Buscar

PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Introdução: 
O presente trabalho visa explicar o que é o tão conhecido direito de propriedade industrial e como está regulado. Focando conceituar de forma simples mostrando quais são os bens protegidos pelo direito de propriedade.
Desenvolvimento: 
	O que é e como conceituar? 
Quando falamos em propriedade intelectual, devemos lembrar que esta é gênero, que tem como espécies a propriedade industrial do direito empresarial, a qual protege a técnica e cujo registro é constitutivo da proteção e os direitos autorais do direito civil, os quais protegem a obra em si e cujo registro é declaratório.
A finalidade da lei, portanto, é a de garantir a exclusividade da exploração da propriedade industrial, possibilitando ao inventor produzir a invenção sozinho, garantindo alta produtividade, ou licenciar o uso, permitindo que outras empresas o produzam. Através da licença de uso o inventor garante o recebimento de uma remuneração, chamada de royalties.
	Como está regulado?
Os direitos de propriedade industrial no Brasil, patentes, desenho industrial e marcas são regulados pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 (Lei da Propriedade Industrial). O Brasil é signatário da Convenção de Paris (Revisão de Estocolmo), do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT) e do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS).
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI é o órgão governamental encarregado dos direitos de propriedade industrial e do exame formal dos pedidos de registro de marca, e expedição de cartas-patentes e averbação de contrato de licenciamento de direitos de propriedade industrial.
Quais os bens protegidos ou registrados?
Os bens protegidos ou registrados pela Lei de Propriedade Industrial, classificados como:
As Invenções são tudo que se inventa, que se cria, que pode ser explorado economicamente. Lembrando que o bem deve atender a quatro requisitos previstos na lei: a novidade, a atividade inventiva, a aplicação industrial e o não impedimento. Os resultados da atividade inventiva em todos os domínios tecnológicos podem ser protegidos, a título temporário, através de:
Patentes e Modelos de Utilidade: direitos sobre uma invenção com carácter industrial, e com uma nova funcionalidade e utilidade para o caso dos Modelos de Utilidade
Certificados Complementares de Proteção (CCP): permite prolongar a proteção de um produto que é protegido por uma patente de base.
Topografias de Produtos Semicondutores: o conjunto de imagens relacionadas, quer fixas, quer codificadas, que representam a disposição tridimensional das camadas de que o produto se compõe, em que cada imagem possua a disposição, ou parte da disposição, de uma superfície do mesmo produto, em qualquer fase do seu fabrico.
Os Sinais:
Um elemento gráfico, como uma figura ou uma palavra, que sirva para identificar no mercado produtos ou serviços, estabelecimentos ou entidades pode ser protegido através de:
Marcas: é o sinal distintivo, visualmente perceptível, não compreendido nas proibições legais.
Logótipos: direito sobre um sinal ou elemento identificativo da empresa 
Recompensas: direito à colocação de uma distinção baseada na qualidade dos produtos
 Denominações de Origem e Indicações Geográficas: informações específicas quanto às características de certos produtos
O Design:
A aparência ou o design de um objeto, a configuração estética resultante da atividade criativa das empresas e dos designers, pode ser protegido através de:
 Desenhos ou Modelos: direitos sobre desenhos aplicados em produtos e direitos sobre as formas de produtos respectivamente.
Conclusão:
Podemos concluir com o respectivo trabalho que o direito da propriedade industrial é um direito que está relacionado com o exercício da atividade empresarial, aprendemos também que não é um direito sobre uma propriedade, nem é exclusivamente destinado à indústria enquanto atividade transformadora.
Portanto se trata de um direito que dispõem de um conjunto de regras jurídicas que disciplinam o desenvolvimento da atividade das empresas, no que concerne aos seus produtos e serviços e também ao seu posicionamento face aos outros concorrentes no mercado.
Fontes:
http://www.flmolina.uevora.pt/gapi/apresentacao.php
http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=214
http://www.pugliesegomes.com.br/?p=article&id=167

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais