Buscar

FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO ANIMAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRIMEIRA PROVA DE FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO ANIMAL
Porque a classificação dos animais apenas pelo seu hábito alimentar ou pela natureza anatômica do seu trato digestório, separadamente, não é considerada adequada para uma dieta que atenda as exigências nutricionais das diferentes espécies? 
Porque a anatomia e fisiologia do trato digestivo de cada espécie é diferente, ou seja, a ingestão e absorção de nutrientes não ocorrerá da mesma forma. Os ruminantes possuem vários compartimentos gástricos onde acontecem diversos estágios da digestão, além de apresentar microorganismos que digerem celulose, já os não-ruminantes apresentam estomago simples, com uma capacidade pequena de armazenamento e a digestão dos alimentos ocorre com substancias produzidas em seu próprio organismo, logo o fornecimento de alimentos para esses animais deve ser constante. 
Qual a principal diferença entre o método de weende e de van soest na análise de alimentos? 
O método de weende inclui no grupo da FB (fibra bruta) a celulose e apenas a lignina insolúvel em álcali, já o método de Van Soest, divide os componentes da amostra analisada em carboidrato não fibroso (CNF), que são as fibras solúveis em detergente neutro, e carboidrato fibroso, que são as fibras em detergente ácido (FDA)
Entre os nutrientes (PB, EE, CNF, FDN, FDA, MIN, LIG, CEL, HEM, etc) analisados em laboratório na dieta de ruminantes, quais deles lhe daria uma estimativa razoável do consumo e digestabilidade dos alimentos? 
Consumo: FDN (fibra em detergente neutro) => pois envolve carboidratos não fibrosos e degradação lenta
Digestabilidade: FDA (fibra em detergente acido) => pois envolve carboidratos fibrosos e degradação rápida
Vários animais são dependentes de aminoácidos essenciais na sua dieta. Entre os carnívoros, como cães e gatos, qual o papel de destaque da arginina na nutrição desses animais?
Os carnívoros apresentam um metabolismo protéico, ou seja, possuem uma alta necessidade de proteínas na dieta, a arginina, como um aminoácido essencial, é extremamente necessária na dieta já que não pode ser sintetizada em taxa suficiente para atender as exigências nutricionais do animal. 
Qual o objetivo na utilização de aminoácidos sintéticos na nutrição protéica de certos animais? 
A utilização de aminoácidos sintéticos possibilita maior adequação as exigências nutricionais de cada animal, fazendo com que os nutrientes dos alimentos sejam melhores absorvidos e evitando a perda de energia advinda de dietas com base no conceito de proteína bruta (PB) com conteúdo de aminoácidos acima do exigido pelos animais.
Qual o objetivo no uso da uréia na nutrição dos animais e porque seu uso não é indicado a animais não-ruminantes?
A uréia fornece N ao animal em uma forma não protéica, porém não pode ser utilizada por animais não-ruminantes já que depende da síntese microbiana, presente no trato digestivo apenas dos poligástricos. 
Qual a principal diferença química entre o amido e a celulose, e sua implicação nutricional para os animais? 
Ambos são polissacarídeos, porém o amido é um carboidrato não estrutural (CNE) ou não fibroso (CNF) e a celulose é um carboidrato estrutural ou fibroso. O amido é altamente digerido e pode ser digerido por digestão enzimática ou microbiana, já a celulose é menos digerido e exige fundamentalmente a digestão microbiana.
Alem de fornecer alta densidade energética aos animais, indique outras duas vantagens de ler lipídeos na composição da dieta dos animais
É fonte de ácidos graxos essenciais e veiculo de vitaminas lipossolúveis, aumentando a densidade calórica da dieta.
Quais as medidas de energia determinadas para os alimentos pelo sistema calórico e identifique principais perdas energéticas entre elas 
Energia bruta => perda energética fecal
Energia digestível => perda energética pela urina e gases
Energia metabolizável => perda energética pelo calor de fermentação ou incremento calórico
Energia liquida => utilizada para mantença e produção
O sistema NDT está baseado na contribuição energética das três principais classes nutricionais presentes na maioria dos alimentos. No entanto, apesar da grande quantidade de informações disponível na literatura, o mesmo vem sendo gradativamente substituído pelo sistema calórico entre diferentes espécies. Explique uma desvantagem do NDT em relação a medida calorimétrica dos alimentos
O sistema NDT, ao contrário do sistema caloria, não considera as diferenças na eficiência de uso da energia para manutenção e produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais