Buscar

Exercícios de direito privado e LINDB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
1) Que matérias são reguladas pelo Código Civil (CC)?
2) (CESPE/UnB – TRE/BA – Analista Judiciário – 2010) 
Considerando a Lei de Introdução ao Código Civil (Decreto-Lei n° 4.657/1942) e a vigência das leis no tempo e no espaço, julgue os itens a seguir.
a) A LICC foi revogada pelo Código Civil de 2002.
b) A lei anterior, expressamente revogada pela edição de nova lei, tem sua vigência automaticamente restaurada em caso de revogação da lei que a revogou.
3) (CESPE/UnB – Ministério Público/RO – 2010) Julgue o item a seguir:
a) A Lei de Introdução ao Código Civil (LICC) foi criada originariamente mediante lei ordinária.
4) (CESPE/UnB – TRT/ES – Técnico Judiciário – 2009) 
A respeito da vigência e aplicação das normas jurídicas, julgue os itens a seguir.
a) Com a publicação, ocorre a executoriedade da lei.
b) Caso o juiz não encontre nenhuma norma aplicável a determinado caso concreto, deverá proceder à integração normativa.
5) (CESPE/UnB – TJ/ES – Analista Judiciário – 2011) O magistrado, deparando-se com a ausência de norma aplicável ao caso concreto que esteja julgando, deve suspender o julgamento e solicitar ao Poder Legislativo a edição de lei sobre a matéria.
6) (CESPE/UnB – Analista Judiciário do STM/2011) No que se refere à Lei de Introdução ao Código Civil, julgue o item a seguir.
a) Havendo lacuna no sistema normativo, o juiz não poderá abster-se de julgar. Nesse caso, para preenchimento dessa lacuna, o juiz deve valer-se, em primeiro lugar, da analogia; persistindo a lacuna, serão aplicados os costumes e, por fim, os princípios gerais do direito.
7) (CESPE/UnB – TRT/21ª – Analista Judiciário – 2011) Com base na Lei de Introdução ao Código Civil, julgue os itens que se seguem.
a) Quando determinada lei, antes mesmo de entrar em vigor, tem seu texto corrigido, por meio de nova publicação oficial, considera-se que o prazo de vacatio legis começará a correr a partir da primeira publicação.
b) Diante de uma omissão legislativa, o juiz deve decidir o caso de acordo com a analogia, a equidade e os princípios gerais de direito, no entanto, ante a lacuna de lei, é dada ao magistrado a faculdade de se eximir do julgamento da lide.
8 (CESPE/UnB – Ministério Público/AM – 2007) Em relação à Lei de Introdução do Código Civil, julgue os itens a seguir.
a) Para a contagem do prazo de vacatio legis de uma lei, ou seja, o intervalo entre a data de sua publicação e a sua entrada em vigor, exclui-se o dia da publicação e inclui-se o do vencimento. Além disso, se, após iniciado o transcurso da vacatio legis, ocorrer publicação de norma corretiva do texto original da lei, o prazo da obrigatoriedade começa a fluir da nova publicação.
b) Se a lei for omissa no que diz respeito à matéria tratada no pedido do autor o Juiz deverá decidir por analogia e com equidade, valendo-se da doutrina e da jurisprudência dominantes sobre o tema.
	9) (CESPE – Tribunal de Contas da União – 2007) – A lei
	
a) começa a vigorar em todo o país trinta dias depois de oficialmente publicada, salvo se ela dispuser de outra forma.
b) nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.
c) revogada se restaura se a lei revogadora perder sua vigência. 
d) possui vigência temporária no curso da “vacatio legis”.
e) não pode ter seu desconhecimento como alegação para escusa de seu descumprimento.
10) (CESPE/BACEN – 2007) Julgue os itens seguintes:
a) Em regra tem efeito repristinatório, imediato e automático, a lei revogadora de uma outra lei revogadora.
b) O princípio cardeal para se saber se uma lei foi ou não tacitamente revogada é o da incompatibilidade.
c) A analogia é uma das técnicas empregadas para a interpretação das leis.
d) Salvo disposição em contrário, a lei começa a vigorar em todo País 45 dias após sua promulgação.
11 (CESPE/UnB – TJ/ES – Analista Judiciário – 201) De acordo com a LICC, a lei entra em vigor na data de sua publicação. Portanto, durante o prazo de vacatio legis (vacância), a lei estará plenamente em vigor.
12) (CESPE/UnB – TJ/PB – Juiz de Direito – 2011) Como, em regra, a lei vigora até que outra a modifique ou revogue, lei nova que estabeleça disposições especiais a par das já existentes revoga ou modifica a lei anterior.
13) (CESPE/UnB – Defensor Público/ES – 2009) O direito brasileiro não aceita o efeito repristinatório da lei revogada.
14) (CESPE/UnB – INSS – Analista do Seguro Social com Formação em Direito – 2008) “Uma norma jurídica tem três momentos, que dizem respeito à determinação do início de sua vigência, à continuidade de sua vigência e à cessação de sua vigência. Além disso, a norma contém em si uma carga de generalidade, referindo-se a casos indefinidos, o que implica seu afastamento da realidade, fazendo surgir uma oposição entre normas jurídicas e fatos” (Maria Helena Diniz. Curso de direito civil brasileiro, vol. I, 24a ed. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 58 - com adaptações). Tendo as ideias do texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos à analogia, interpretação e aplicação da lei no tempo e no espaço.
a) As leis, em sentido amplo, nascem com a promulgação.
b) A obrigatoriedade imposta por uma norma jurídica sempre se inicia na data da sua publicação.
c) No que concerne à obrigatoriedade da norma brasileira no exterior, faltando estipulação legal do prazo de entrada em vigor, tal prazo é de três meses depois de a norma ser oficialmente publicada.
d) Derrogação é a supressão total da norma jurídica anterior.
e) A analogia, que é um dos instrumentos de integração da norma jurídica, consiste na prática uniforme, constante, pública e geral de determinado ato com a convicção de sua necessidade jurídica.
f) Com a finalidade de resolver e evitar os conflitos que surgem da nova lei em confronto com a lei antiga, o legislador pode acrescentar, no próprio texto normativo, as disposições que têm vigência temporária.
15) Significa a adequação da lei ao ordenamento jurídico: 
a) validade da norma jurídica
b) eficácia da norma jurídica.
c) eficiência da norma jurídica.
d) existência da norma jurídica. 
16) O QUE É VACATION LEGIS?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes