Buscar

semana 2 dieito civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESPOSTA DOS CASOS CONCRETOS SEMANA 2
R: Não, caso Mariza fosse natimorto, ai sim seria titular de potencial sucessão, porém ainda sim seria titular de direito subjetivo.
QUESTÃO OBJETIVA
R: Jose poderá ser emancipado via instrumento publico, sendo desnecessária a homologação judicial.
RESPOSTA CASOS CONCRETOS SEMANA 3
R: Não, evidencia-se o domicilio previsto nos arts. 70 e 72. Serão considerados domicílios todos eles cada um para as relações que lhe corresponderem.
R: Não, pois o médico trabalha na universidade rural (publica), e os filhos do médico, por serem incapazes também tem domicilio necessário na forma do artigo 76. Parágrafo único.
QUESTÃO OBJETIVA
R: letra D – Deferido, já que, embora imutável a princípio o registro civil quanto a esses aspectos, as circunstancias ensejam uma proteção a dignidade da pessoa humana viabilizando o resguardo desse direito da personalidade.
RESPOSTA CASOS CONCRETOS SEMANA 4
R: Trata-se da comoriência prevista no art. 8º do código civil.
R: Direito das sucessões, pois obedecerá a ordem da vocação hereditária levando em consideração que, entre comorientes, não há transmissão de bens. 
QUESTÃO OBJETIVA
R: letra D – A família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente.
RESPOSTA CASOS CONCRETOS SEMANA 5
R: Roberto não poderá vender um de seus rins ao Flavio, porque a lei estabelece que e permitida a disposição gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do corpo vivo para fins terapêuticos ou para transplantes desde que o ato não represente risco para a integridade ou deformação física e mental e não cause mutilação
R: Formalmente a indisponibilidade e absoluta, pois não podem os seus titulares, dele dispor transmitindo-os, pois nascem e se extinguem com eles, entretanto o direito da personalidade que reside na possibilidade na cessão de uso de alguns desses direitos, ou de licença ou permissão. De acordo com o negócio, a cessão de uso pode, inclusive, ser onerosa (ibidem).
QUESTÃO OBJETIVA
R: letra B – É invedável a vida privada da pessoa natural, e o juiz, a requerimento do interessado, adotara as providencias necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma.
RESPOSTA CASOS CONCRETOS SEMANA 6
R: A desconsideração da personalidade jurídica e uma pratica no direito civil e no direito do consumidor de, em certos casos, desconsiderar a separação patrimonial existente entre o capital de uma empresa e o patrimônio de seus sócios para os efeitos de determinadas obrigações, com a finalidade de evitar sua utilização de forma indevida ou quando este for obstáculo ao ressarcimento de dano causado ao consumidor.
R: Não, tenho em vista que a desconsideração da separação entre o patrimônio da pessoa jurídica e o patrimônio da pessoa jurídica e o patrimônio particular das pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas que a constituíram só e possível por meio de decisão judicial, que como todas as decisões judiciais, devem respeitar o contraditório e a ampla defesa. 
QUESTÃO OBJEIVA
R: letra E – Partidos políticos com representação no congresso nacional são pessoas jurídicas de direito publico interno.
 a vida privada da pessoa natural, e o juiz, a requerimento do interessado, adotara as providencias necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma.
 
 
 
 o registro civil quanto a esses aspectos, as circunstancias ensejam uma proteção a dignidade da pessoa humana viabilizando o resguardo desse direito da personalidade.
R: letra B – José poderá ser emancipado via instrumento público, sendo desnecessária a homologação judicial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais