Buscar

Aula 10 Reações de caracterização de óleos e gorduras saturados e insturados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS SATURADOS E INSATURADOS
Acadêmicos: Daíse Miranda Ávila			RA: 94364
		 Lucas Folin Pereira		 	RA: 95183
		 Paula Cristina Perin			RA: 92862	
Docente: Armando Pomini
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Turma: 003
Curso: Química Bacharelado
Maringá
13 de julho de 2016
INTRODUÇÃO
1.1 Óleo de Soja
O óleo de soja é o produto obtido por meio da prensagem mecânica e/ou extração por solvente, dos grãos de soja. É um óleo rico em ômega 3, ômega 6 e vitamina E. 
Em sua composição também consta gordura poli-insaturada, a qual é capaz de, principalmente, auxiliar no processo antiinflamatório, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e regular os níveis de colesterol total, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). [1]
O óleo de soja é muito utilizado por ser acessível a todos e por ser capaz de não perder seus benefícios à saúde ao ser aquecido a temperaturas menores 180ºC.
1.1.1 Produção do óleo de soja
Para a produção do óleo de soja, primeiramente, é obtido o óleo bruto por meio de algumas etapas, as quais estão mostradas no fluxograma abaixo.
Figura 1 – Fluxograma da produção de óleo de soja bruto.
Após estes processos, o óleo bruto pode passar por diferentes processos de clarificação e refinação para eliminar impurezas. O produto final é chamado de óleo virgem, o qual deve estar sem a presença de partículas sólidas e corpos estranhos. [2]
1.2 Óleo de girassol
O óleo de girassol é extraído da semente de girassol e é utilizado como fonte de alimento e como biocombustível. É um olho rico em vitamina E, que auxilia no combate ao envelhecimento, no funcionamento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares. Também contém ômega 6 e ômega 9, mas em pequenas quantidades. [3]
Além disso, o óleo de girassol é capaz de ajudar na formação de hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo, combater problemas degenerativos, e ajudar a controlar o colesterol no sangue. [3]
1.2.1 Produção do óleo de girassol
De maneira geral, o óleo de girassol pode ser extraído artesanalmente, em que o óleo é obtido pela prensagem contínuas dos grãos da planta, seguindo para uma etapa de filtração ou de decantação com o objetivo de separar resíduos; ou em escala industrial, em que óleo será prensado e, em seguida, passará por extratores para que seja feita a extração por solvente. [4]
1.3 Óleo de canola
O óleo de canola provém da colza, um vegetal barato, fácil de crescer e resistente a insetos. É um óleo rico em vitamina E e ajuda a regular o intestino, previne doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e algumas doenças crônicas. Seu consumo, de forma moderada, contribui para o regulamento do colesterol total dentro dos níveis normais e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL). [5]
1.4 Óleo de milho
O óleo de milho é um óleo vegetal de cor amarelo claro, com odor e sabor suave, extraído a partir da prensagem de grãos de milho. Ele é rico em vitaminas E, vitaminas A e gorduras poliinsaturada e monoinsaturada, sendo capaz de auxiliar no combate de problemas cardiovasculares, na proteção contra problemas de visão e na melhoria do sistema imunológico e dos níveis de colesterol. [6] 
1.4.1 Produção do óleo de milho
O óleo de milho é um dos mais utilizados na indústria, pois tem sabor neutro, sendo, portanto, versátil na preparação dos alimentos. Como não interfere no sabor dos alimentos, pode ser usado para refogar, fritar e temperar. Pode também entrar no preparo de pães e bolos para deixar essas massas mais úmidas e macias. [7]
Pesquisas apontam que, no Brasil, há pouco interesse das indústrias sobre a extração do óleo de milho, apesar de ser interessante para saúde do consumidor, devido ao seu teor oleico, que pode variar entre 3 e 6 %. [7]
1.5 Composição química dos óleos
Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água de origem animal ou vegetal, formados predominantemente por ésteres de triacilgliceróis, produtos resultantes da esterificação entre o glicerol e ácidos graxos.
Ácido graxo insaturado (só com uma dupla) chamado de oleico
Ácido graxo insaturado (com três duplas) chamado de linolênico
Ácido graxo insaturado (só com duas duplas) chamado de linoleico
1.6 Mecanismo da reação de adição de iodo à insaturação
Figura 2 – Mecanismo da reação de adição de iodo à insaturação.
PROPRIEDADES FÍSICAS E TOXICIDADES
Tetracloreto de carbono [1]
Figura 2.1 – Forma estrutural do tetracloreto de carbono
Aparência: Líquido incolor;
Fórmula Química: CCl4;
Massa Molar: 153,82 g/mol;
Densidade: 1.5842 g/mL, líquido;
Ponto de fusão (PF): -22,92 ºC;
Ponto de ebulição (PE): 76,72 ºC;
Solubilidade em água: 0,8 g/L (25 ºC)
Riscos associados: Danoso se for engolido, inalado ou absorvido pela pele. Causa irritação da pele, olhos e trato respiratório. Pode afetar o sistema nervoso central, pulmões, fígado e rins.
Iodo [2]
Figura 2 – Forma estrutural do Iodo
Aparência: Preto – violeta;
Fórmula Química: I2
Massa Molar: 253,80 g/mol;
Densidade: 4,93 ??? (25 ºC)
Ponto de fusão (PF): 113,6 ºC
Ponto de ebulição (PE): 185,24 ºC
Solubilidade em água: 340 mg/L (20 ºC)
Riscos associados: Apresenta perigos para a saúde.
OBJETIVOS
O objetivo deste experimento foi observar qual óleo (canola, girassol, milho e soja) possui maior instauração, por meio da descoloração da solução de iodo.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiramente etiquetou-se quatro tubos de ensaio limpos e secos com o nome dos óleos (soja, milho, girassol e canola). 
Adicionou-se então 2 mL de cada óleo. Em seguida, acrescentou-se a cada um dos tubos 1 mL de solução de I2 1% em CCl4 e agitou-se para homogeneizar a mistura.
Os tubos foram dispostos dentro de um béquer contendo água, que foi aquecido em banho maria. Registrou-se o tempo em que as soluções descoraram.
RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Na caracterização dos óleos foi possível perceber uma variação na coloração das amostras (soja, milho, girassol e canola) nos tubos de ensaio, sendo que inicialmente as misturas (óleo e iodo) apresentaram-se marrons (Anexo B) e com o aquecimento foram ficando mais claras e com colorações próximas do incolor. Esta mudança de cor ocorre devido à reação do iodo, I2, com as insaturações presentes nas longas cadeias carbônicas existentes nos óleos. Deste modo, pode-se afirmar que quanto mais insaturações um ácido graxo apresentar, mais rápida será a reação. 
Analisando as estruturas químicas dos principais ácidos graxos presentes nos óleos, é possível dizer que a reação de iodação ocorre mais rapidamente com o ácido linolênico, e mais devagar com o ácido oleico.
A Tabela 2 nos mostra a sequência, em ordem decrescente, dos óleos que reagiram mais rapidamente com o iodo, dos grupos A, B, C e D.
Tabela 2 – Comparação das velocidades das reações entre os diferentes óleos com o iodo.
	
	Óleos
	Grupos
	Soja
	Milho
	Girassol
	Canola
	A
	1
	2
	3
	4
	B
	1
	2
	3
	4
	C
	1
	2
	3
	4
	D
	1
	4
	3
	2
Fazendo uma média dos valores disponíveis na tabela é possível perceber que o óleo que reagiu mais rapidamente com o iodo foi o óleo de soja, seguido do milho, girassol e canola. Desta forma, pode-se afirmar que o óleo de soja possui uma maior concentração de ácido linolênico e o óleo de canola possui uma maior concentração de ácido oleico. Portanto o óleo de soja possui uma maior quantidade de insaturações, seguido do óleo de milho, óleo de girassol e óleo de canola, sendo este último o que possui menos insaturações.
CONCLUSÃO
Depois de realizado o experimento, foi possível concluir que o óleo que possui mais instauração é o de soja, seguido pelos óleos de milho, girassol e canola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Óleo de soja: Ele possui benefícios? Saiba como usá lo! Disponível em: <http://oleosparatudo.com/oleo-de-soja/>.
Acessado em 11/07/2016.
[2] Óleo. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/alimentus/objetos-de-aprendizagem/soja/oleo-e-lecitina>. Acessado em 11/07/2016.
[3] Benefícios do óleo de girassol. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/beneficios-do-oleo-de-girassol/>. Acessado em 11/07/2016.
[4] Girassol. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fj1om7kf02wyiv802hvm3jaupb6fn.html>. Acessado em 11/07/2016.
[5] Óleo de soja, girassol, canola e milho. Disponível em: < http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/oleo-de-soja-girassol-canola-e-milho-qual-escolher-1929.html>. Acessado em 11/07/2016.
[6] Óleo de milho: Quais são os benefícios? Ele é mais saudável? Disponível em: <http://oleosparatudo.com/oleo-de-milho/>. Acessado em 11/07/2016.
[7] Óleo de milho. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeoNsAK/oleo-milho>. Acessado em 11/07/2016.
[8] Gorduras em laticínios, ovos, margarinas e óleos: implicações para a aterosclerose. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2010001100009>. Acessado em 12/07/2016.
[9] Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetracloreto_de_carbono>. Acessado em 09/07/2016.
[10] Disponível em: <gestis-en.itrust.de/>. Acessado em 09/07/2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais