Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALUNA: IOLANDA RODRIGUES VILA NOVA
 RU: 1553227 CURSO: PEDAGOGIA 
PÓLO UNINTER – ITAPEVA – SP
FASE 1 – EaD E A TECNOLOGIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA - TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO 
A educação a distancia, EaD é uma modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo atual. Onde são utilizadas as tecnologias da informação e da comunicação para interação entre alunos e professores. A educação a distancia é vista como um mecanismo capaz de contribuir no processo de formação inicial, proporcionando a autoaprendizagem, definindo – lhe com um perfil de gestor no seu processo de aprender, pois ela exige total envolvimento e ativa participação.
O ensino a distancia possibilita o acesso às pessoas que se apresentam excluído do sistema educacional por morarem longe da escola ou faculdade, principalmente nas pequenas cidades, por trabalharem em horários que impossibilitam o aluno de frequentar as aulas presenciais, por aqueles que não conseguem pagar o valor das mensalidades das faculdades presenciais. 
Por constituir uma modalidade onde requer menor número de funcionários e professores, menor infraestrutura física, esta modalidade consegue financeiramente reduzir e economizar gastos operacionais, podendo assim investir na qualidade de ensino através da contratação de mestres e doutores para elaboração do conteúdo programático, a elaboração de aulas gravadas, a produção dos resumos e apostilas entre outros. Investimento no ambiente virtual de secretaria acadêmica que oferece suporte ao aluno. Produção e reprodução de materiais didáticos da própria instituição, incluso no valor da mensalidade. Capacitação de tutores para atendimento ao aluno, tanto a distância quanto presencial nos polos, entre outros.
A História da Educação a Distancia ao contrário do que muitos imaginam não começou nos tempos de hoje, mas sim no início do século XIX por volta de 1833 através de correspondência, sendo assim a primeira geração da EaD dentre cinco até o momento.
1ª Geração de EaD, teve inicio a partir de 1833, onde o ensino era caracterizado pela comunicação via correios chamado na época de Ensino por correspondência ou Geração Textual, toda comunicação se dava por meio de cartas e entregas de livros, graças ao aperfeiçoamento dos correios, dos meios de transportes e do desenvolvimento tecnológico que, tiveram influencia significativa no mundo, destinada a uma parcela da população que não tinha acesso à educação.
A aprendizagem consistia em: leitura dos livros, realização de exercícios, tarefas e provas enviadas e recebidas via correio.
2ª Geração de EaD, surgiu a partir de 1922 (século XX) trazendo uma evolução no ensino a distancia, através dos meios de comunicação como o rádio, a televisão e o telefone. Dando início a era do Rádio em 1923 com o surgimento da primeira rádio escola de Roquete Pinto, em 1939 com o surgimento da Rádio Técnico Monitor, constituindo a inserção da radiodifusão a serviço também da educação e da cultura. O público alvo era a geração adulta que não teve acesso a escola no período regular, o ensino era baseado na transmissão periódica de aulas gravadas pelo rádio e televisão, a aprendizagem consistia em assistir ou ouvir as aulas através do rádio e da televisão e depois realizar provas e exames a partir do material didático fornecido.
3ª Geração de EaD, chegou em 1960 (século XX) seu ensino era caracterizado pela articulação do áudio e o vídeo na produção de textos e programas, através de transmissões de radi, televisão e programas pré-gravados, surge à televisão educativa, por meio do Tele ensino e Telecurso como era chamado, com uma programação educacional supletiva voltado para o público que não pode frequentar o curso regular no 1º e 2º graus, baseando-se que na época a televisão era o principal meio de comunicação no país com maior cobertura. 
	4ª Geração de Ead teve início na década de 1980 (século XX), onde o ensino era caracterizado pelas teleconferências, a audioconferências (simultânea e multidirecional para os participantes) e a transmissão por áudio e vídeo através da Multimídia Interativa. Baseava-se em aulas expositivas, de um ensino realizado em classe, interação aluno e professor era possível em tempo real através da teleconferência. 
	5ª Geração de EaD, começou a partir de 1980, o ensino ficou caracterizado pelo uso das TICS, (Tecnologia da Informação e Tecnologia da Comunicação) surgindo à convergência de texto e áudio em vídeo em plataforma de aprendizagem pela internet.
	Em 1996 a modalidade EaD é legalizada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional nº 9.394. de 20 de dezembro de 1996). Seu público alvo eram todas as pessoas que estivessem conectadas a internet, o estudo era realizado pela tecnologia da interatividade, com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem que disponibilizam fóruns, chats, diários de bordo, atividades de leitura e exercícios. O novo meio de aprendizagem conta com um tutor disponível aonde o aluno possa interagir e tirar suas dúvidas, a comunicação agora online podendo ser síncrona (tempo real) e assincrônica (em momentos diferentes), os recursos utilizados agora são computador e a internet.
DESENVOLVIMENTO
	Minha trajetória acadêmica começou com ensino presencial e em escolas públicas, onde cursei o Ensino Fundamental e boa parte do Médio, que teve a conclusão do 2º e 3º ano através do ENEM, depois iniciei curso técnico em Nutrição e Dietética presencial e gratuito por Vestibulinho em seguida dei início a minha Graduação em Psicologia em uma universidade presencial e particular com a ajuda do governo, porém por motivos externos não pude finaliza-lo. No momento estou cursando Pedagogia a distancia. 
	Minha experiência com a EaD consiste em progressiva participação em cursos de educação a distância, com início em 2016.
	Escolhi esse meio de ensino, pois me facilita ter acesso em casa, através dos livros das disciplinas e vídeos aulas online, podendo ler e assisti-los nas minhas horas vagas também pelos valores muito mais acessíveis. Essa nova modalidade nos disponibiliza de todos os recursos necessários para o desenvolvimento da mesma.
	É muito fácil se tornar um aluno de ensino a distância, basta ter concluído o ensino Médio, agendar uma prova e esperar pelo resultado, se matricular, ter acesso à internet podendo ser em casa ou mesmo no polo, onde eles nos disponibilizam o computador e a internet para pesquisas, trabalhos, estudos e realizações de provas e se dedicar as disciplinas propostas.
	O ensino EaD cujo qual faço parte excedem minhas expectativas com apoio do polo, dos tutores e toda essa disponibilidade voltada ao aluno.
CONCLUSÃO
	O ensino a distancia trouxe várias transformações na minha vida acadêmica, através desse método tenho melhores condições de acesso à internet para conclusão do curso, cabe dentro do meu orçamento, maior acessibilidade e interação as aulas dentro dos meus horários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais