Brasil. portanto, compreender o conceito e o sentido de República e fundamental. Assim escreva o significado da palavra " República".
R= A palavra REPÚBLICA é tudo o que é próprio de uma sociedade, que seja de seu interesse, do interesse público.
2 ) A democracia do Brasil é semidireta porque, além de elegermos nossos representantes nos congressos de deputados e senado dispomos de instrumentos legais como o referendum e o plebiscito para consultar a população com relação a algum assunto de interesse público. Qual é a diferença entre referendum e plebiscito? 
R= O referendum consiste na consulta à opinião pública para a introdução de uma emenda constitucional ou mesmo de uma lei ordinária quando essa afeta um interesse público relevante. Já o plesbicito é um instituto que tem suas raízes na Roma Antiga e que atualmente é utilizado para que conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo.
3) Qual é a ideia fundamental dos Estado do Bem- estar Social?
R= O Estado do bem-estar social, que a rigor é aquele que tem o papel de garantir o acesso da população a um mínimo de segurança social, o que significa renda, alimentação, saúde, habitação, assegurados ao cidadão não como uma forma de caridade, mas como direitos políticos, previstos na Constituição Federal, lei máxima do país.
4) Em sua obra " Do Espírito das Leis", aparecida em 1748, Montesquieu afirma a existência de funções intrinsecamente diversas e inconfundíveis, mesmo quando confiadas a um só órgão.
O que Montesquieu propõe com a separação dos poderes?
R= Ele propõe que exista um Pode Legislativo para elaborar leis para toda sociedade e para serem cumpridas em especial pelos governantes; um Poder Executivo para representar o Estado e fazer cumprir as leis em benefício de todos; e o Poder Judiciário que dá ao governante o poder de punir os crimes ou julgar os conflitos de ordem civil.
5) O século XVII, período em que Locke nasceu e viveu a maior parte de sua vida, foi marcada pela luta entre a Coroa e o Parlamento na Inglaterra. A coroa era controlada pela dinastia Stuart e defensora do absolutismo, e o Parlamento era partidário do liberalismo.
Nesse sentido, escreva sobre o liberalismo.
R= É O sistema sócio- histórico e econômico que defende a liberdade do indivíduo em todos os aspectos, em especial, na defesa da propriedade privada, do livre mercado, da mínima intervenção do Estado na vida dos cidadãos e, da igualdade entre eles.
6) Disserte sobre o significado da palavra república.
 R= A palavra república tem origem no latim e significa aquilo que pertence ao povo . O sentido mais completo, portanto, é tudo o que é próprio da sociedade, que interessa a ela, ou ainda, interesse público.
7) O século XVII, no qual Rousseau nasceu e viveu, ficou conhecido como " século das luzes", por ter sido o período em que ocorreu um movimento intelectual caracterizado pelo profundo otimismo sobre a capacidade do ser humano de se orientar pelo uso da razão segundo o qual, com isso, a humanidade conseguiria alcançar o processo. Nesse sentido, escreva sobre os objetivos do movimento iluminista.
R= Os objetivos do Movimento iluminista era aplicar o raciocínio lógico a todas as áreas do conhecimento e, com isso construir um conhecimento sólido sem influência de crendices ou de superstições. A razão seria o guia da evolução da humanidade e, com ela, o Homem chegaria ao progresso econômico , moral e social, bases para um mundo livre e de felicidade.
8) O que foi Magna Carta?
R= Magna Carta foi um documento que restringe os poderes dos monarcas ingleses. Para o conjunto de normas que determinam a política de um governo, futuramente chamada de CONSTITUIÇÃO
9) Explique o que Thomas Hobbes entende por estado de natur
R= No estado de natur todo homem tem direito a tudo.
10) Aristóteles foi discípulo de Platão, tutor de Alexandre, o Grande, e é considerado pai da Ciência Política Ocidental.
Para Aristóteles existiam seis tipos possíveis de governo, a partir da finalidade deles.
Nesse sentido, escreva sobre monarquia segunda as ideias de Aristóteles.
R= É o exercício do poder pela maioria no interesse próprio
Outros tipos de governo
Monarquia - Exercício do poder por uma só pessoa no interesse de todos
Aristocracia - Exercício do poder por alguns no interesse de todos
República - Exercício do poder pela maioria no interesse de todos
Tirania - Exercício do poder por uma só pessoa no interesse próprio
Oligarquia - Exercício do poder por alguns nos interesse próprio
11) Explique o conceito de virtú segundo Maquiavel.
R= É um termo empregado para indicar um conjunto de qualidades – habilidade de cálculo, sentido de realidade, compreensão das circunstâncias, capacidades de adotar medidas extraordinárias, coragem de desprender-se da moralidade vigente e aptidão para se adaptar às diferentes situações.
12) A monarquia quase sempre possui três características fundamentais: vitaliciedade; hereditariedade e irresponsabilidade.
Qual o significado da característica da irresponsabilidade para a monarquia? 
R= O monarca não tem responsabilidade política, isto é não deve explicações ao povo ou a qualquer órgão sobre os motivos pelos quais adotou certa posição política .
OUTRAS CARACTERÍSTICAS PARA A MONARQUIA
hereditariedade - a escolha do monarca se faz pela simples verificação da linha de sucessão.
Vitaliciedade - o monarca não governa por um tempo certo limitado, podendo governar enquanto viver ou tiver condições para continuar governando.

Outros materiais