Buscar

1 Questionário de Filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sobre a Apologia
a) Segundo Sócrates, qual é papel do filósofo?
Segundo Sócrates o papel do filósofo é ser ético, coerente, respeitar a lei acima de todas as coisas, mesmo que ela não seja justa e jamais aceitar que o conhecimento é uma fonte esgotável, pois nunca se sabe tudo, por isso é preciso estar sempre em busca da clareza e da verdade. O filosofo também deve espalhar o seu conhecimento por entre os homens e, se preciso for, ele deve morrer pelo seu ideal.
b) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que  "uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida" ?
Que embora seja perfeitamente possível viver uma vida sem jamais questionar os fundamentos de nossas crenças ou verdades absolutas, quando o fazemos, nossa vida tende a se transformar. Refletir sobre nossas verdades nos ensina a ser mais cautelosos e menos propensos a sair acreditando em tudo que é dito, isso facilita a tomada de decisões pessoais sem a influência do outro. Refletir é uma das etapas do amadurecimento humano e da busca pela plenitude. Esse é também o processo do auto-conhecimento. Nisso está o sentido da vida: na expansão da consciência! 
c) Como Sócrates responde às  acusações que lhe são feitas?
Sócrates não faz a apresentação de uma defesa tradicional, porém elabora sua defesa contraditando os argumentos de seus adversários, mantendo-se coerente com seu estilo de vida e de filosofia. 
Sobre Críton
a) Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?
Porque para Sócrates a leis da cidade formam um conjunto de preceitos de obediência incontestáveis pelo arbítrio humano, independente de serem elas justas ou injustas. Segundo ele o direito é um instrumento de coesão social que tem por objetivo o alcance do bem comum. 
b) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à  proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
Para Sócrates, infringir a lei recusando a sua sentença, ainda que injusta, era o mesmo que destruir a leis e também o Estado. Sócrates sabia que desobedecer ao julgamento era dar mau exemplo e incitar a desobediência. Além disso, ele tem uma gratidão pela cidade que o educou, alimentou e protegeu, logo para ele, o homem que se submete a uma vida no seio de uma comunidade, deve acatar suas leis e as suas conseqüências.
c) A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?
Para Sócrates aceitar a fuga seria revidar o injusto representado na figura da sentença condenatória com outro ato de injustiça para com a cidade. E em seu argumento, Sócrates aponta que fugir configuraria um mau exemplo àqueles que quisessem se esquivar do cumprimento de suas obrigações legais perante a cidade, comprometendo a eficácia da lei e causando uma desordem social, já que daria brecha para que cada um se comportasse conforme seu próprio juízo. Por isso ele optaria por se submeter às leis, honrando-as e respeitando-as, ainda que em detrimento da sua vida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais