Buscar

introdução ao Direito Internacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vanusa 
Reintegração de Posse. 
Conceito: 
Vejamos as sábias palavras de Luís Guilherme Marinoni e Daniel Mitidieiro (2013, p. 865):
[...] A posse exterioriza-se pelo exercício do poder sobre a coisa. Porém a visibilidade de que a pessoa está em contato com a coisa não é suficiente para caracterizar a situação jurídica do possuidor. A qualificação de um fato como posse depende da investigação da sua origem e do título em que se diz fundada. Verificando-se a origem, é possível distinguir possuidor do detentor. Quem cultiva uma área, mas na qualidade de empregado não merece tutela possessória.
Jurisprudência: 
(TJ-MG - AC: 10515100027538002 MG, Relator: Eduardo Andrade, Data de Julgamento: 23/06/2014, Câmaras Cíveis / 1ª CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 06/08/2014).
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE - BEM PÚBLICO - OCUPAÇÃO PRECÁRIA - MERA DETENÇÃO - INVIABILIDADE DA PROTEÇÃO POSSESSÓRIA - INDENIZAÇÃO - DESCABIMENTO - PEDIDO JULGADO IMPROCEDENTE - RECURSO DESPROVIDO.
Resumo: Nos termos da jurisprudência do colendo Superior Tribunal de Justiça, a ocupação de bem público configura ato de mera detenção decorrente da tolerância ou permissão do Poder Público, o que inviabiliza a proteção possessória contra o ente estatal. - Sendo o bem público insuscetível de apossamento, não se há falar em indenização pelas benfeitorias edificadas no imóvel ocupado de forma precária, notadamente diante da ausência de mera tolerância, de concessão, permissão ou autorização de uso, em observância ao princípio da supremacia do interesse público sobre o particular. - Pedido inicial julgado improcedente. Apelação desprovida.
Manutenção de Posse
Conceito: 
Significa que alguém quer alguma coisa de volta. Um imóvel que estava locado, ou um terreno que foi invadido. É a maneira de ter o bem de volta. Juridicamente ingressa-se com ação de Reintegração de posse.
Jurisprudência: 
TJ-RS - Agravo de Instrumento AI 70061221446 RS (TJ-RS)
Data de publicação: 11/09/2014
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. LOCAÇÃO. AÇÃO ANULATÓRIA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO CUMULADA COM PEDIDO LIMINAR DE MANUTENÇÃO DE POSSE. PEDIDO LIMINAR INDEFERIDO. MANUTENÇÃO DA DECISÃO AGRAVADA. Diante da sentença proferida nos autos da ação de despejo, somada à inexistência de efeito suspensivo no que tange ao recurso de apelação interposto, correta a decisão que indeferiu o pedido liminar de manutenção de posse. REQUISITOS ARTIGO 273, DO CPC. NÃO COMPROVADOS. NEGADO SEGUIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO, DE PLANO. (Agravo de Instrumento Nº 70061221446, Décima Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ana Beatriz Iser, Julgado em 08/09/2014)
Resumo: 
Trata-se de agravo de instrumento interposto por Erenilda Ventura Machado – ME, contra a decisão interlocutória da fl. 152, deste recurso, que indeferiu o pedido liminar de manutenção de posse da recorrente no imóvel objeto de discussão nos autos da ação anulatória de contrato de locação, ajuizada contra a parte ora recorrida.
Interdito proibitório 
Conceito: 
Trata-se de mecanismo processual de defesa da posse. De acordo com o artigo 932, do Código de Processo Civil,  "o possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poderá impetrar ao juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante mandado proibitório, em que se comine ao réu determinada pena pecuniária, caso transgrida o preceito". Tal ação possessória visa proteger preventivamente a posse que está sofrendo ameaça de ser molestada ou sob iminência de sofrê-la. São pressupostos para essa ação: que o autor esteja na posse do bem, que haja a ameaça de turbação ou esbulho por parte do réu e que haja o justo receio de que tal ameaça se configure.
Jurisprudência; 
TJ-SP - Apelação APL 9142500242009826 SP 9142500-24.2009.8.26.0000 (TJ-SP)
Data de publicação: 23/02/2012
Ementa: POSSESSÓRIA Bem imóvel Dação do imóvel em pagamento pela aquisição de cotas sociais pertencentes ao autor Superveniente ação de rescisão contratual ajuizada pelo ora corréu julgada extinta por abandono da causa, com trânsito em julgado Presunção de concordância do réu quanto à manutenção do contrato e produção de seus efeitos Cotas sociais não transferidas ao corréu e sim a pessoas por ele indicadas Fato sequer mencionado na ação declaratória como fundamento para rescisão do mascarado ?contrato de venda e bens móveis e imóveis? Inaplicabilidade do princípio da exceção do contrato não cumprido ao caso concreto Improcedência do pedido de manutenção de posse formulado pelo corréu Interditoproibitório procedente Apelação provida para esse fim Dispositivo: recurso provido
Resumo: 
Superveniente ação de rescisão contratual ajuizada pelo ora corréu julgada extinta por abandono da causa, com trânsito em julgado Presunção de concordância do réu quanto à manutenção do contrato e produção de seus efeitos Cotas sociais não transferidas ao corréu e sim a pessoas por ele indicadas Fato sequer mencionado na ação declaratória como fundamento para rescisão do mascarado “contrato de venda e bens móveis e imóveis” Inaplicabilidade do princípio da exceção do contrato não cumprido ao caso concreto
Improcedência do pedido de manutenção de posse formulado pelo corréu Interdito proibitório procedente Apelação provida para esse fim
Nunciação de Obra nova
Conceito: A ação de nunciação de obra nova é aquela, de rito especial, prevista nos artigos 930 a 940 do Código de Processo Civil.
È remédio processual utilizado pelo proprietário ou possuidor de determinado imóvel para impedir que a realização de obra nova em imóvel vizinho lhe cause prejuízo a sua propriedade, aos fins a que é destinada ou as suas servidões.
Jurisprudência: 
TJ-RS - Apelação Cível AC 70064206055 RS (TJ-RS)
Data de publicação: 19/08/2015
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA. DIREITO DE VIZINHANÇA. AÇÃO DE NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA. PRELIMINAR. PERDA DE OBJETO. A ação de nunciação de obra nova não perde objeto por eventual procedimento ou embargo administrativo. - Circunstância dos autos em que se impõe afastar a argüição de perda de objeto. NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA. CONSTRUÇÃO EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL. FINALIDADE DIVERSA. A açãode nunciação de obra nova é assegurada ao proprietário ou possuidor a fim de impedir que a edificação de obra nova lhe prejudique o prédio, suas servidões ou fins a que é destinado, como previsto no art. 934 do CPC. - Circunstâncias dos autos em que se impõe impedir a construção de prédio comercial em condomínio residencial. RECURSO DESPROVIDO. (Apelação Cível Nº 70064206055, Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: João Moreno Pomar, Julgado em 13/08/2015).
 
Resumo: 
A ação de nunciação de obra nova não perde objeto por eventual procedimento ou embargo administrativo.
- Circunstância dos autos em que se impõe afastar a argüição de perda de objeto. NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA. CONSTRUÇÃO EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL. FINALIDADE DIVERSA. A ação de nunciação de obra nova é assegurada ao proprietário ou possuidor a fim de impedir que a edificação de obra nova lhe prejudique o prédio, suas servidões ou fins a que é destinado, como previsto no art. 934 do CPC.
Ação de Dano infecto. 
Conceito: Essa ação tem por objetivo proteger o proprietário ou possuidor de um determinado imóvel que esteja ameaçado de sofrer prejuízos pela realização de obras ou ruína de imóvel vizinho.
 
Assim, nessa ação, o autor poderá pedir a demolição ou reparação do imóvel, de forma a evitar a ocorrência do fato.
 
Essa ação tem por base o justo receio, ou seja, a real possibilidade da obra ou ruína causar prejuízo na propriedade de determinado proprietário ou possuidor.
Jurisprudência: 
TJ-SP - Agravo de Instrumento AI 1926924620118260000 SP 0192692-46.2011.8.26.0000 (TJ-SP)
Data de publicação: 05/12/2011
Ementa: DIREITO DE VIZINHANÇA AÇÃO DE DANO INFECTO TUTELA ANTECIPADA PRESENÇA DOS REQUISITOS AUTORIZADORES DA CONCESSÃO DA MEDIDA - RECURSO IMPROVIDO. Presentes os requisitos do artigo 273, do Código do Processo Civil,
cabível a concessão da antecipação da tutela, ainda que como providência de caráter liminar.
Encontrado em: 35ª Câmara de Direito Privado 05/12/2011 - 5/12/2011 Agravo de Instrumento AI 1926924620118260000
 
Resumo: 
DIREITO DE VIZINHANÇA AÇÃO DE DANO INFECTO TUTELA ANTECIPADA PRESENÇA DOS REQUISITOS AUTORIZADORES DA CONCESSÃO DA MEDIDA - RECURSO IMPROVIDO.
Presentes os requisitos do artigo 273, do Código do Processo Civil, cabível a concessão da antecipação da tutela, ainda que como providência de caráter liminar.
Ação de imissão na posse 
Conceito: 
A ação de imissão de posse pode ser conceituada, inicialmente, como o meio processual cabível para conferir posse a quem ainda não a tem, ou, nas palavras do professor Ovídio Baptista, como a ação que visa a proteger "o direito a adquirir uma posse que ainda não desfrutamos"
Jurisprudência: 
STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL AgRg no REsp 1446765 PR 2014/0076392-4 (STJ)
Data de publicação: 24/06/2014
Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. AÇÃO DE IMISSÃO NA POSSE DE IMÓVEL. INDEFERIMENTO DA LIMINAR EM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. OMISSÃO E AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO DO ACÓRDÃO RECORRIDO. INEXISTÊNCIA. ANÁLISE DO MÉRITO DA DEMANDA EM RECURSO ESPECIAL. IMPOSSIBILIDADE. REEXAME DE FATOS E PROVAS. SÚMULA 7/STJ. 1.- Os Embargos de Declaração são corretamente rejeitados se não há omissão, contradição ou obscuridade no Acórdão recorrido, tendo sido a lide dirimida com a devida e suficiente fundamentação. 2.- Em Recurso Especial contra Acórdão que nega ou concede medida cautelar ou antecipação da tutela, as questões federais suscetíveis de exame são as relacionadas com as normas que disciplinam os requisitos ou o regime da tutela de urgência. Não é apropriado invocar desde logo ofensa às disposições normativas relacionadas com o próprio mérito da demanda. (REsp 896.249/RS, Rel. Min. TEORI ALBINO ZAVASCKI, DJ 13.09.2007). 3.- Por outro lado, a discussão quanto à existência dos requisitos para a concessão de tutela antecipada, visando à imissão na posse do imóvel, demandaria o reexame de matéria fática, circunstância obstada pela Súmula 7 deste Tribunal. 4.- Agravo Regimental improvido.
Resumo: 
AGRAVO REGIMENTAL. AÇÃO DE IMISSÃO NA POSSE DE IMÓVEL. INDEFERIMENTO DA LIMINAR EM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. OMISSÃO E AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO DO ACÓRDÃO RECORRIDO. INEXISTÊNCIA. ANÁLISE DO MÉRITO DA DEMANDA EM RECURSO ESPECIAL. IMPOSSIBILIDADE. REEXAME DE FATOS E PROVAS. SÚMULA 7/STJ.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais