Buscar

GD IMUNO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Instituto de Ciências Biológicas/UFMG- Departamento de Bioquímica e Imunológia
Imunologia – 2º Semestre/2014 – Exercício sobre Imunizações – Valor: 05 pontos
Polo: Araçuaí
Nomes: Juliana Ramalho de Oliveira; Charles Alves Pereira e Ana Paula Gonçalves
Você está trabalhado em um posto de saúde e atende uma mãe que deseja vacinar seus dois filhos. A criança mais velha tomou a vacina adsorvida difteria, tétano e petussis- DTP e os dois reforços , tedo sido o último deles há dois anos, e apresenta um profundo ferimento no pé. A criança mais velha veio tomar a 1º dose da vacina contra sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral). Além disso, a mãe, que está com dengue, apresentando febre de 39,5ºc, gostaria de ser vacinada contra a febre amarela, pois vai visitar a família no Amazonas daqui a três meses.
Que orientação você dará a mãe em relação à vacinação da criança que machucou o pé? Por quê?
A imunização primária com a vacina confere proteção em mais de 95% dos casos, por pelo menos 10 anos. O tétano é causado pela contaminação de feridas pela bactéria Clostridium tetani, que vive habitualmente no solo, objetos ao ar livre, plantas e nas fezes de mamíferos. Resistente essa bactéria pode hibernar e sobreviver em forma de esporos por anos ao ar livre. Desta forma quando sofremos um corte nossos tecidos ficam expostos a essa bactéria. Emaneira de se contaminar com o tétano e manusear ou pisar descalço na terra ou adubo tendo feridas abertas nas mãos ou nos pés. Na verdade, qualquer ferida que entre em contato com objetos ou sujeira  pode ser uma porta de entrada para o Clostridium tetani.Sendo assim a orientação para essa mãe é limpar bem a ferida não deixar a ferida aberta. Depois de um ferimento todos que tomaram a ultima dose com mais de 5 anos deve receber o reforço, no caso desta criança não será necessária, mas se ela não lembrasse da ultima dose poderia tomar sem rico outra dose em um intervalo menor . Em todo caso se a criança não tiver sido vacinada nos últimos 5 anos e apresenatr algum sintoma deverá ser imediatamente encaminhada a um posto médico para fazer a limpeza do ferimento e a aplicação do soro ati-tetânico
2-Você orientará a mãe em relação a necessidade de aplicação das duas doses da vacina tríplice viral. Qual a base imunológica para esta conduta?
 Sim, pois a imunização é obtida após 3 doses da vacina, sendo que após a primeira imunização devemos repetir a cada 10 anos . A vacina consiste da mistura de toxóide tetânico e toxóide diftérico com a bactéria Bordetella pertussis inativada, adsorvida em sal de alumínio. A vacinação deve abranger inclusive as crianças que já tiveram difteria ou tétano; uma vez que a infecção diftérica ou tetânica pode não conferir imunidade, a vacinação deve ser iniciada ou continuada tão logo seja possível, a partir da recuperação da criança.
3-A mãe poderá ser vacinada contra a febre amarela? Qual a conduta a ser adotada?
 A mãe não poderá ser vacinada contra febre amarela por estar com febre acima de 38,5°c, uma das restrições para receber a vacina da febre amarela que serve como proteção e deverá ser tomada pela mãe 10 dias antes de viajar. Na primeira vez que o indivíduo é vacinado a proteção só ocorre 10 a 15 dias após a vacinação. Na revacinação ela é imediata. Uma vez vacinado a proteção da vacina tem duração de 10 anos.
4- A vacina DTP hoje administrada em conjunto com a Haemophilus influenzae b e hepatite B (recombinate), compondo a vacina pentavalente e é um exemplo de vacina combinada. Citem uma vantagem e um risco da associação de vacinas, como foi feito no exemplo citado.
A vantagem das combinadas é apenas a redução do número de picadas. Em uma só injeção, protege-se a criança contra várias doenças, como é o caso da SRC, a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). Desvantagem o risco de poder induzir sintomas (ainda que normalmente mais ligeiros) da doença que se pretende evitar e o risco de infecção do feto, no caso de vacinação de grávidas.
5- Discuta como os seguintes fatores podem interferir no nível de proteção conferida pela vacinação: 
Conservação da vacina em local exposto a luz solar;
Todas as vacinas são enfraquecidas quando expostas à luz solar. Principalmente as vacinas a base de vírus vivos modificados têm vida útil limitada após sua reconstituição.
Administração em dose diferente da especificada.
Maior parte das vacinas requer a administração de várias doses, para obter uma resposta imunológica adequada, devendo respeitar-se o esquema vacinal recomendado. Quando tal não se verificar, há recomendações que se devem seguir, relativamente ao intervalo de tempo decorrido entre as doses de imunização primária e entre as doses de reforço
Intervalos superiores ao estabelecido no calendário vacinal não reduzem a concentração final de anticorpos, pelo que a interrupção do calendário vacinal apenas requer que se complete o esquema estabelecido, independentemente do tempo decorrido desde a administração da última dose.
Por razões epidemiológicas, ou para aproveitar todas as oportunidades de vacinação, pode ser necessário encurtar os intervalos recomendados, devendo, neste caso, respeitar-se sempre os intervalos mínimos entre as doses e a idade mínima de administração da primeira dose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais