Buscar

Cap 12 Robbins

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LES 0227- Comportamento Organizacional
Rafael Camarinha Franco de Menezes, Nº USP 9281585
Comportamento organizacional, cap. 12 - Liderança
ROBBINS, S.P
A liderança é um processo muito importante para os grupos, uma vez que ela facilita o movimento do grupo em questão rumo as metas comuns. Essa influência causada pela liderança pode ser formal, ou seja, pelo cargo que a pessoa ocupa, embora nem sempre aquele que tem um cargo de liderança é considerado um líder, já que nem sempre administradores com cargos altos sabem lidar com mudanças, algo essencial para executar essa função de líder.
A eficiência de uma liderança se dá ao sucesso do grupo no cumprimento dos objetivos traçados, embora o sucesso do grupo muitas vezes se dá pela percepção do líder, ou seja, por sua intuição o que pode acarretar em erros, algumas decisões.
O texto também aborda as teorias comportamentais e a teoria dos traços, em que as teorias comportamentais tentam estudar o comportamento de um líder, já a teoria dos traços diz que o indivíduo nasce ou não um líder. Todas essas teorias não chegaram em nenhuma conclusão consistente.
Houve outros estudos relacionados ao comportamento de um líder, um deles foi feito lá em Ohio, onde buscaram identificar dimensões do comportamento de um líder. Outro estudo feito foi em Michigan, que também procurou saber sobre identificar comportamentos dos líderes, e chegaram também a duas dimensões: aqueles que demonstravam interesse pessoal nas necessidades dos trabalhadores, e aqueles que demonstravam preocupação com a execução das tarefas realizadas pelos funcionários. E como conclusão dos estudos de Michigan teve como resultado que os lideres com maior preocupação na produção teria índices mais baixos de produtividade e satisfação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais